“Foi com grande surpresa que ontem, ao anoitecer, recebi essa notícia na lista de discussão da intranet do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará- UFC -, mas só agora consegui um tempinho para enviá-la. Segue o primeiro parágrafo da mesma:
" A Universidade Federal do Ceará, através do Instituto UFC Virtual, começou a testar o laptop Mobilis, da empresa indiana Encore. Além deste, outros três modelos passarão por testes como parte do projeto-piloto do programa "Um Computador por Aluno" (UCA), do Governo Federal. São eles o Classmate da Intel, o XO da OLPC e o brasileiro Cowboy, da UNESP.(...)"
A minha supresa ocorreu primeiro porque, apesar de vir tentando acompanhar a evolução do UCA, não sabia que a universidade estava fazendo parte desse programa. Segundo, porque foi o secretário do departamento quem enviou. :)
Não posso prometer nada. Mas farei o que estiver ao meu alcance para manter a comunidade atualizada dos testes ocorridos aqui.”
Em segundo lugar, peço que confirme a informação sobre os testes com o Cowboy da UNESP. Este laptop até dezembro do ano passado não possuia um protótipo plenamente funcional (a concepção de caixa e a CPU foram apresentados em separado). Também ainda estavam buscando interessados em produzi-lo.
Acho difícil terem conseguido ajustar tudo em tão pouco tempo a ponto de oferecer protótipos confiáveis para testes pela UCA.
Por isso peço que confirme esta informação. Pode ter sido engano do seu diretor de departamento.
Um abraço,
Jaime.