Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Um laptop para muitos alunos: o Ink-Media Mobile Personal Computer de US$250

Em anos recentes parece haver renovado interesse em idéias e propostas de soluções para a inclusão digital de crianças em idade escolar nos países em desenvolvimento, e desta vez o Bangkok Post traz notícias sobre uma companhia canadense que está levando ao público um laptop com processador RISC, rodando Debian a partir de uma unidade de armazenamento em memória permanente, com display de laptop usual, Wi-Fi comum (e não mesh) e armazenando os dados do usuário em pen drives ou cartões SD.



Em contrapartida à idéia de um equipamento por aluno, a proposta aqui é de um laptop mais robusto, de baixa manutenção, rodando software livre e sendo usado por várias crianças. A CPU escolhida é de baixo consumo, e fala-se em 8h de duração da bateria.

Para temas relacionados nas notícias do feriadão, leia também: Reality strikes Nicholas Negroponte (education.zdnet.com) e "Tech support: Some church officials keen about One Laptop Per Child" (catholicnews.com).

Saiba mais (bangkokpost.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de edempoa
Pelo tamanho do bixo, se: Pelo tamanho do bixo, se nota que não foi feito para cada criança ter um e levar para onde quiser hehe.

Mas uma alternativa a mais é sempre bem vinda.
Comentário de cppware
Interessante...: Interessante. Esse tal de Gerry Morgan diz que a causa de mudar "dos processadores x86 Intel ou AMD convencionais é a bateria".

Alguém poderia me explicar o porquê? Um conjunto menor de instrução gasta menos bateria? Mas os programas não ficariam maiores depois de compilados? E se as instruções não estão no processador, ele não trabalharia mais para realizar a mesma soma de um processador CISC?

=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Comentário de jcarlos
Esquenta menos: Uma coisa é certa, RISC esquenta menos que CISC (veja os antigos MACs silenciosos que nem de cooler precisavam). E se esquenta menos quer dizer que dissipa menos calor ( P = u.i ), logo consome menos energia pra realizar as mesmas tarefas. Mas o motivo disso não sei.
Comentário de flaviothunder
ARM foi projetado para gastar menos energia: Além do que você disse o próprio projeto do ARM foi idealizado para gastar menos energia, parece que a própria implementação do processador é feita de forma a gastar menos energia, de acordo com o texto da wikipedia - http://en.wikipedia.org/wiki/ARM_architecture :

"The ARM2 featured a 32-bit data bus, a 26-bit address space giving a 64 Mbyte address range and sixteen 32-bit registers. One of these registers served as the (word aligned) program counter with its top 6 bits and lowest 2 bits holding the processor status flags. The ARM2 was possibly the simplest useful 32-bit microprocessor in the world, with only 30,000 transistors (compare with Motorola's six-year older 68000 model with around 70,000 transistors). Much of this simplicity comes from not having microcode (which represents about one-fourth to one-third of the 68000) and, like most CPUs of the day, not including any cache. This simplicity led to its low power usage, while performing better than the Intel 80286[citation needed]. A successor, ARM3, was produced with a 4KB cache, which further improved performance."

Ou outro trecho :

"The core has remained largely the same size throughout these changes. ARM2 had 30,000 transistors, while the ARM6 grew to only 35,000. The idea is that the Original Design Manufacturer combines the ARM core with a number of optional parts to produce a complete CPU, one that can be built on old semiconductor fabs and still deliver lots of performance at a low cost."

Ou seja, a chave do baixo consumo (e baixo custo) foi a simplicidade sem a perda de desempenho.

Quanto ao projeto do notebook as características dele me lembraram que por aqui estava sendo feito coisa parecida (guardadas as devidas proporções) - o projeto Cowboy - http://www.ltia.fc.unesp.br/cowboy/infoad.htm , alguém tem idéia (atual) a quantas anda este projeto ? A cerca de um ano atrás este projeto foi anunciado e muitos criticaram por usar o WindowsCE (não censuro ninguém pelas críticas...) mas muitos se esquecem que a adaptação do Linux para ele seria "facim-facim" (afinal o próprio fabricante da placa - http://www.tecnequip.com.br/ele_produtos.html anuncia que ela roda Linux), será que após esse tempo que passou não conseguiram convencer o pessoal da equipe a utilizar um ARM-Linux nele ?

Sucesso a todos

Flávio Alberto
Comentário de Marcelo Fonseca
Gasta MUITO menos energia: Como foi dito, a perda de calor é energia sendo dissipada. Nós desenvolvemos hardware com processadores ARM e podemos dizer: um sistema completo incluindo Ethernet, USB, saída VGA, CPU 400 MHz e memória a 100MHz não precisa nem de cooler e muito menos de dissipador!
Consumo total entre 4 e 5 Watts contra não menos que 30 Watts dos sistemas x86 "Low Power"
Comentário de Rogério M. Silva
Interessante...: É uma abordagem mais perto da tradicional e que pode ser mais fácil de implantar nas escolas (por causa da mentalidade atual de "laboratórios de informática"), serviria de "degrau" para o OLPC que é um projeto mais ousado...

Nada a ver: Este cada da foto é o (falecido) Clovis Bornay ??

R.M.S.


Comentário de Douglas Augusto
Meet the 5-Watt, Tiny,: Meet the 5-Watt, Tiny, fit–PC
http://hardware.slashdot.org/article.pl?sid=07/10/12/2118247
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004