“Estranho que não saiu nenhuma nota em português sobre essa notícia que saiu no KernelTrap.Org e no Planet Debian. Um dos membros fundadores do NetBSD, Charles Hannum postou na NetBSD-Users algumas preocupações sobre sobre os rumos do projeto, problemas no kernel e falta de liderança. No post no Planet Debian, madduck propôs uma joint-venture entre o NetBSD e Debian/kNetBSD (esse port está desenvolvimento bem lento comparado como Debian/kFreeBSD), idéia interessante que poderia atrair mais desenvolvedores para o NetBSD. Com o anúncio do fim do OpenDarwin e agora com as considerações levantadas por Charles Hannum, ficam evidentes as possíveis dificuldades de projetos mantidos sem grandes empresas patronas.”
FreeBSD é conhecido por si só: estavel; famosa stack TCP; opensource, mas centralizado; etc etc etc
O NetBSD só tinha o marketing de ser 'multi-hardware'.
Sabemos que o sucesso de um SO nao é só a comunidade... ele precisa estar sendo testado/avaliado constantemente na pratica: COMERCIO.
NetBSD estava mais pra "bricadeira seria" de excelentes geek do que algo "1/2 geek - 1/2 pe-na-realidade" como o FreeBSD (quantas vezes vc troca seus servidores por torradeiras eletricas? (quem lembra?). No maximo vc troca de Intel pra AMD, de Intel pra Sparc... é rarissimo os casos de um processador novo ser incompativel para linux e freeBsd (eu mesmo nunca tive esse problema, ate mesmo pra embarcados!!!!)).
Como usuario de BSD (free), nao quero que ele morra, mas nao vejo situacao que eu diga "hummm.. neste caso vamos implementar NetBSD pq é a melhor opcao". Sabe? Nao vejo uma inovacao nele, como no Free ou no Linux.