Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Uma "implosão" de distribuições?


“Nós conhecemos várias distribuições Linux que desapareceram com o tempo, e outras que sobreviveram. Steve Lake, do Raiden's Realm, fez uma pequena análise sobre estes aspectos e compilou suas conclusões.”


Enviado por Renan Birck (renan·dreamΘgmail·com) - referência (janelasquebradas.blogspot.com)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tenchi
Minha opinião:: - Distros que somem rápido são aquelas que não apresentam diferencial algum. São quase sempre uma customização de algo que já existe. às vezes até só a inclusão de alguns pacotes ou um tema diferente;

- Distros que persistem - Slackware! hauah - são aquelas que apresentam algum diferencial - duh. É aquela que você olha e diz: "Esta é a distro tal, e tem as seguintes caracteristicas e tal"; Normalmente tem uma ideologia por trás de seu desenvolvimento. Um exemplo é o Debian, com sua estabilidade, o Slackware com sua simplicidade, etc.

- Distros que persistem mas que eu questiono a ideologia: São aquelas que surgem e se acham revolucionárias por terem auxiliado de forma estrondosa na popularização do (GNU/)Linux. Passam a querer agir de forma independente, se achando um sistema inovador e que ninguém é igual; os outros são velhos, ultrapassados e não servem para nada. Se você não usa ela, só pode ser um trouxa, ou radical-xiita-muçulmano-terrorista. Alguém se habilita a adivinhar do que estou falando? hauah

- Distros que persistem e que tem um ancestral comum, mas que acabam seguindo caminhos diferentes, mas não se unem novamente por razões comerciais. Neste caso posso citar RedHat, que gerou Fedora, Mandrake, Conectiva, Suse, e tantos outros. Algumas se fundem (Mandrake e Conectiva), e outras parecem seguir caminhos opostos. Mas no fundo ainda são muito parecidas.

- Distros que surgem com um conceito diferente, e que são reconhecidas por isso: GoboLinux, Gentoo, a meta-distro LFS, etc.

Enfim... Espero que não tenha ofendido ninguém com o terceiro tópico, mas acredito que muitos aqui concordam com isso. Mas mesmo assim acho esta distro incrível, mas não é nenhum superman.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Laércio
Considero um exercício: Considero um exercício interessante observar a evolução das distribuições Linux.

Até alguns anos atrás, tínhamos apenas três distribuições "clássicas": Slackware, Debian e Red Hat. Quase toda distribuição Linux da época era derivada de uma dessas três.

Hoje, vemos a Gentoo (confesso que, até hoje, não está claro pra mim se Gentoo começou como derivada da Debian ou foi construída "from scratch"), que cresceu rapidamente em popularidade, a ponto de entrar para a lista de distros "clássicas" acima, bem como aquela outra distro, que começou derivada, mas parece que "se emancipou" (a mesma a que o nosso amigo se referiu acima). Também vemos outras iniciativas "diferentes", como a do projeto LFS, do qual a GoboLinux é, a meu ver, o fruto mais conhecido na comunidade.
--
Thomas Edison: o verdadeiro gênio da lâmpada.
Comentário de John Doe
> Enfim... Espero que não: > Enfim... Espero que não tenha ofendido ninguém com
> o terceiro tópico, mas acredito que muitos aqui concordam
> com isso. Mas mesmo assim acho esta distro incrível, mas
> não é nenhum superman.

É impressionante como tem gente que gasta tempo escrevendo
besteira.
Comentário de Bruno Laturner
Gentoo: Gentoo não tem nada em comum com o Debian, exceto que também é uma distro comunitária, construída do zero.

Na verdade está mais para meta-distro, onde você constrói a sua própria distro com os blocos que o Gentoo provê na árvore do Portage.
Comentário de mrgam
Re: Ao topico: Ai veio a que distro se refere qndo mensiona, "Se você não usa ela, só pode ser um trouxa, ou radical-xiita-muçulmano-terrorista. Alguém se habilita a adivinhar do que estou falando? hauah"
sou novo em linux e sou fascinado por estas discursoes pra entender o processo como um todo, e a curiosidade foi grande ao ver sua explanação!!!
se nuam quer dar credito ao caras pode mandar a resposta por email mesmo, abraços parabens pela contribuição!!
Comentário de tenchi
O mundo pós destruição nuclear. Sobreviventes: as baratas...: ... Chuck Norris e é claro, o Slackware. ;-)

Amigo, não leve a vida tão à serio. Posso te dizer por experiência própria que isso trás conseqüências nada legais para sua vida.

Mas....

O que eu quis dizer é que muitos usuários de tal distro - posso falar, ou já sabem - determinaram ela como sendo o ápice do Linux moderno. Tudo que existiu antes não importa. Ela simplesmente não trava; tem um sistema de verificação de dependências perfeito; não precisa de mais ninguém. Ela existe por si própria.

Digo isso por já ter visto usuários assim. Aí esses dias estava comentando sobre o slackware, e o cara: "Putz, não tem checagem de dependências? Então um programa já vem com todas as dependências - etc, etc, etc", e não queria nem ouvir.

Mal sabem porque problemas de dependências no Slackware são mais raros do que em outras distros, pois a fragmentação de um programa é mínima. Uma prova disso é que uma distro baseado no Debian se não tiver uma boa conexão com a internet, não vai ser muito fácil de ser utilizada. O processo de instalação manual praticamente inexiste.
"Mas a automatização é amiga do homem, não?". É. Nunca disse o contrário. O debian - tem um ótimo sistema de instalação de pacotes. Mas tem o problema citado acima. Tem o Fedora também. Se você der um "yum search pacote" ele não consegue executar se não tiver uma conexão com a internet, pois este comando também atualiza a lista de pacotes, a fim de obter esta lista o mais atualizada possível. E isso é excelente. Mas cai no problema da conexão.
"Mas todo mundo tem conexão adsl hoje em dia, então tudo isso que você disse é besteira". Sim, quase todo mundo tem. Mas sempre há aqueles que passam a maior parte do tempo offlines, e não conseguem instalar seus programas de maneira "automágica". Usar um repositório num CD? Sim, funciona. Mas é ligeiramente - muito - complicado para o tal do usuário comum. Alguém já ouviu falar num usuário comum? Ainda mais usuário do Linux? hauah Agora imagine quando na terceria guerra mundial, e a Internet acabar (sim, informações passam por fios subterrâneos e satélites, portanto são vulneráveis) o mundo não tiver como dar um "apt-get dist-update". Neste caso, numa provável hecatombe, somente sobreviverão as baratas, Chuck Norris e o Slackware, é claro. Aó os homens voltarão a ser homens e compilarão seus próprios kernels. ;-)

E então começam a surgir guerrinhas entre as distros. Posso citar dois ataques opostos, de um usuário Ubuntu - putz, falei hauahau - quanto o ataque de um usuário Slackware contra o Ubuntu.

O primeiro: Porque abandonar o Slackware e usar o Ubuntu

O segundo, do site do Hamacker: Sylar na vida real, sim, existem muitos

Aí você entra num fórum do Slackware e vê num tópico um usuário novato que pergunta: "Como faço tal coisa?" E o Slackware-User super-experiente diz: "Procura no google". Aí o usuário iniciante diz: "Mas eu procurei e caí aqui".

Pra você ver. A comunidades de usuários estão cada vez mais afastada umas das outras, tanto por uma achar que sua distro é melhor que as outras - citei somente dois casos -, quanto pela eterna batalha de egos que é o mundo do software livre...

"Aiai, e que deus abençoe a América".

[Off] Queria saber se alguém consegue ler comentários grandes. Eu mesmo não leio.. hauah [/Off]

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de edempoa
Gentoo é uma distribuição: Gentoo é uma distribuição que trouxe novos conceitos para a comunidade, isso sem dúvida.

É uma pena que o site em português pareça estar meio abandonado... :-(
Comentário de Steimntz Machado de Figueiredo
Pow cara ainda bem que você: Pow cara ainda bem que você falou que era o ubuntu essa distro, eu pensei que seria ela mas não tinha certeza pois sou novo no mundo GNU/linux, cara acho que você está certo no que fala e tem muito argumentos bons e coerente, eu mesmo utilizo Ubuntu não sei porque mas uso, o pensamento que eu tive antes de migrar (isso foi a algumas semanas atrás) era que para entrar no mundo GNU/linux deveria começar pelo Ubuntu que seria mais fácil e em seguida ir migrando para outras até chegar a ditros que é considerada a mais perto do UNIX no caso o Slackware.
Ainda não tenho certeza como vai ser para mim migrar novamente, vou instalar agora o fedora e ainda não conheço nenhum programa para Java e C/C++ que eu possa usar nos trabalhos da faculdade. Gostaria de saber com você como você escolheu sua distro e qual as vantagens dela para o meio da web e programação não web.
Gostei muito dos seus comentários .
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004