Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

UCA: decisão sobre compra de 250.000 computadores para alunos deve sair em maio


“O informativo TI & Governo conta que o Presidente da República deve decidir, ainda em maio, quando o Brasil comprará os primeiros computadores do programa Um Computador por Aluno (UCA), e em qual quantidade, segundo o coordenador do programa. Para que a decisão saia, Lula espera os relatórios do Ministério da Educação (MEC) e da própria coordenação.

Cezar Alvarez, o coordenador do programa, dá pista sobre o lado de onde o vento sopra na sua coordenação: segundo a newsletter, ele diz que acha que o presidente vai autorizar o governo a participar da licitação internacional do OLPC, o famoso laptop de 100 dólares - que custa cerca de 170 dólares.

O OLPC talvez se decepcione, entretanto: embora a organização tenha afirmado várias vezes que o lote mínimo para ser adquirido por governos é de 1 milhão de unidades, o governo brasileiro estaria pensando em adquirir apenas 250.000 computadores desta vez - o que talvez faça subir um pouco mais o seu preço unitário.

Se o calendário proposto for mantido, é possível que os computadores estejam à disposição de alunos selecionados já no início do ano letivo de 2008.”


Enviado por Chapa Branca (branquissimaΘchapa·com·br) - referência (softwarelivre.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de silveira
Eu espero que o XO ganhe a: Eu espero que o XO ganhe a escolha decisão do UCA.
Eu ainda não cheguei a ver ele, já vi o Classmate e o Encore, mas pelo o que eu tenho acompanhado em vídeos e no Wiki do projeto, ele é o único capaz de atingir objetivos educacionais maiores.
O projeto OLPC não é um projeto de notebook, é um projeto de educação.
--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de Oceanos
250 mil?: 250 mil?

Populismo...
Comentário de Wilfredo
OLPC: Eu vi rapidamente um XO em funcionamento no último FLISOL. Não me empolguei muito. É mais um brinquedo. Um brinquedo direfente e sofisticado, mas apenas um brinquedo.
Comentário de ivansb
Não pode: ser....


teste? Projeto piloto? Validação de implantação? Ensaio adaptativo?

Ô necessidade de criticar...
Comentário de charles
vai ser bom...para os: vai ser bom...para os espertos do governo 'tirar um por fora'.

e para as crianças também ,porque sem saber ler nem escrever vao poder desenhar e brincar
(irônico)
Comentário de The Darkness
Infelizmente muito se fala: Infelizmente muito se fala do Hardware OLPC e NADA se fala do projeto OLPC.
O XO não é um notebook de US$100,00 como muitos comparam.
O XO é uma ferrramenta para ser utilizada em um projeto educacional que poderá (se bem realizado) revolucionara educação a nível mundial.

O OLPC é um projeto educacional, o XO é apenas a ferramenta que foi criada para apoiar esse projeto.

Comprando 250K, 1M, 100M, ... não importa. O que importa é que o governo comece e dê uma chance para que o projeto mostre seu potencial

Espero também que no projeto do governo não esteja apenas o Hardware, pois muito pouco se fala sobre a parte pedagógica.
Entregar para os alunos um XO sem os softwares educacionais devidamente preparados, será o mesmo que entregar a eles livros com páginas em branco e lápis sem grafite. Nesse caso sim, o XO será apenas um brinquedo nas mãos das nossas crianças e será apenas mais um populismo jogando nosso dinheiro fora.

--
[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]

Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/

Comentário de Oceanos
Ô vontade de defender o: Ô vontade de defender o governo/linux/insira sua ideologia aqui. :)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004