Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

NotíciasLinux: "Ubuntu Linux, o rei das distribuições em 2006"


“Segundo o NotíciasLinux, "de acordo com o Google Trends, Distrowatch e OSNews, a distribuição Ubuntu tem o maior "mind share". O site OS News acredita que a distribuição com maior "market share" no desktop seja também Ubuntu."



Estimar market share de distribuições Linux não é nada simples, mas o resultado dos Favoritos 2006 do BR-Linux também aponta para o domínio do Ubuntu no mindshare.”


Enviado por André Cruz - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Manuel Funes
UBUNTO REI DISTRIBUÇÕES ?: Pelo amor de Deus, só se for pelos esforços de MKT de algum lobby.
Isto está a acontecer cada vez mais frequentemente.
Comparado com um Slack ou Debian fica a desejar.
Abram os olhos e não se deixem influenciar por comentaristas que plantam "BUZZ" na WEB.
"Media" é "Media" ... acreditem no máximo 20% do que é "dito".
Conheço gente que nunca instalou uma distribuição e sai escrevendo
"resenhas" por aí.
Comentário de Paulo Pontes
merecido: afinal é a primeira distro realmente útil para a pessoa que não é profissional de TI ou escovador de bits.

Foi a primeira que passou no teste do "instala no computador de alguém com mais de 40/50 anos e vê no que dá"
Comentário de hamacker
Comparado com um Slack ou: Comparado com um Slack ou Debian fica a desejar.
Estranho este seu comentário, porque Ubuntu é uma distro "Debian" bem customizada para usuários "humanos". Mas no Debian atual voce acha realmente que o kernel 2.6.8 supre as necessidades de hardware dum notebook por exemplo ? Voce já viu quantas pessoas já se queixaram de não conseguir instalar discos sata com o sarge ?
Desculpa, mas acho que voce não conhece Debian. É uma excelente distro, mas um usuário doméstico habituado com o Windows sequer passaria da sua instalação.

Quando o debian-cdd-br passar a usar o kernel 2.6.18 se tornará uma boa opção para nós brasileiros e atenderá uma vasta gama de hardware, mas até lá, na minha opnião Mandriva, Suse e Ubuntu são as que estão na altura do desktop domestico, daquela pessoa que não quer se entreter muito com configuração. Eu até sugeriria Fedora, mas como me afastei dessa distro, não posso sugerir algo que não conheço.

O problema de grande parte das distros é que out-of-box não serve para muita coisa se este usuário doméstico tiver que instalar fontes, configurar antialising, não detectar um pendrive/camera/ipod/modem/rede/video, mas é claro que com qualquer distro somente depois de configurado estes itens ele passa a ser de algum interesse para um usuário doméstico. Veja, dentro da empresa fica tudo mais fácil porque há um especialista capaz de lidar com debian/slack/outros, mas dentro de casa a coisa fica mais complicada.

O sucesso do Ubuntu não está apenas no Marketing ou CDs de graça, porque se o produto fosse ruim a rejeição seria o pior tido de marketing, seria um tal de "nem a pau, juvenal".
Comentário de jic
foto infeliz: ptz
a montagem da foto parece uma tartaruga



Comentário de marcus
Independente de ShipIt, ou: Independente de ShipIt, ou qualquer outra ação de marketing/lobby, eu uso Ubuntu desde a versão 4.10 e estou muito satisfeito. Uso Linux desde 1997 e acho que já aprendi a diferenciar uma boa distribuição de apenas um hype.
Já fui usuário de (na ordem), RedHat, Conectiva, Slackware e Debian, passando por uso efêmero de outras distros, como Kurumin, Suse, Mandrake, etc. Finalmente cá estou com o Ubuntu há dois anos e não pretendo mudar.

Acredito que o Ubuntu não conseguiu o que conseguiu apenas com marketing/lobby, mas sim pela qualidade, simplicidade e amigabilidade e até mesmo inovação que vem apresentando a cada versão.


--
Matanza Fórum - http://www.matanzafc.net
Comentário de marcus
Tartarugas: O que você tem contra as tartarugas? :-p
--
Matanza Fórum - http://www.matanzafc.net
Comentário de blackcloud
Para usuários comuns: Tudo bem, coloca um Slackware nas mãos de um usuário comum, não-nerd, e vamos ver as dificuldades deste usuário.

Olhar e pensar como um geek é muito fácil, mas pensar como um usuário comum não.


Comentário de Morvan
Questão de perspectiva!: Já, por meu turno, achei o logo extremamente belo. Insuspeitamente, pois sou usuário do Fedora.
Fez-me lembrar o Compiz e seus efeitos maravilhosos (o Áqua, por exemplo).
Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de Douglas Augusto
Voce já viu quantas pessoas:
Voce já viu quantas pessoas já se queixaram de não conseguir instalar discos sata com o sarge ?


Eu também já vi várias pessoas que se queixaram do Ubuntu por não reconhecer o mouse serial delas.
Comentário de hamacker
ainda é possivel configurar: ainda é possivel configurar um mouse pos-instalação, mas onde consigo instala-lo num sata não reconhecido ?

Comentário de escovadordebit
Relativo: Em primeiro lugar acho que esse negócio de "rei das distribuições" uma tremenda babaquice.

Acho estremamente válido o trabalho do Ubuntu, mas não esqueçamos que a base do negócio é Debian.

Aliás, passei a entender o que é ter uma base Debian depois que resolvi usar o Kurumin. Estou satisfeito até hoje.

Ubuntu realmente focou o usuário final. E como o número de usuários finais sempre é maior que o de desenvolvedores e escovadores de bits, é natural o grande volume de usuários desta distro.

Eu não vou defender o Debian aqui, mas acho que quando a distro não utiliza o último release do kernel é porque o foco dela não é o usuário final. Todo mundo tá careca de saber a filosofia Debian que busca a máxima estabilidade do sistema.

Se você tem contratos de nível de serviço talvez isso seja o mais importante.

Se você quer performance, talvez queira todos os aplicativos compilados e customizados para seu hardware. Que tal Knopix?

Acho legal de existir várias distros quando o foco é diferente e atende um determinado perfil de aplicação.

IMHO a distro rei é aquela que atende a sua necessidade.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Oksigeno
Teste errado, penso: Nesse teste já a grande maioria das distros passam na boa, o Ubuntu se destaca pois é provavelmente a única distro no mundo que passa no teste "pede a alguém com mais de 40/50 anos pra instalar no computador e vê no que dá".
Comentário de Douglas Augusto
ainda é possivel configurar:
ainda é possivel configurar um mouse pos-instalação,


Esta operação de configuração é, em termos práticos, inviável para o grande público alvo --e propósito-- da distribuição (leigos). Tratando-se então da versão "Live", configurar o mouse é ainda mais impraticável.

mas onde consigo instala-lo num sata não reconhecido ?


Alguns dispositivos SATA são suportados pelos kernels nativos do Debian Sarge (2.4/2.6). Para os demais, em termos viáveis só a escolha de uma versão mais nova da Debian (testing/unstable) --o Sarge é de Jun/2005. O kernel 2.6.8 utilizado pelo Sarge foi lançado em Agosto/2004, sendo que o Sarge congelou em Maio/2005, daí houve uma janela de 9 meses, que não é nada absurdo considerando-se o padrão de qualidade/estabilidade do Debian e a variedade de plataformas oficialmente suportadas.

Entre ser cauteloso ou colocar a estabilidade em risco ao suportar as novas controladoras SATA, o Debian optou pela primeira opção para sua /versão estável/. Era uma escolha essencialmente conflitante, diferente do desleixo para com os mouses seriais.
Comentário de hamacker
A finada conectiva, antes do: A finada conectiva, antes do sarge surgir já estava usando kernel 2.6.12.
Voce quer dizer que o Debian é "estável" ao usar a série 2.6.8 e as outras distros da época que já usavam versões posteriores não eram ?

Olha, o Debian passou por várias mudanças justamente para corrigir esse problema de falta de sincronismo e atualizações mais períodicas. Uso Debian e estou contente com ele, mas não fecho os olhos para os devidos problemas. ABNT2 foi corrigido pelo pessoal do Ubuntu, e era um problema justamente com os pacotes do Debian dos quais o time do ubuntu se confraterniza, é muito provavel que o ABNT2 no etch já não venha com esse problema, o Xorg idem e acho que é assim que deve ser, distros baseadas em debian devem se ajudar mutuamente.

Na boa, ubuntu-desktop não se instala mais em máquinas menos possantes, nem recomendo mais sua instalação em máquinas com apenas 256M RAM se for para proposito geral. Para alguns isso também é uma opção, para outros uma restrição fragrante e descomedida.
Quanto ao mouse serial, nem sei se tais mouses são detectáveis quando opções como USB e PS2 existem no mesmo equipamento. Eu digo isso por o Xorg de todas as maquinas, embora mouses diferentes (PS2 e USB) e distros diferentes tem a mesma definição de mouse no XF86Config e xorg.conf :
Option "Device" "/dev/input/mice"
Option "Protocol" "Auto"
Option "Emulate3Buttons" "true"
Tenho a impressão que não se trata desleixo, mas a incapacidade de detecção de mouses seriais dos aplicativos atuais. A proposito isso ocorre com o Debian também, tenho mouses seriais em alguns servidores e em alguns o mouse serial funcionou e noutros não. O detalhe é que nem todos tem um XF86Config ou Xorg, porque alguns são apenas terminais e o mouse é para usar o gpm que é bem util no terminal.

Comentário de bode
Se qualquer outra: Se qualquer outra distribuição voltada para Desktop, como o Mandriva, Kurumin, etc... tivessem um mega milhonário enviando CDs de graça para os 4 cantos do planeta a coisa seria diferente...

No mais, o Mandriva é infinitamente melhor que o Ubuntu. Olha que eu tentei por várias e várias vezes instalar o Ubuntu na minha máquina para enxergar o que poderia ser assim tão "fantásdigo" na tal distro e não enxerguei sequer um byte de vantagem... pelo contrário.

De qualquer forma, o Ubuntu e o bafafá em cima dele servem como mecanismo para aproximar o Linux das pessoas que não o conhecem, e isto sim eu considero muito importante.
Comentário de Quem Manda
Sobre o Hardware de Legado: Já tive problemas com isso, e pra descobrir como fazer funcionar, tive que usar o live do Kurumin, que era o que eu tinha em mãos, pra ver o que o Xorg dele usava, e repetir em toda distro que coloquei pra um colega meu testar no k6-2 475mhz.
Acontece, o cd do debian sarge foi instalado e não reconheceu, o live do kurumin reconheceu.
Dizer que ubuntu é ruim pq não reconhece hardware de legado é o cúmulo, se ele ao menos fosse focado nesse nicho de ressuscitar micros antigos até ia, já existem ótimas distros para tanto e o ubuntu decerto não é uma delas.
Comentário de hamacker
Eu penso que todas as: Eu penso que todas as distros de "renome" são iguais no KDE ou GNOME, os aplicativos são basicamente os mesmos. A forma de configurar e administrar é que diferencia-se um pouco.

Acho o apt/synaptic é muito eficiente, foi uma pena a Mandriva ter deixado de usar o apt/synaptic na ocasião que incorporou a conectiva.
Comentário de Lauro César
Questão de gosto...: Já diz o ditado que "gosto não se discute".

Eu, por exemplo, já tentei usar algumas distros depois de ter usado e aprovado o Ubuntu (Uso desde a versão 5.04), e não adianta, volto sempre pra ele. Claro que não é perfeito, tem alguns probleminha (sempre vai ter), mas é o que melhor me atende no que eu necessito: Um desktop, simples, limpo e funcional. Testei Fedora (5 e 6), Suse (9.2, 10 e 10.1), Mandrake 10, Mandriva 2006, Kurumin etc , Debian Br CDD, mas de todos continuo preferindo o bom e "velho" Ubuntu 6.10.
PS.: Não concordo com esta teoria de marketing que querem imputar ao Ubuntu... No meu caso por exemplo, e acredito que em muitos outros o que está fazendo a diferença é a simplicidade no uso do desktop alicerçada por uma base consistente mantida pelo Debian com alguns refinamentos trazidos pela equipe do Ubuntu. Além é claro de uma comunidade que tenta ajudar e trazer os inexperientes para este novo mundo!

Um abraço a todos.

=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004