A fonte dos recursos financeiros que sustentam os maiores eventos de software livre no Brasil, a destinação dos recursos governamentais neles aplicados e outros aspectos desta contabilidade, juntamente com
diversos outros temas, que incluem a forma como a comunidade é alocada neles, o relacionamento da organização com os grupos de usuários e muito mais, é o tema de um extenso editorial que li hoje no Infomedia.
Não conheço vários dos números mencionados, mas acho que (ainda que não seja obrigação dos organizadores) seria interessante divulgá-los, já que em grande parte se trata de verbas públicas e de dinheiro de inscrições pagas pela própria comunidade.
Particularmente, eu ficaria bastante feliz de saber se os eventos têm fluxo de caixa positivo (o que seria um indicador fortíssimo do potencial econômico da comunidade) ou se tem prejuízo operacional - e neste segundo caso, acho que seria o caso de divulgarmos quem são os donos dos bolsos de onde sai o dinheiro que faz a conta fechar, para que a comunidade possa agradecer adequadamente a seus benfeitores.
Quanto aos demais temas, acredito que há potencial para boas discussões sobre o papel dos representantes da comunidade, do mercado e do governo nos eventos de Software Livre. Veja o texto completo, forme seu ponto de vista, e comente sobre suas opiniões e expectativas sobre as próximas edições de seus eventos favoritos!