Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Relato de instalação do Ubuntu 6.06 no notebook Dell Latitude D510


“'Em setembro de 2006 comprei um Notebook Dell Latitude D510. No ato da compra, verifiquei se não havia uma opção de excluir o Windows XP Professional. Isso diminuiria o custo do notebook e ainda estimularia a adoção de outro sistema operacional. Esta opção não existia. Comprei o notebook mesmo assim. Recebi o notebook em perfeito estado e do jeito que eu havia comprado (ou seja, quanto à organização, atendimento e suporte, a Dell não deixa a desejar), gostei até de utilizar o Windows XP. Mas as coisas começaram a mudar quando comecei a instalar outros programas.'



Este é um artigo informativo sobre a experiência que tive ao instalar o Ubuntu Dapper Drake em um notebook Dell Latitude D510. Ao final do artigo cito os pontos positivos e negativos de se utilizar o Ubuntu em um notebook Dell Latitude D510. É mais que um artigo, é o relato da experiência de um usuário que não aceitou as imposições do fabricante do hardware quanto ao uso do sistema operacional.”


Enviado por Gilzamir Ferreira Gomes (gilzamirΘgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tomas.waldow
Duvida...: Gilzamir,
eu tenho um notebook desses e gostaria que explicasse melhor o que você quer dizer que o Windows tem reconhecimento de hardware melhor...
Porque pra mim só faltou o modem no Ubuntu, no windows tenho que instalar todos os drivers. (video, som, rede)

Estou usando só Ubuntu e estou muito satisfeito.

Tomas Carlos
Comentário de Rafael Proença
6.06 ou 6.10: Olá,

Desculpe, mas ficou, no mínimo, confuso o titulo com o conteúdo.
O Ubuntu 6.10 é o Edgy Eft, o Dapper Drake é 6.06 :)

Comentário de brain
Corrigi, obrigado!: Corrigi, obrigado!
Comentário de Tiago Cruz
wiku.ubuntu.com: Olá,

Meu relato de instalação do mesmo notebook está no wiki do projeto:
https://wiki.ubuntu.com/LaptopTestingTeam/DellLatitudeD510

Não que não seja válido artigos externos, mas acho bacana você editar as informações lá contidas com a sua experiência.

Abraços
Comentário de mauro
Achei o artigo interessante,: Achei o artigo interessante, mas gostei mesmo foi do suporte do notebook que aparece na imagem, bastante funcional...














Comentário de ozp
legal!: muito bom!! mas e qto a monitor externo? acender todos os LEDS do notebook? Wi-fi? modem?
Eu tenho um dell m70. Gostaria de ter ubuntu nele, mas o que previne sao essas limitacoes (que funcionem de imediato)

Comentário de Hawk
Configuração: Amigo Gilzamir, você poderia colocar a configuração do seu notebook?
É que estou querendo comprar um, mas estou em dúvida quanto a configuração.
Comentário de Gilzamir Ferreira Gomes
Reconhecimento de Drivers: Realmente reconheço alguns deslizes no artigo e foi corrigí-los logo, assim que eu tiver acesso a Internet, para responder os posts estou gastando 2 reais a hora num cyber.
Comentário de Gilzamir Ferreira Gomes
Reconhecimento de drivers: Sim, agora estou em casa e postando com mais calma, inclusive no meu notebook dell com o ubuntu instalado. Explicando o que eu deveria ter explicado no artigo: na verdade, recebi o notebook da Dell com o Windows XP Professional instalado, com todos os drivers configurados e isso passa a sensação de que o Windows reconhece melhor o hardware e já vem com todos os drivers que agente precisa, quando na verdade isso constitui um problema de suporte. Foi corrigir os erros no artigo, obrigado pelas dicas, críticas construtivas e sugestões.
Comentário de Gilzamir Ferreira Gomes
Live CD: Antes de instalar o Ubuntu definitivamente no seu notebook, utilize-o em modo Live CD. Assim, se você ficar satisfeito, pode instalar o ubuntu a partir do próprio sistema executando em modo Live CD. No meu caso, o ponto crítico era o desempenho, por isso optei pelo Ubuntu.
Comentário de Gilzamir Ferreira Gomes
Configuração: Dell Latitude D510
256 MB de memória DDR2
Processador Celeron M 350 1.3ghz
HD de 40GB, 5400 rpm.
Combo (RW CD, R DVD)
4 portas USB, 2 laterais e 2 traseiras.
Tela 15.0XGA
teclado português ABNT II.

Comentário de rm-rf
Lá vamos de novo...: Um cara de novo compara o suporte a hardware do WindowsXP de out/2001 com um Linux de 2006... Santa incoerência!




Comentário de hamacker
Já tentei instalar o ubuntu: Já tentei instalar o ubuntu num notebook de um amigo com configuração semelhante a este e foi muito decepcionante. O notebook dele vinha com XP Started o que ja era ruim, mas quando coloquei o gnome, as vezes o notebook parava, isto mesmo, dava aquela paradinha e depois continuava. Um teste melhor revelou que simplesmente eu tinha pouca memória e ainda por cima instalei tudo que "talvez" o cara precisasse. A partir de agora não instalo mais linux (nem gnome e nem KDE) em sistemas com 256M. Temos que escrever de que dessa geração de distros em diante o minimo é uns 384M.
Comentário de curl
A partir de agora não: A partir de agora não instalo mais linux (nem gnome e nem KDE) em sistemas com 256M

Isso não significa que não possa instalar um linux atualizado numa máquina dessas. Você pode tentar ao invés do Ubuntu "normal" o Xubuntu, que usa XFCE que teoricamente exige menos da máquina.
Comentário de Gilzamir Ferreira Gomes
Incoerente é você: Não meu caro,
você está redondamente enganado, o sistema operacional que você diz ser de 2001 é, na verdade, o sistema operacional de 2006 també, pois não se trata exatamente do Windows XP Professional de 2001, mas o Windows XP Professional acrescido de atualizações, inclusive com o service pack 2 instalado. Portanto, a comparação é válida e apesar do Windows XP PE também sofrer atualizações constantes, o Ubuntu continua sendo o meu preferido, pois possui o mesmo recurso de atualizações aumáticas e ainda posso alterar alguma coisa de acordo com o meu interesse. Sua arrogância não se aplica e muito menos suas críticas inconsistentes e destrutivas...seja mais construtivo nos seus comentários, não procure tentar tornar as pessoas burras, ou você mesmo pode se tornar mais burro que os outros...
Comentário de hamacker
O ultimo windows da: O ultimo windows da microsoft é o XP lançado em 2001, de lá para cá não foi lançado nenhuma versão nova do XP, as atualizacoes que voce sugere fazem parte da manutenção do sistema. A microsoft até poderia ter lançando XP 2002, 2003, 2004 e por fim 2005 com as atualizacoes já aplicadas, afinal de contas, ela faz isso com o MSOffice97/98/2000/2001/XP/2003/2005/2007, mas ela escolheu não fazer isso com o Windows.

Então por enquanto, o XP ainda é o mesmo de 2001 rodando o ntloader no momento do boot.
Comentário de Gilzamir Ferreira Gomes
Sim, sei disso: Sim, sei disso. O que eu quis dizer é que o Windowx XP de hoje não é exatamente o Windows XP de 2001. Por exemplo, a versão inicial (do jeitinho q foi lançada em 2001) do Windows XP Professional não tem drivers para placas de vídeo NVIDIA lanaçadas depois de 2001 (é claro). Mas com a adição das atualizações do SP2, drivers para reconhecimento de boa parte das placas de vídeo NVIDIA foram adicionados.
Comentário de Douglas Augusto
É besteira este tipo de: É besteira este tipo de comparação. A maioria absoluta dos drivers do Windows são fornecidos por terceiros, e estes têm ciclos variados de lançamento/atualizações.

Vocês não acham que a versão do driver da placa de vídeo (Nvidia, ATI), que vem neste notebook com Windows XP pré-instalado data de 2001, né?

A lógica é trivial: se não houvesse nenhuma atualização no que tange o reconhecimento de hardware do Windows XP desde 2001 (pela Microsoft ou terceiros), este estaria fadado a não reconhecer qualquer novo hardware a partir desta data. Esta não parece ser a realidade.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de Gilzamir Ferreira Gomes
Driver Genérico: Sim, a versão de 2001 reconhece realmente, mas com o driver genérico, ou seja, sem reconhecer alguns recursos. Por exemplo, eu tinha um PC com uma placa de vídeo GForce 4. Ao instalar o Windows XP (do jeito que foi lançado em 2001), ele sabe que tem uma placa de vídeo lá, mas só utiliza os recursos básicos, que todas as placas teriam. É tanto que ao clicar em vídeo, painel de controle, não veremos indicação de qual placa de vídeo estamos utilizando, mas uma placa vídeo qualquer...No entanto, ao instalar SP2 neste SO, percebemos que o sistema reconhece a placa (indicando a até mesmo o nome da mesma) quase de imediato. Isso também acontece com o Linux. Quando ele não tem o driver específico, utiliza um genérico, aí vc vai lá no site do fabricante, baixa, instala e configura, se o fabricante tiver a boa vontade de disponibilizar o driver.
Comentário de hamacker
Não vamos confundir as: Não vamos confundir as coisas, o que esta sendo debatido é a versão do Windows onde o nobre colega afirma que o windows 2005 é uma versão diferente do windows 2001. Ascenção de novos drivers ou novos programas da microsoft ainda tornam o windows exatamente o mesmo, a saber Windows XP;
Comentário de hamacker
Diga-se de passagem, sem o: Diga-se de passagem, sem o CD da placa-mae e winmodem é impossivel instalar o windows 100% mesmo em maquinas 100% offboards.
Comentário de Gilzamir Ferreira Gomes
depende do que você: depende do que você denomina Windows. Desde 1998 Windows é Windows. O que difere uma versão de outra? Quais os limites entre uma versão e uma atualização? O que você denomina de adição de novos programas ou novos drivers? O Linux, por exemplo, é só Kernel. Muitos softwares complementam este kernel, daí o RM requerer que as distribuições sejam denominadas na verdade de GNU/Linux. Como você sabe que apenas novos programas são adicionados? O que constitui uma nova versão? Caro, quando estudei Engenharia de Software, o conceito de software como produto (Segundo Pressman): instruções que executadas constituem as funções e/ou procedimentos, estrutura de dados e documentação. O que é um software para você? O que uma versão deste software? Obrigado!!!
Comentário de hamacker
O argumento não é a: O argumento não é a nomenclatura decidida para o programa : windows, linux, etc... volto a dizer estamos falando de versão.
abra o terminal do win95, 98 e ME e voce verá versão 4.alguma coisa, versao 5 para xp. windows xp sp2 ainda é a mesma versão.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004