Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Ubuntu define termos que permitem livre uso de sua marca registrada por projetos independentes


“Mark Shuttleworth, CEO da Canonical Ltd., anunciou as políticas da marca registrada do Ubuntu no seu blog. Assim como a Red Hat, eles não se preocupam com ninguém usando seu código-fonte, mas se preocupam com alguém usando sua marca registrada. De agora em diante, quem quiser utilizar o nome para indicar algum produto, precisará de permissão.

Mas existem exceções: Grupos sem fins lucrativos, utilizando o Ubuntu na comunidade open-source, podem utilizar o nome, se forem distribuir versões do ubuntu levemente modificadas. Isso se limita a alterações de configurações, mudanças na arte e nos temas gráficos, algumas mudanças na seleção de pacotes, como adicionar programas dos repositórios e até remover programas que vem por padrão. Porém, remover ou alterar a infra-estrutura, não poderá ser usado junto à marca registrada.

Para desenvolvedores de programas, a idéia é a mesma, mas eles não podem chamar um programa de "UbuntuManagement", porém podem usar "System Management for Ubuntu" ou "Ubuntu Based Systems Management". O artigo pode ser lido na íntegra no Linux-Watch.”


Enviado por Renan (renanΘbr-net·org) - referência (br-net.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de popolony2k
Nada mais .....: ....justo.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Vindemiatrix
Como no Firefox ...: Por motivos bastante parecidos, o objetivo destes é simplesmente defender a qualidade do código disponibilizado por eles sob a sua marca. Para o Firefox até, existem duas implementações totalmente livres do seu código fonte, chamadas Ice Weasel sendo uma o próprio código do firefox sem a sua bandeira (detalhe, nas opções de compilação do FF existe a opção de fazê-la mudando os trademarks) feito pela Debian, e a outra implementação da FSF, baseada na versão 1.5 do browser.

--
--
Wirth's law
"Software gets slower faster than hardware gets faster"

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004