Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Ubuntu 7.10: o que esperar? Análise completa em português no Zumo

O blog brasileiro Zumo, iniciativa de uma série de profissionais que até recentemente concentravam suas atividades nas redações de revistas brasileiras de tecnologia, publicou ontem uma entrevista em português com diretor da Canonical, e hoje saiu na frente com uma análise do Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon bastante completa - equivalente a 4 páginas de revista, segundo apurei.



A análise ilustrada trata das diferenças em relação a versões anteriores, novos recursos, processo de instalação, suporte a hardware, e mais. A conclusão: "O suporte a hardware é excelente (até mesmo Winmodems funcionam) e o recurso de instalação automática de codecs e a integração dos plugins do Firefox ao Synaptic praticamente dispensam o uso de software para “aparar as arestas”, como o popular (e recentemente controverso) Automatix. Gostaria de ver um suporte a DVDs que simplesmente funcione sem necessidade de ajustes e instalação manual, mas entendo que questões ligadas a royalties e licenciamento complicam uma possível solução. Se você quer experimentar o Linux, ou está pensando em mudar para uma distribuição que “simplesmente funciona”, vá de Ubuntu. Não tem como errar."


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de reactor
desta vez achei o mandriva: desta vez achei o mandriva 2008 muito melhor que o ubuntu.
Comentário de laurocesar
Muito bom mesmo, mas...: O Mandriva 2008.0 está muito bom mesmo, mas tive alguns probleminhas com ele:

O GNUCash travou algumas vezes com minha esposa
Umas duas vezes quando encerrei sessão para mudar para outro usuário ele demorou uma eternidade para iniciar, aliás ele sempre demora um pouco mais para encerrar sessão do que o Ubuntu.
Quando instalei, 2 dias após o lançamento, sempre quando instalava algum programa usando os repositórios oficiais contidos na própria instalação recebia mensagens de problemas com autenticação de chaves...
Tive problemas com a codificação dos nomes dos arquivos contidos na partição windows, embora o Ubuntu também use UTF8, com ele esse problema não ocorreu.

Agora,

O MCC é show, muito bem feito e completo.
O tema padrão é muito bonito, embora eu tenha substituído o tema de ícones pelo novo Crystal.
Aparenta estar um pouco mais leve que meu Ubuntu 7.04

Essa é minha experiência atual com os dois...

Um abraço.


=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de igod
Kubuntu: Porque será que nunca ninguém comenta o kubuntu?
Será que ninguém usa?
Eu sempre usei kubuntu porque sempre preferi KDE (nada contra o gnome).
Acho que desta vez (e caso meu filho me dê tempo) vou fazer uma análise do kubuntu.
Comentário de hamacker
Uma opniao pessoal, mas o: Uma opniao pessoal, mas o GNOME estilizado pelo time do Ubuntu tem melhor acabamento com os assistentes de codecs, impressoras, pacotes, etc... o KDE que acompanha o Kubuntu vem praticamente nú, não é como no KDE que acompanha o SuSE ou Mandriva.

Quando derem uma atenção tão boa ao KDE quanto dão ao GNOME então passarei a usar KDE. Acho que quando lançarem o KDE4 será uma otima oportunidade para experimenta-lo novamente.
Comentário de Peter Parker
Verdade: Verdade, Hamacker, o KDE do Kubuntu não tem o mesmo capricho. Uma pena, pois eu prefiro o KDE.
------------------------------------------
Rael - http://www.raelcunha.com
Comentário de Manoel Pinho
O problema com as chaves: O problema com as chaves realmente ocorreu em alguns repositórios logo após o lançamento da versão mas já foi sanado.

A questão do UTF-8 talvez seja alguma opção errada/insuficiente na configuração do fstab. Não vi ninguémrelatar esse problema.

O gnucash eu não uso mas caso haja algum problema no pacote oficial, sempre há a opção da instalação manual
Comentário de edempoa
Pois eu estou usando o: Pois eu estou usando o Kubuntu 7.10 e ele está uma maravilha.

E KDE não precisa de personalização para ser bom hehe.
Comentário de Alexandre_Martins
Kubuntu é ubuntu: Não gostei da instalação do Kubuntu (ainda estou no 7.04 em casa), o Synaptic tem menos recursos etc. Como não abro mão do KDE, que para mim está perfeito no Kubuntu, simplesmente instalei o Ubuntu, baixei todos os pacotes KDE, selecionei a interface e até no bootsplash aparece como Kubuntu sem nenhum problema.

Alexandre Martins

"O homem está condenado a ser livre."
(Jean-Paul SARTRE) Visite www.nuca.org.br
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004