Que tal colocar múltiplos trios de teclado, mouse e monitor, independentes entre si, ligados a um mesmo computador com Linux?
Computadores com múltiplos terminais locais já foram bastante comuns, mas esta onda passou com a popularização do modelo de computador pessoal, ainda no começo da década de 80, ou até antes. Entretanto, com o aumento da capacidade de processamento dos computadores pessoais, começam a reaparecer vários projetos de sistemas com múltiplos conjuntos independentes do trio teclado + mouse + monitor, conectados localmente à mesma CPU. Este modelo pode fazer sentido para centrais de acesso à Internet, ambientes de aula de informática básica, cyber cafés e vários outros.
A HP comercializa (mas não no Brasil) uma solução neste estilo baseada em Linux, e por aqui há pelo menos 2 soluções diferentes: uma
desenvolvida na UFPR e a outra
comercializada pela Insigne - ambas baseadas em Linux. Se você quiser montar a sua própria solução com até 6 monitores, a
Linux Gazette ensina como.
E agora um usuário espanhol resolveu desenvolver sua própria solução, baseada em Ubuntu e
fazendo uso de placas de vídeo com 2 saídas independentes, um componente de hardware cada vez mais comum - ao contrário das placas de vídeo PCI usadas nos modelos acima, que ainda não estão extintas mas já passaram há muito tempo de seu apogeu. Pode ser interessante, e o modelo do espanhol é expansível, caso você use múltiplas placas.
A grande maioria à venda nas lojas do RJ são de conexão PS2.