Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

UbuntuME - edição especial do Ubuntu para muçulmanos

Derivações do Ubuntu com motivos baseados em crenças não são novidade: já apresentamos aqui no BR-Linux o Ichtux, o Ubuntu Christian Edition e o Ubuntu Satanic Edition, entre outros. E agora chegou a vez dos Maometanos.



O UbuntuME (Ubuntu Muslim Edition) é uma edição especial do Ubuntu mantida por usuários interessados em acrescentar à base do Ubuntu personalizações que possam ser de interesse de específico de islamitas, como a instalação de aplicativos relacionados às orações muçulmanas, estudo de seus livros religiosos ou mesmo do idioma árabe.

Saiba mais (ubuntume.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de xultz
Espero que o Ubuntu ME seja: Espero que o Ubuntu ME seja um SO muito melhor do que foi o Windows ME :)
Comentário de Mitchel
aparentemente, a interface: aparentemente, a interface é bem mais bonita que a do ubuntu "original" o.O
Comentário de ricardomoc
Muito legal: Não sou muçulmano, mas defendo a liberdade religiosa. Inclusive na área da informática, que muitos lutam para ser independente de preceitos religiosos, filosóficos e políticos. Acho sim que tem tudo a ver a personalização, e talvez o Ubuntu tenha sido o escolhido por ser a distro mais amigável para se fazer esse tipo de remasterização. Mas poderia ter sido com o Knoppix, o Slack ou outra, como já temos visto exemplos por aí. Lembrando também que a Satanic Edition é um conjunto de temas, se não me engano, podendo ser aplicado sobre um Ubuntu normal.


--
-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de athalyba
Detalhe off topic: Augusto,

A expressão "maometanos" não é muito usada e alguns dos muçulmanos a acham inadequeda, pois isso poderia significar algum tipo de adoração a Muhammad (Maomé). E no Islã, apenas Allah é adorado.

O ideal é sempre usar "muçulmanos" para se referenciar à comunidade islãmica.

É isso :-)

Allah sabe mais.
Comentário de leo.fontenelle
Imagem humana: Pelas capturas de tela ("screenshots"), o UbuntuME não tem ilustrações de pessoas. Nisso ele diverge do Ubuntu convencional, aparentemente por preceitos religiosos.
Comentário de Manoel Pinho
O Ballmer da M$: O Ballmer da M$ provavelmente vai dizer com isso que o linux é coisa de radicais xiitas (ou serão sunitas ?) anti-MS e, consequentemente, anti-EUA.

Mas falando sério, não vi nos screenshots o uso do alfabeto árabe nos menus. Existe uma distribuição Arabian OS

http://www.arabicos.com/

http://distrowatch.com/table.php?distribution=arabian

baseada no Kurumin e com toda a interface arabizada. E tenho quase certeza de que eles incluem o Corão também nessa distribuição.

------------------------------------------------
Usuário Linux #100343

Comentário de Wilfredo
UbuntuME... em francês?!?: Por que a distribuição está em Francês? Apesar de ser uma língua usada em países de religião muçulmana do norte da África e parte do Oriente Médio, eles deveriam ter se empenhado em lançá-la em Árabe ou em Persa.
Comentário de fzero
Isso não é difícil.: O marrom do Ubuntu "ateu" (ou seria agnóstico?) é dose. A primeira coisa que eu faço depois de uma instalação limpa é mudar o esquema de cores.
Comentário de Connochaetes Taurinus
Nem um nem outro: Nem ateu nem agnóstico. É muçulmano.
Comentário de Connochaetes Taurinus
Forks: Será que teremos forks sunitas, xiitas e sufis ? Ou uma "explosiva" versão Hammas/Al Qaeda com releases anuais, lançados sempre em 11 de setembro ? >8D
Comentário de Wilfredo
Forks X Forks: Eles serão contra-atacados pelas versões Debian American Fundamentalist Christian Edition e Asianux Buddhist Edition.
Comentário de Carlos Mafort
Respeito é bom...: Eu, se fosse você, não brincava com esse assunto...

Tanto assunto para fazer piada, você faz justo com religião, qualquer que seja ela?

Cresça..
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004