Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Um guia rápido de comandos Linux para colar na parede

O FOSSwire produziu uma "cola" de comandos freqüentes do Linux, em uma única página, para facilitar a memorização e permitir referência de comandos, para quem ainda não domina os recursos básicos da shell.



O guia está sob uma licença Creative Commons que, embora não seja livre, permite alteração. Portanto, se alguém estiver disposto a traduzi-lo, poderá distribuir a versão em português, desde que respeite os termos da licença.

Saiba mais (fosswire.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de doniseth
O PDF do link dá erro...: Acessem por aqui:
http://files.codechunk.net/fw/fwunixref.pdf

ou aqui em ODT:
http://files.codechunk.net/fw/fwunixref.odt
Comentário de andré
Na verdade esta tabela: Na verdade esta tabela deveria se chamar GNU Command Line Reference, já que 98,9% dos comandos apresentados são do userland GNU.
Comentário de Joao Ninguem
Deveria entao ser POSIX e nao GNU: Ao inves de GNU Command o mais correto seria POSIX Command. uma vez que o projeto GNU implementou comandos indicados pela especificacao POSIX.
Comentário de Clésio Luiz
Imprimi e deixei embaixo do teclado* :-): Muito boa a iniciativa. tenho outro guia desses q peguei no site do Morimoto que tem comandos do apt-get e dpkg. Embora usuário GNU/Linux a alguns anos, eu sei apenas uns poucos comandos básicos, e esse guia será uma mão na roda quando eu precisar usar o shell mais profundamente. Obrigado por postarem aqui.

*tomara que eu não esqueça onde deixei :-)

--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de MARCELO2007
Demorô: Sem querer ser chato e já sendo (há muito tempo), fiquei surpreso saber que você é usuário de Linux "a alguns anos" e ainda não sabe de memória o que tem naquela folha. O que tem lá é menos que o básico. E se você quiser "usar o shell mais profundamente", vai precisar de muuuito mais que aquilo.

Use o canivete do Aurélio. Aquele sim, é dos bons.

http://aurelio.net/shell/canivete.html
Comentário de riverlebon
Tradução para o português: Vocês podem encontrar a tradução para o português em http://www.maxlinux.com.br/images/dicas/fwunixref-pt_br.odt, já no formato ODF, escrito por Daniel Vianna Hoisel.

Comentário de Clésio Luiz
preguiça...: ... é o grande mal da humanidade :-)

Passei muito tempo no Linux fazendo coisas com a interface gráfica. Muita da minha pesquisa no sistema foi para fazer funcionar teclados multimídia, impressoras e scanners. Como agora tudo isso roda satisfatoriamente, só agora eu estou a me aventurar pelo shell.


--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de Clésio Luiz
valeu: já vou imprimir esse também.

--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de Clésio Luiz
editor de textos Dav: Para quem, como eu, não é muito abituado a usar o shell e tem de vez em quando que editar um arquivo de configuração rodando o sistema no modo texto, o Dav é uma mão na roda. O Vi/Vim tem uma configuração de teclas de atalho que não bate com o que estamos acostumados no modo gráfico, então para que é novato o Dav cai muito bem. Simples e objetivo. Muito bom para fazer mudanças rápidas no xorg.conf, quando aquela instalação do driver da nvidia/Ati dá errado.

--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004