Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Ubuntu 7.10 na Folha de São Paulo


“Saiu na Folha de São Paulo, versão impressa do caderno de informática página F8. "Novo Ubuntu é fácil de instalar" "A versão 7.10 do Ubuntu, sistema operacional gratuito baseado em Linux, foi lançado na última quinta feira e está mais fácil de ser instalado em uma máquina que possua tanto o Windows Vista quanto XP.
Agora ele é compatível com o sistema de arquivo usado pela Microsoft, o NTFS. Por isso, ao instalar, você não precisa ter medo de apagar o disco inteiro e perder tudo." Particularmente eu considero de extrema importância que se faça indicação a todo tipo de publicação que referencie alguma distribuição Linux.”


Enviado por Carlos Alberto Penna (socorropennaΘgmail·com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de espardo
Elogios: Um dos muitos elogios na reportagem:

A área de trabalho do Ubuntu é tão bonita quanto a do Vista, e os recursos do sistema estão dispostos de forma mais organizada. Além disso, os softwares são mais fáceis de instalar e desinstalar.


--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)

Comentário de Sonolento
Tinha de ter uma bobagem...:
Agora ele é compatível com o sistema de arquivo usado pela Microsoft, o NTFS. Por isso, ao instalar, você não precisa ter medo de apagar o disco inteiro e perder tudo.


Que bobagem, como se antes o Ubuntu saísse formatando todo o HD sem perguntar. "Ó, o linux agora já aprendeu a não destruir HDs, que moderno".


Comentário de tenchi
Contradições e recaídas: Muito bom, embora eu ainda ache que não deve-se acreditar ser mais amigável para o usuário só porque é mais fácil de instalar que o Windows.
Porque? O usuário comum - o que só usa - não se preocupa em instalar o sistema operacional e muitas vezes nem os próprios programas que utiliza. Sempre tem alguém - o técnico - que faça isso por ele.

Mas é muito boa essa notícia - embora a maioria das distros hoje são fáceis de serem instaladas -, simplesmente porque as distros que querem atingir o usuário comum devem ser fáceis de ser instaladas, simplesmente porque a maioria das pessoas usuárias de Linux instalam o sistema por conta própria, ao contrário do Windows, que vem por padrão em quase todos os computadores - sem estatísticas, por favor ;-) - não sendo necessária uma fácil instalação do sistema, tanto que a Microsoft nem se preocupa com isso - embora isto esteja mudando, com o aumento da venda de seus softwares pela web, e não mais em CD-ROMS...

Não adianta nada ter um apt-get super-poderoso se os programas para Linux não são tão bons quanto os para Windøws. Não é flame.
Exemplos.
Ainda sinto falta da quantidade de opções que o flashget tem, mas nem kget, d4x, gwget se igualam à ele. Mesmo assim o wget é o que eu mais utilizo ;-) Mas nenhum deles se iguala ao flashget.

Não vou falar de Corel Draw©, AutoCAD© e PhotoShop©, pois a maioria das pessoas não utiliza estes softwares.

Winks, fundo colorido, "coisinhas que pulam" são frescura? Sim. São, e eu as odeio. Mas não há nenhum programa no Linux que se compare ao MSN Messenger. Pra mim não faz diferença. Os programas que há no Linux - emesene, pidgin, kmess - são o suficiente. Mas o tal do usuário - já ouviu falar?? - quer coisinhas que brilham. E o Linux atualmente não oferece isso.

Não há apt que resolva. Infelizmente.

Hoje eu posso dizer que estou livre do Windows há dois anos, três meses, cinco dias e três horas - confesso que quase tive recaídas, mas resisti - e o Linux oferece tudo que eu preciso, mas não é o que a maioria das pessoas quer.

Será que fui bem entendido? hauahua

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Emerson Gomes
http://www.winehq.com: http://www.winehq.com
Comentário de tenchi
Brincadeira né?: Não tenho nada contra o Wine, e acho que o software que os seus desenvolvedores desenvolvem formidável, mas você falar que a solução para o usuário do Linux é o Wine é brincadeira...
Faça o teste: Rode um programa como o OpenOffice Nativo para Linux e do windows via wine. Não é a mesma coisa. É esteticamente feio e com desempenho inferior. Logo, wine não é a "cura para todo mal". E nem tem a intenção de ser. O Linux precisa sim de aplicações nativas.

É o mesmo que comparar um jogo jogado num console com um emulado. A emulação tem vários benefícios, mas o desempenho não é um deles. Ainda hoje os gráficos de jogos para Snes rodam melhor no console do que no zsnes.

Vai falar isso para o novo usua?io. "Roda no Wine". Ele vai olhar aquela coisa feia e falar: "(...)".

Obs: falar "wine não é um emulador" destrói totalmente o acrônimo recursivo ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Wallacy
Realmente é "feio" por: Realmente é "feio" por default mais tem como deixar "bonito", da para instalar os temas do windows também..
Por exemplo: http://www.guiadohardware.net/dicas/visual-wine.html
E falar "wine não é um emulador" realmente parece um pleonasmo, porem sua comparação me fez entender que você o estava tratando como um emulador...
O desempenho dele, é bem variado ( já que ele não é um emulador), existem aplicações que ele é mais lento, outras no mesmo nível, e também que ele é mais rápido que nativamente no windows, porem é claro, seriam ainda mais rápidos se nativos ao Linux, isso creio que é indiscutível.
Benchmark do wine:
http://wiki.winehq.org/BenchMark-0.9.5
http://www.guiadohardware.net/noticias/2007-10/471CB7E1.html

No mais, realmente, realmente precisamos de mais soluções nativas!!! E para os desenvolvedores a libwine pode ajudar bastante o tempo de produção e adaptação!!!

----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de User-ubuntu
Ubuntu 7.10 também foi destaque no Jornal Estado de Minas: O caderno de informática do jornal Estado de Minas, que sai toda quinta-feira também deu destaque ao lançamento da nova versão do Ubuntu. Pena que o conteúdo é restrito a quem assina o jornal, mas segue abaixo a íntegra da reportagem feita pelo pessoal do jornal:
Compatível e aberto
"Sistema operacional baseado no Linux lança hoje nova versão, com atrativos para uso doméstico"

A partir de hoje já está disponível para download gratuito a nova versão do Ubuntu, nas edições para servidor, desktop e também os alternativos Kubuntu e Edubuntu. O anúncio do novo sistema operacional baseado no Linux veio na esteira das novidades atraentes do sistema de código aberto, como sua área de trabalho em três dimensões, aprimorada para uma intensa experiência gráfica, pelo menos é o que garantem os criadores. “O processo de desenvolvimento do código aberto é um impulsionador da inovação, já que estamos sempre estimulados a desafios de aperfeiçoamento ininterrupto”, disse Mark Shuttleworth, co-fundador do Ubuntu. O sistema foi inspirado em um conceito sul-africano, traduzido literalmente como "humanidade para com os outros".

A aposta no avanço da plataforma rumo aos usuários domésticos, como o Informátic@ antecipou em setembro, é confirmada nas especificidades da versão 7.10. Sinais disso são os investimentos nas atualizações de segurança do sistema e integração facilitada a equipamentos plug-and-play e plugins do Mozilla Firefox, software livre de navegação na internet. O sistema de busca rápida, a partir da área de trabalho, é mais um ponto forte, segundo o co-fundador: “A idéia é que a pessoa possa procurar rapidamente qualquer arquivo, mesmo que ela não se lembre em que pasta o guardou”.

A possibilidade de integração mais precisa com outros sistemas operacionais é um fator que pretende somar pontos e aumentar o número de novos adeptos: “Usuários que trabalham com Mac OSX e Windows poderão instalar o nosso sistema”, garante Shuttleworth. Além disso, o suporte técnico on-line também cerca as dúvidas dos usuários, com a gama de novos recursos, todos gratuitos, de acordo com a filosofia do sistema. “O Ubuntu 7.10 reúne vários softwares livres e de código aberto disponíveis em um ambiente estável e robusto que simplesmente funciona", diz Jane Silber, diretora de operações da Canonical, empresa britânica que patrocina comercialmente o sistema.

As inovações no servidor são basicamente aprimoramentos na funcionalidade e gerenciabilidade, segurança proativa e compatibilidade de hardware, além da criação de uma plataforma rápida de implantação para desenvolvedores e empresas. O desenvolvimento da nova versão envolveu especialistas em mais de 20 países, integrando Europa e Estados Unidos. Já é possível baixar o sistema e configurá-lo em língua portuguesa.

Isso graças ao trabalho da comunidade Ubuntu Brasil, segundo um dos colaboradores, o curitibano Rafael Proença. Durante os seis meses de desenvolvimento do sistema, um grupo de voluntários fez a tradução dos softwares, por meio de uma ferramenta on-line. O Ubuntu é o sistema operacional mais utilizado por brasileiros, com a plataforma Linux, segundo Proença. Ele atribui o dado à interface e funcionalidade do sistema, que já é voltada para o usuário final, enquanto outros sistemas de código aberto trazem uma primeira impressão de “algo inacabado”: “O Ubuntu é um sistema que vem polido, apresentável. Já vem pronto”.

Para baixar: www.ubuntu.com

Um abraço a todos!
http://sdzecarlos.blogspot.com/
Comentário de Orion_X11
Contradições e Recaídas:
Acho q um dos maiores problemas das supostas pessoas que se dizem livres é essa mania de ficar comparando Linux com "Ruindow$". Quem faz isso é porque não é liberto de fato. Quem é que está ligando para besteirinhas que brilham? Ao invés de melhorar a comunicação faz é atrapalhar. Qdo estou conversando com alguém via pidgin e o outro está usando M$n, a primeira coisa q faço é pedir para desativar aquela irritação de letrinhas bonitinhas. E além do mais, já formatei todo o meu HD há muito tempo e joguei o "Ruindow$" há muito tempo no lixo ele já deve ter virado gás metano. Vamos parar de comparar Linux com o outro. Linux é outro sistema operacional totalmente diferente e ninguém está preocupado em imitar um SO inferior. Fala isso que vc disse lá no Freenode > #debian para ver se vc não é linxado lá. :-)
Comentário de edempoa
Boa: “O processo de desenvolvimento do código aberto é um impulsionador da inovação, já que estamos sempre estimulados a desafios de aperfeiçoamento ininterrupto”

Muito boa a frase. Ah, coisas que só quem usa SL pode entender... =D

Já esta aqui:

"...outros sistemas de código aberto trazem uma primeira impressão de “algo inacabado”.

Que que ele quis dizer? Usuário avançado gosta de usar sistema feito pela metade??? Essa doeu... =P
Comentário de tenchi
Na cova dos leões: # Ele atribui o dado à interface e funcionalidade do sistema, que já é voltada para o usuário final, enquanto outros sistemas de código aberto trazem uma primeira impressão de “algo inacabado”: “O Ubuntu é um sistema que vem polido, apresentável. Já vem pronto. #

Coff Coff... Ainda bem que no mundo existem diferentes opiniões...
O Ubuntu é uma das melhores distros para o usuário iniciante - tá, e não-iniciantes - atualmente, mas dai dizer que o sistema já vem "pronto", só se for um leigo mesmo.
Porque? Pois depois que você instala deve instalar trocentos pacotes para que as coisas "realmente funcionem", tipo codecs, programas extras, etc. Além dos pacotes de desenvolvimento, compiladores, etc., pois querendo ou não, no Linux você ainda deve "botar a mão na massa" de vez em quando. Seja Ubuntu ou Gentoo (hey, isso rima!).

As distros realmente completas são, na minha opinião, as clássicas, como o Fedora, Debian e Mandriva. Instalou, tem tudo que precisa.

O engraçado que o pessoal esquece quem desenvolveu a tal da interface, quem escreveu o tal de editor de textos, o tal do navegador... hauahua Mas é um bom incentivo.

No jornal da minha cidade, Maringá, saiu esses tempos atrás (02 de maio) um mini-tutorial de instalação do Ubuntu e do Kurumin. Eu achei aquilo simplesmente demais - no sentido positivo da coisa... hauah

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de tenchi
Lógica da comparação: Que ( Linux != Windows ) eu sei, mas falar que não podemos comparar os dois é demais ;-)
Os dois são atualmente concorrentes no Desktop. São duas opções para o usuário. Um quer manter o posto de sistema dominante e outro quer ficar mais popular, conseqüentemente tentando retirar o posto do anterior.
Sendo assim, o usuário deve verificar qual dos dois se sai melhor em vários aspectos. Isso é comparar.
Só quis dizer que o aspecto "instalação de softwares" e "segurança" não estão no topo da lista de prioridade do usuário Windows - se é que isso não parece óbvio hauahuahau.

"Segurança? Ficar lembrando de um monte de senhas? Se entrar um vírus no meu PC eu formato e reinstalo tudo. Ou melhor, meu vizinho técnico em computador instala."

Um desktop deve ser amigável. Não só na aparência, deixo claro. As interfaces que temos hoje ganham em disparado da Interface do Windows, em minha opinião - se bem que o KDE é bem melhor que o GNOME hauah. Mas ainda não oferecem atrativos para o usuário.
Desktop 3d? Customização total? "Mas eu só quero acessar o orkut, conversar no MSN e jogar meu joguinho 'sussegado'".

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Wallacy
Acredito que isso é efeito: Acredito que isso é efeito de uma popularização muito rápida do ubuntu, que em minha opnião se deu mais pelos "CDs gratuitos" (a primeira vez que ouvi falar dele foi por causa deles), que pela qualidade da distribuição em sí, existem muitas distribuições boas alem do ubuntu (na minha opnião o opensuse e o mandriva são mais fáceis para o usuário iniciante...)... Hoje vemos muitas pessoas falarem que ele é a melhor distribuição, sem ao menos terem usado outras, 3 colegas meus, vieram me dar uma "bronca", porque eu não usava ubuntu, (achei o cumulo)
Me falaram que ele era isso, aquilo (e olha que sempre instalo as novas versões dele para conferir), em fim, depois perguntei pra eles, qual as outras distros que eles usaram, e não é que os 3 tinham o ubuntu como sua primeira distro, dai comentei um pouco mais sobre outras distribuições que eu conhecia, para eles verem que não é bem assim...
É uma boa distribuição, mais acho um pouco falta de consideração com as outras distribuições algumas considerações que são feitas em relação ao ubuntu, até uma vez vi em um forum um usuário atribuindo a existencia do desktop 3d a ele, e um outro falando que o apt não seria nada se o ubuntu não existisse... hehe, é cada um que aparece, felizmente com o amadurecimento da distribuição, estamos vendo o amadurecimento de muitos usuários!

----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de jczucco
Sobre a questão do: Sobre a questão do gerenciador de downloads, experimente essa extensão do Firefox:

https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/201

Não fica devendo nada ao flashget.

Sobre CAD: me diga que as pessoas que você conhece que usam AutoCad e pagaram a sua licença para uso. Software especializado e desenvolvido para o sistema operacional X, você é obrigado a rodar o sistema operacional X, não tem jeito. Mas chega de ficar dando desculpa que não migrou por causa de AutoCad; Até parece que se a AutoDesk fizesse um CAD para Linux, todo mundo migraria para Linux.


Jeronimo Zucco
http://jczucco.blogspot.com
Comentário de Wellington
proz: Conhece o prozilla? é linha de comando, mas tem suporte a múltiplos downloads da mesma fonte como no flashget. É só uma sugestão caso não conheça.
t+
Comentário de Ricardo Igor procopio
Linux não será cópia do Windows: Galéra, a respeito dos programinhas cheios de frufru igual o MSN cheio de coisas pulando, não fazem realmente tanta diferença. Isso digo por experiencia. Minha Irmã é leiga em informática, usa apenas para baixar as fotos da camera, escutar musica, e assistir filmes. Ela usa msn, orkut e essas coisas que usuario padrão tanto da valor. Desde a primeira vez que ela usou linux no meu pc passou a gostar do sistema. Hoje ela tem um pc em que ela me pediu para que eu instalasse o Linux em dual boot com o XP. Salvo que ela usa o XP só para baixar as fotos do seu celular. Ela usa tranquilamente o pidgin e não reclama de nao ter uma porção de desenhos pulando na tela. Ela sem conhecer absolutamente nada do sistema ou de sistema instalou os plugins para assitir filme no Ubuntu 7.04, isso sim é um sistema simples. Afinal um usuario leigo conseguiu resolver seus problemas. Agora existem usuario preguiçosos que preferem pedir ao visinho para instalar tudo. No Linux, basta a pessoa ser no minimo curiosa e pronto. Tudo resolvido. Sequer instalar driver de video é necessário, o proprio sistema ja reconheçe o video e pergunta se o usuario quer ativar. A grande verdade eh que no dia que um usuario básico de Windows não tiver alguem do lado para resolver as cagadas que ele faz ela vai ficar sem pc e isso é sério nem a propria Microsoft se preocupa com esse tipo de usuario, ja li respostas da Microsoft à usuarios que são bastante engraçadas, só falta chamar o cara de troxa. Afinal, por mais que tudo fique cada vez mais facil, até no Rwindows se faz necessário que o usuario entenda oque esta fazendo. Cada um paga seu preço, se alguem tem preguiça de pensar paga para outro pensar. NO linux ainda vc tem a facilidade de pesquisar em foruns. Agora falando em Photoshop, Corel e companhia. Eu sou Design Gráfico, trabalho em uma E-comerce e minha maquina é 100% linux só uso Software Livre. Um profissional de verdade não é preso à ferramenta alguma. Ele se adapta, porque tecnica é igual, os softwares são apenas ferramentas.
Comentário de laurocesar
Não acredito que seja isso...: O Ubuntu a meu ver é o mais simples para instalar e sair usando, ou seja, para usuário leigo, que precisa de 1 navegador, 1 mensageiro eletrônico, 1 pacote de escritórios, 1 programa gráfico, etc. Tudo isso em apenas 1 cd e ainda por cima live (vc pode experimentar primeiro sem instalar), além disso tudo é muito bem organizado e simples.

Usei o Ubuntu desde a versão 5.04 e sempre baixei minhas isos pela internet, embora tenha recebido algumas pelo correio. Quanto a compiladores, etc, o usuário leigo nem sabe o que é isso, portanto não serve como parâmetro. Outra coisa, a instalação/manutenção/atualização de programas do Ubuntu é mais simples e rápida que no OpenSuse e Mandriva. Estas duas distros tem painéis de controle bem mais completos, mas usuário leigo não mexe muito nisso, usuário leigo quer apenas usar, não quer ficar configurando.

Estou usando o Mandriva 2008.0 atualmente e gostando muito, tirando o fato do cups não ser instalado por default usando o Live cd e um probleminha na demora ao fechar uma sessão o restante está ótimo, como muitas pessoas tem dito (e excetuando-se o problema com o cups), após a instalação o desktop está pronto para o uso.
Tenho o OpenSUSE instalado em outra partição, mas usei-o muito pouco, mas acho que pra usuário leigo o Mandriva está mais simples e organizado: embora o MCC não seja tão completo quanto o Yast 2, ele parece bem mais simples e organizado.

Um abraço.




=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de pmarc
A folha copiou o Estadão =]: Augusto e demais.

Ia escrever ontem, mas acabou não dando.
O Caso é que a Folha foi pautada pelo Estadão, que publicou matéria sobre o Ubuntu na segunda, no mesmo caderno em que citava problemas com o Vista =]

O caderno chama-se LINK, e a matéria está aqui.

Comentário de Wallacy
Pois é, eu já tenho uma: Pois é, eu já tenho uma opnião diferente sobre isso, por exemplo, as vezes o instalador dele não da a opção de redimensionamento da partição, somente usar ela por completo, as outras distros tambem vem com esses itens que você citou, (em 1cd), experimentar o live cd é uma boa (o opensuse vai lançar o live do 10.3 em breve) mais ele é muito lento, não acho que a instalação/manutenção/atualização seja mais simples e rápida, sim o apt é mais rápido para atualizar repositórios etc , mais uma das características dos pacotes rpm são os patchs, quando vai atualizar o programa só baixa o que foi modificado, logo menos tempo de download alem disso, ele faz isso digamos "ao estilo windows update", tudo minimizado na tray, tanto a atualização dos repositórios quanto a atualização, (obvio que ele avisa que tem atualização e pede a senha)... e atualização é algo mais rotineiro que instalação de programas para esses mesmos usuários. O usuário não fica configurando, como já citado, geralmente ele chama o vizinho, o problema é se ele quizer fazer isso, chegar lá não achar sua opção gráfica, e descobrir que tem que mecher com linha de comando, falei aquilo justamente pois vejo muito mais pessoas recorrerem ao terminal no ubuntu que nas duas distribuições que citei, pessoalmente já tive mais problemas nele que em outras, distribuições...... .....

Mais ai já estamos entrando em opnião pessoal né... não vale a pena discutir isso, sobre os cds gratuitos, ainda acho que foram um impulsionador, a um tempo atrás, sempre ouvia falar "ubuntu"+"free cds" toda hora... eu realmente acho ele uma boa distribuição, também tenho ele aqui, mais o fato de ser uma das distribuições mais usadas no brasil (tão rapidamente), ao meu ver se deve mais aos free cds que a qualidade da distribuição, que sim, é ótima, mais também tem outras boas....

T+.

----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de edempoa
Eu também gosto muito do: Eu também gosto muito do DownThemAll, nunca senti falta de nada.
Comentário de edempoa
Ele deve ser um daqueles: Ele deve ser um daqueles usuários que só utiliza software livre, daí o Ubuntu é completinho para ele, mas falar uma frase dessas dando a entender que o Ubuntu é completo para qualquer usuário é fazer propaganda enganosa descarada.

O Ubuntu é um ótimo sistema e não precisa disso para se promover.
Comentário de HOOG
AMSN: Pra quem sente muita falta do MSN Messenger. Dê uma olhada no AMSN http://www.amsn-project.net/

Comentário de laurocesar
Ele quem?:
=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de nemesis
"Agora ele é compatível: "Agora ele é compatível com o sistema de arquivo usado pela Microsoft, o NTFS. Por isso, ao instalar, você não precisa ter medo de apagar o disco inteiro e perder tudo."

e se der algum pau na hora de gravar o grub na MBR? matéria errônea...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de edempoa
Esse Rafael Proença que: Esse Rafael Proença que trabalhou na tradução (ótimo trabalho por sinal).
Comentário de Wallacy
E também deu a entender que: E também deu a entender que antes não era capaz de redimensionar discos com partição ntfs, ou instalar o ntfs-3g ....
Sobre o grub, não reparei se o ubuntu testa... ele testa se a gravação na mbr foi bem sucedida, e se vai dar boot corretamente? Se não é um grande vacilo!!!

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004