Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Uma distribuição de Linux para mulheres? Sim, por que não? Não, por favor!

Segundo o Linux.com, as sugestões de que seja criada uma distribuição de Linux voltada especificamente ao público feminino vêm ressurgindo. O site convidou 2 colunistas para escrever a respeito, e obteve 2 respostas completamente opostas.



Em GNU/Linux distro for women? Why not?, a resposta é favorável à idéia: "Se uma distribuição destas for iniciada, será dentro do espírito da comunidade, e pode dar a mais mulheres o background e a confiança para reduzir a diferença entre os gêneros no software livre. (...) Mais importante: espaços especiais para mulheres no software livre ainda são uma necessidade. Se não fossem, não haveria tantos grupos como Debian Women, KDE Women ou LinuxChix. Se eles encorajam mais mulheres a se envolver com o software livre pode ser debatível, mas estes espaços de fato suportam as mulheres já envolvidas na comunidade. (...) As pessoas falam sobre como o software livre é aberto para todos, mas a realidade é vastamente diferente se você é do sexo feminino. Da forma como vejo, o benefício de uma distribuição feminina seria especialmente para as participantes. (...)"


Ela é o Linux - Clique para ver o vídeo


Já em "Linux distro for women? Thanks, but no thanks", a resposta é negativa: "A idéia está flutuando de novo: Vamos fazer uma distribuição de Linux especial para mulheres! Somos mais espertos que isto, não somos? Eu digo: vamos poupar a nós mesmos, e ao mundo, de mais uma distribuição de Linux sem razão de ser e menos do que útil. (...) Assumindo que a relativa escassez de mulheres na indústria de TI é um problema que precisa ser resolvido, criar uma nova distribuição "para meninas" vai ajudar? Eu digo que não. Se queremos ser parte da indústria, por que iríamos querer nos separar e atrair atenção para nossas diferenças? Se queremos dizer que as mulheres têm as mesmas atitudes e tendências que os homens em TI, não faz sentido dizer que queremos ou precisamos do nosso próprio sabor de Linux. (...) Criar uma distribuição de Linux especial como se fosse uma deliciosa surpresa que nós também podemos usar Linux não vai ajudar nossa imagem. Linuxes especiais são para pessoas com pen drives e sensibilidades religiosas. Nós mulheres estamos indo bem, obrigado."

Saiba mais (linux.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Henrique Vicente de Oliveira Pinto
Puro donzelismo, assim como: Puro donzelismo, assim como grupos feministas como Linuxchix e outros fundamentalistas especializados no atraso.
Comentário de sulamita
kill me, kill me now...: Thanks, but no.
Comentário de BrunoAraujo
É um triste retrocesso: Como uma distro diferenciada (voltada) para mulheres pode reduzir a diferença entre os gêneros?
O pessoal tá doido.
Comentário de sulamita
Alias: Reparem que o artigo feito por um homem é que apoia esta idéia, enquanto o artigo escrito pela mulher é contra. Pela minha experiência, esta ideia sempre foi rejeitada por nós. Este problema não se resolve com uma distro com o fundo rosa, mas com mais conscientização e menos pré-conceito.
Comentário de MaxRaven
Tinha lido o artigo: E deixei minhas impressões aqui:
Linux para mulheres?

Achei legal o comentário de um usuário:
"Esse negócio de distribuição Linux para mulheres é uma babaquice sem tamanho. Vão no LinuxChix e vejam os principais motivos pelos quais elas lutam: tratamento igual aos homens. Ora, ficar criando estas “alegorias” de Linux para mulheres no fim das contas é um meio de discriminação…"

Grande Beco hehehe, como eu disse lá, ele revoltou.

http://www.maxraven.info
Comentário de popolony2k
Sem contar que ....: ...fazer uma diferenciação nesse sentido, soa (pelo menos para mim) como preconceito, uma vez que a idéia pode ser traduzida como uma forma de exaltar a superioridade feminina a ponto de precisar de uma distro especial, ou até mesmo inferiorizar o sexo feminino a ponto de necessitar de uma distro especial, o que fere a idéia do SL de disponibilizar tecnologia e conhecimento afim que exista uma difusão do conhecmento e que no final traz uma igualdade entre pessoas e nações.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de terramel
Tem que ver além do que os: Tem que ver além do que os olhos mostram.. Isso seria sim interessante. Não para ficar fazer distro bobinha de fundo rosa e tudo mais, e sim para criar uma comunidade e, quem sabe, fazer as moças que estão iniciando no Linux se sentirem mais seguras e ter algo em comum com as outras moças, uma distro ;P Claro que teriam que ter coisas inovadoras... Talvez pudessem fazer os bookmarks do Firefox já virem com sites que a maioria das mulheres prefiram, configurações dos programas, tudo que for possível para fazê-las se sentirem mais seguras. E entendam que o negócio de uma distro voltada para mulheres não é nem atender a um público feminista e MUITO MENOS atender a um público de moças geek experts em tecnologia e em GNU/Linux. A idéia é atender aquela adolescente que não costuma usar muito computador, aquela mãe de família que usa de vez em quando o PC e talvez ser a primeira distro daquela moça que esta começando a se interessar por tecnologia.

Independente do que muitas podem pensar, uma distro feminina não deve ser algo feito para agradar ideologias de alguns grupos de mulheres e sim para ser uma forma de MARKETING direcionado para um público. Por que agradar apenas homens???? Se a idéia fosse furada, celulares e notebooks rosas não venderiam, da mesma forma como Hello Kitties e Barbies não venderiam ;P

Abraços

do Terrinha

http://terramel.wordpress.com
Comentário de terramel
Tratamento e direitos iguais: Tratamento e direitos iguais é uma coisa.... Produtos iguais é outra ;P

http://terramel.wordpress.com
Comentário de sulamita
Sheena: Eu tenho uma Hello Kitty também, comprei estes dias. Mas Sheena é uma punk rocker :P

Deixando a brincadeira de lado, eu pessoalmente não estou interessada em criar uma distribuição para manter esteriótipos. As idéias do que seria uma distro para mulheres são pavorosas. Claro que a natureza do software livre permite cada um fazer o que bem entender, mas eu ainda iria gastar meu tempo fazendo uma distro metaleira do que instalando fundo da Hello Kitty e mencal.

Mas ok, façam uma pesquisa entre o público alvo, que pelo jeito não sou eu, e digam o que elas acham... dá até medo da geração Sandy e Junior, mas vai ver estou errada... só não contem comigo para desenvolvedora.
Comentário de Elias G. Amaral da Silva
huhushushus é.: huhushushus é.

as mulheres tem um padrão de consumo diferente, fato. existe desodorante feminino, gilete feminina, etc. se vc pensar no OS como mais um produto, faz sentido pensar em variações pra agradar o consumidor, como qq outro produto no mercado.

não quer dizer que uma distro pra mulheres teria apelo o suficiente pra valer a pena investir trabalho nisso. e se a idéia é integrar as mulheres ao resto da comunidade, uma distro diferenciada é um passo pra trás.

eu sou adepto da filosofia de que OS é uma camada invisivel que n devia fazer mta diferença qual é, todos deviam funcionar igualmente bem. que nem televisão. quanto mais genérico os OS forem, melhor. isso está um pouco distante da realidade hj, mas msm assim eu acho que especializar até o nível do sexo é um pouco de exagero =D
Comentário de David Rodrigues
Não há Windows Vista Mulher ou Mac OS X Mulher pois não?: Acho um verdadeiro disparate esta guerra dos sexos em termos de distribuições linux. Não há Vista Mulher ou Tiger Mulher ou Solaris Mulher, pois não? Então acho que a criação de um linux mulher não passaria de um pretexto para alguns pseudo-machistas gozarem com a mulheres. Aliás, conheço bastantes mulheres utilizadoras de linux que dariam uma boa tareia a muitos homens...

David Rodrigues
Sixhat Pirate Parts
Comentário de terramel
Sobre a Hello Kitty, não: Sobre a Hello Kitty, não sei como as moças adoram elas. Isso prova que são mais corajosas do que nós homens. Eu sinceramente morreria de medo de ter uma dessas no meu quarto O.o Talvez por eu ter uma vez lido uma estória doida de que Hello Kitty's são coisas do Demo O.o. Mas sua Sheena ficou bem legal ;) Você comprou ela daquele jeito ou comprou uma normal fez um mod nela? hehehehehehehe! Eu iria fazer ela metaleira ao invés de punk heheheeh. Ou então faria uma Hello Kitty Jedi, quem sabe ;D (ou uma Hello Kitty de alguma raça alienígena que tinha no seriado Babylon 5 - okz, quase ninguém conhece esse seriado).

Sobre o que falei antes, não quis ofendê-la e nem ofender nenhuma outra mulher ou comunidade. Tentei no comentário anterior deixar claro a idéia de fazer uma distro para mulheres não tem nada a ver com esterotipos e sim com marketing e até falei o público alvo (assim como falei que provavelmente as que já tem um bom conhecimento em Linux provavelmente vão preferir usar a distro que já estão acostumadas - a menos que essa "distro feminina" seja muiiiiiiiito boa. Então, é claro, até o Terrinha e outros "machões" por ai com certeza vão começar a usá-la :P). Claro que ao discutir isso não estou tendo uma visão de comunidade e sim uma visão de mercado. Concordo plenamente com você que é a maior besteira é instalar um tema rosa com wallpaper da Hello Kitty e dizer que é para mulheres e isso sim, na minha opinião, é subjugá-las e criar estereotipos (sem contar que provavelmente uma distro assim nunca seria usada e acabaria "morrendo").

Quanto a criar uma distro "metaleira", é outra idéia legal, contanto que, como já foi dito antes, não fosse apenas uma distro X com um fundo e temas diferentes ;) Daria para colocar temas legais, é claro, bookmarks de bandas e sites sobre metal, programas p2p totalmente configuradinhos com tudo certinho, um audacious legalzinho também (ou um daqueles outros softwares de áudio que fazem várias coisas como pegar rádios e podcasts com tudo configurado para pegar podcasts de metal e rádios de metal etc....)

Claro que as vezes depende também do público. Acho que se criassem um Linux "machão" quase nenhum homem usaria. Em compensação, um Linux Emo (Uia, Emobuntu seria legal) provavelmente teria milhares de fãs emos e conseguiria talvez tirar os miguxos que usam Ruindows e M$N heehueahuehuaehuaehu. Linux Otaku talvez conseguiria também muitos fãs se fosse criado. Se fosse baseado em Ubuntu Terrinha usaria... Imagina só, tema com o Goku Super Saiya-Jin no fundo ;)

Bom, melhor eu parar de ficar falando senão acaba virando off-topic igual um dia que mencionei Cavaleiros do Zodiaco hehehehe!

Abraços

http://terramel.wordpress.com
Comentário de terramel
Como falei de produtos, é: Como falei de produtos, é realmente interessante tentar uma coisa dessas, por experiência, óbvio. Daria para ir muito além de mudar temas e por o tal do "mencal" na distro, mas obviamente, não tem muito para fazer. Talvez fizesse mais sucesso nos notebooks do que nos desktops... Quem sabe? Ainda acho legal para fazer uma experiência e, é claro, tentar não agradar as mulheres que já usam Linux, pois elas não precisam de algo assim, mas sim agradar outras mulheres que usam o computador para outros fins que não são os mesmos que o de nós homens e mulheres apaixonados por tecnologia e Liberdade ;)

[OFF-TOPIC]Sobre produtos feitos para mulheres, podem ser as vezes até usado por homens... ehheehehhehehehe! Ontem Terrinha usou a gilete cor-de-rosa que minha namorada compra para depilar a perna. Ela deu uma nova que ela tinha sobrando e terrinha fez a barba. Heheheehhehe. Realmente muito boa. Tem uma espécie de creme que deixa escorregadio para fazer a barba. Pena que só tem 2 lâminas e acabei ficando com a pele irritada. Se tivesse 3 eu juro que só iria comprar daquele produto para fazer a barba. Minha Gillete Mach 3 já deve ter meio ano que uso sem trocar haueheaueahuaehaeuaehueahuea. Não corta mais nada.[OFF-TOPIC]

http://terramel.wordpress.com
Comentário de nemesis
hello, kitty!: agora é tarde! :))

essa lenda urbana de a Hello Kitty ter sido criada através de um pacto com o diabo com uma mãe que tinha uma filha muda (Hello Kitty não tem boca!) é um pé-no-saco! Digo, mais pé-no-saco até mesmo que a própria personagem!

Minha filha adora a "Hello" e a mãe, evangélica, pega tudo que é boneca e caderno e o escambau e desenha bocas por cima! :))

mas tenho que dizer que é estranho aquele DVD do MacDonalds em que os personagens não falam! Só tem um narrador e os bichos só ficam no "hmhm" ou "wowo"... sinistro, hein?! É o diabo rumo ao domínio mundial! M$ e Hello de braços dados! :))

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de sulamita
Boa ideia: Puxa, a Hello Kitty acabou de ficar mais interessante :D e não, não fiz nenhum MOD, ela já veio assim mesmo, de piercing na orelha e meia calça arrastão.

Uma distro com tema da Hello Kitty, Smurfs e som de abertura do "Bring your daughter" ia ficar bom... mais subliminar impossível :)

eu estou com muito tempo livre hoje...
Comentário de Elias G. Amaral da Silva
isso poderia até funcionar,: isso poderia até funcionar, desde que fosse mesmo feito com o objetivo de simplesmente agradar quem esta consumindo. algumas idéias novas, talvez em relação à usabilidade, ou integração com serviços on-line, ou configurações padrão diferenciadas, etc. sabe qual o problema? pra fazer isso bem feito, vc não pode ir advinhando o que faria sucesso, vc tem que ter profissionais de talento nisso e de preferencia ter estatísticas, estudos, etc a respeito. essas coisas são caras, ainda mais pra uma comunidade low-budget como a de software livre :(

se caras que entendem do assunto se interessarem por um projeto desse tipo e resolvessem se voluntariar, ou se alguma grande empresa pingar dólares, poderia sair alguma coisa. e no fim é realmente bom pra todos: no fim as melhorias reais na usabilidade/etc são incorporadas aos produtos 'principais', e as falhas podem ser descartadas. :)

continuo achando, todo o resto igual, que um sistema genérico é superior. quer fazer um ambiente mais agradável à mulheres? desenvolve pro gnome e adiciona coisas que, estatisticamente, as mulheres achariam agradáveis (seja lá o que for). não precisa criar um produto novo, construir uma nova base de usuarios, etc.
Comentário de thiagoaraujos
Desnecessário: Não acredito que isso seja sério, tanto a idéia da distribuição para mulheres quanto a notícia em si. O conteúdo da notícia torna-se uma piada, a própria discussão ao redor disso é uma piada, mesmo que a conclusão seja sensata no limite do possível. Nunca vi uma mulher usando Linux em casa, até porque cá para nós - Linux é um sistema usado por pessoas que conhecem ou querem conhecer computadores sem tanta abstração (isso é um fato que muda um pouco aqui e acolá, por causa de algumas 'iniciativas') - mesmo que já tenha condições de ser adotado até nos desktops, na minha opinião.

Se é para o Linux ser amplamente adotado prefiro que seja naturalmente, sem forçar... é muita inocência achar que uma "distribuição para mulheres" vá fazer alguma coisa para aumentar a adoção por mulheres que "não estão nem aí" para Linux, computadores, e que só desejam olhar o e-mail e postar no fotolog (argh)... mesmo que o Linux seja uma ferramenta adequada para isso. Se alguma delas criasse uma distribuição por diversão e decidisse distribuí-la eu não veria problema algum... ficaria mais uma opção para quem quisesse... não está tudo relacionado a liberdade? Liberdade até mesmo para escolher suas ferramentas. Gosto do software livre não exatamente pela sua filosofia (e nem mesmo sou um pregador), mas porque é um modelo de desenvolvimento que REALMENTE funciona e gera software de qualidade. Prefiro a idéia de um O.S. como uma ferramenta, que deve encaixar nos gostos e necessidades do usuário. Não ligo se meus amigos não usam Linux, e muito menos se as mulheres não usam.
Comentário de Wallacy
Esse tema é complicado, em: Esse tema é complicado, em parte é uma boa proposta. Por que?

Bem, não preciso comentar que simplesmente trocar tema não faz com que a distribuição seja uma distribuição feminina, se os "planos" dos desenvolvedores forem esse, simplesmente é inútil. Porem... porem.. (sempre tem porem).

É fato que "mulheres" e "homens" possuem maneiras diferentes e até opostas de pensar, em relação aos mais diversos temas, isso pode ser considerado fato até mesmo se pensar que um utiliza mais mais o lado direito que o esquerdo, ou que tem mais afinidade pela aréa de humanas que de exatas, que ter um senso critico mais aguçado, ou é mais detalhista... no dia a dia é fácil perceber essas "diferenças".
Muitas coisas no sistemas operacionais vem em um "padrão" masculino, até mesmo por ser feito em grande parte por homens.
Um exemplo..... Digamos que os homens gostem mais de deixar os arquivos que faz download no desktop, tudo lá, jogado, muitos desses homens usariam de justificativa que estando tudo lá jogado é mais fácil para achar o que quer, porem digamos que as mulheres prefiram dentro de uma pasta organizado por ordem alfabética.... só ai é uma mudança de um "padrão" de salvamento que alguns programas poderiam ter.... só um exemplo bobo.... mais já da pra entender a idéia....
Tenho uma amiga, que saca muito de Linux, toda vez que vou usar o pc dela fico perdido e quando ela vai usar o meu também, no pc dela, ela não só mudou a disposição dos ícones do desktop, como muitos menus foram totalmente rearranjados, novos menus foram adicionados por ela, a seleção de programas padrões é totalmente diferente da minha, apesar de ser a mesma distribuição, a seleção de cores é totalmente diferente (acredite ou não a dela apesar de ter muitas cores claras, é até meio macabra), tem muita, muita coisa diferente.... Mais isso só foi possível pois ela entende do assunto....

Na minha universidade já vi umas pequenas pesquisas (pelos alunos) que retratam isso, algo como mulheres preferem coisas assim, homens assado, um prefere botões na esquerda outro na direita, um ícones grandes outros pequenos, atalhos no tray outro em menus de contexto. (não lembro dos resultados, só dei exemplos agora).

Uma coisa é certa, dependendo de como for feito pode ser sim uma boa coisa, mais para ficar bem feito tem que ir muito alem de temas, tem beirar a "maneira feminina" de pensar, organizar, coisas assim... assim como o exemplo de minha colega que trocou muitas coisas em seu sistema de modo que ficasse mais agradável/lógico para ela...
É uma tarefa muito difícil, exige estudos, tempo, não é algo que se faz de uma hora pra outra, nem é algo que se faz só juntando algumas programadoras mulheres, ainda mais que hoje tem muitas mulheres que tem atitudes muito parecidas com as dos homens, talvez até mesmo por falta de opção, já que muitas coisas fazem parte de padrões criados por homens...

Homens e mulheres são diferentes, mais não que dizer que o que serve pra um não serve pra outro, ou que um não tem a capacidade do outro, simplesmente que possuem maneiras diferentes de pensar e ajir, e isso se refletido em uma distribuição é uma coisa boa não só para as mulheres quanto para os homens, que podem muito bem se beneficiar das "idéias" implementadas. É o tal chamado "toque feminino" que muitas empresas também buscam, muitos já devem ter ouvido falar de empresas que tiveram um aumento no lucro após a entrada de chefes mulheres, que com suas idéias inovadoras (no modo masculino de pensar).
E essa distribuição pode ser uma boa considerando o mercado de modo geral, as mulheres são um publico consumista muito maior que os dos homens, costuman trocar as coisas com mais frequencia, (minha namorada mesmo não gosta de usar roupa que comprou a mais de um ano, e eu mesmo uso algumas que tenho a mais de 5 e não pretendo trocar tão cedo) entre outras coisas, e tudo isso pode ser um ponto a se considerar nesse OS, que pode trazer algumas empresas interessadas....

Eu apoio essa iniciativa, desde que não se limite a ficar "brincando" com temas....


-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Elias G. Amaral da Silva
wtf oo: Nunca viu uma mulher usando linux em casa?

Vc deve conhecer poucas pessoas que usam linux, então O.o
Comentário de terramel
Tirou as palavras da minha: Tirou as palavras da minha boca. Especialmente na parte de temas ;P Falou tudo o que eu deveria ter falado mas esqueci heheeheh! Realmente, tem aquele negócio do "toque feminino". Mulheres costumam ser mais organizadas (claro que toda regra tem uma excessão. Aqui em casa eu sou o organizado e minha irmã não tem organização nenhuma heuaheueahuaehea). Claro que o interessante ai é que uma distro dessas não seja feita por homens e sim inteiramente feita por um grupo de mulheres. Alguma comunidade feminina disposta? hehehehe!

http://terramel.wordpress.com
Comentário de terramel
Uia, legal essa Hello Kitty.: Uia, legal essa Hello Kitty. Sabia que essa boneca fazia sucesso, mas não sabia que tinham essas versões heheeheheheh!

http://terramel.wordpress.com
Comentário de terramel
Qualquer coisa funciona se: Qualquer coisa funciona se for bem planejada ;) Sobre os gastos, isso talvez mostre que esse pode ser um trabalho feito por uma empresa como a Canonical... Claro que é ainda mais interessante se for, por exemplo, um trabalho de faculdade, alguma pesquisa, sei lá... :)

http://terramel.wordpress.com
Comentário de MaxRaven
Aqui tem duas.: Aqui em casa tem duas mulheres que usam linux, nenhuma delas sabem a diferença entre distribuições e de informática só sabe o que é o botão power, mouse e teclado, mais nada.
A que usa a mais tempo, vem usando desde o final de 2003 e já até fez uma instalação de um live-cd sem nenhuma ajuda externa (kurumin), detalhe, é uma senhora de 58 anos.
A outra utiliza a menos tempo, tbm não entende nada de informática, contudo usa normalmente e nunca pediu coisa diferente para ela, por isso acho que uma coisa dessas é totalmente desnecessaria.

[]'s

http://www.maxraven.info
Comentário de joaoemanuel1981
Mais uma vez os homem: Mais uma vez os homem querendo subjugar as mulheres, cara que m*!!!
Porque esses senhores b* não vão desenvolver ou fazer outras coisas (daria sugestões, mas não vale a pena comentar aqui), ao invés de ficarem ofendendo as garotas com estupidezes iguais a essa?
Querem mais garotas em TI? Primeiro parem de ser tão b* arrogantes e também parem de brincadeiras de mau gosto como ficar assobiando estupidamente se achando os f*.
Comecem a tratar as garotas com respeito e valorizando a inteligência delas, ao invés de ficar valorizando a bunda e os peitos delas!!!
Comentário de edempoa
Sou contra qualquer: Sou contra qualquer iniciativa que me deixe mais separado das mulheres hahaha

Falando sério, todas as questões apontadas pelo pessoal podem ser resolvidas através da personalização de praticamente qualquer distribuição. Isto sim é algo que falta nas distribuições, uma boa base de documentação sobre personalização feita de forma centralizada.

Eu acho muito ruim para o Linux que cada vez que alguém tiver uma idéia de transformar algo para um propósito mais específico sempre acabe em uma nova distro, sendo que os mesmo projetos poderiam agregar mais valor a distros existentes.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004