“O informativo TI & Governo conta que o Presidente da República deve decidir, ainda em maio, quando o Brasil comprará os primeiros computadores do programa Um Computador por Aluno (UCA), e em qual quantidade, segundo o coordenador do programa. Para que a decisão saia, Lula espera os relatórios do Ministério da Educação (MEC) e da própria coordenação.
Cezar Alvarez, o coordenador do programa, dá pista sobre o lado de onde o vento sopra na sua coordenação: segundo a newsletter, ele diz que acha que o presidente vai autorizar o governo a participar da licitação internacional do OLPC, o famoso laptop de 100 dólares - que custa cerca de 170 dólares.
O OLPC talvez se decepcione, entretanto: embora a organização tenha afirmado várias vezes que o lote mínimo para ser adquirido por governos é de 1 milhão de unidades, o governo brasileiro estaria pensando em adquirir apenas 250.000 computadores desta vez - o que talvez faça subir um pouco mais o seu preço unitário.
Se o calendário proposto for mantido, é possível que os computadores estejam à disposição de alunos selecionados já no início do ano letivo de 2008.”
Eu ainda não cheguei a ver ele, já vi o Classmate e o Encore, mas pelo o que eu tenho acompanhado em vídeos e no Wiki do projeto, ele é o único capaz de atingir objetivos educacionais maiores.
O projeto OLPC não é um projeto de notebook, é um projeto de educação.
--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com