Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Tutoriais de Alfabetização Digital com OpenOffice.org, Gimp e Composer

O texto da Professora Malu Pinto foi enviado a mim pelo Gustavo Mazzariol. Os links para os 4 tutoriais em PDF estão no início na página.

“Uma das questões que mais me preocupa é o fato de nossos alunos terem um processo de aprendizagem tecnológica fragmentada, acharem que sabem tudo quando na verdade sabem, e muito bem, usar poucos recursos desta tecnologia e resumirem este pouco para suas vidas fora do cotidiano escolar. Ao se depararem com novas situações é que irão dar-se conta de que não sabiam, porque não lhes foi ensinado. Temos em nossas mãos o capital humano a ser trabalhado e temos a tecnologia, com todas as dificuldades encontradas, como máquinas que deixam de funcionar, de salvar documentos, de apagar arquivos, são muito lentas, entre outras, mas isto não é motivo para barrar a vontade de aprender e de ensinar. Outra questão que também é preocupante é o fato de que, se não explorarmos pedagogicamente esta tecnologia e nosso raciocínio diante dela, iremos, sem dúvida nenhuma, “emburrecer” nossas mentes e as mentes de nossos alunos. Este projeto visa à inclusão digital e para tal é necessário que ocorra uma aprendizagem no uso de ferramentas, programas e aplicativos. Diante disso, propus que no 1º semestre, quando houvesse uma substituição, os alunos teriam acesso ao estudo de quatro programas do Sistema Operacional Linux que são: OpenOffice-Texto, OpenOffice-Desenho, Gimp e Composer.

O programa OpenOffice-Texto é destinado ao trabalho de redações e formatações de textos e tabelas simples. É um programa de fácil acesso, principalmente para quem já tem um conhecimento de outro programa do Windows, o Word, apesar dos vícios e costumes que adquirimos e que não queremos nos desfazer. É um programa mais lógico e mais dinâmico, basta que tenhamos a mente aberta para aprender.
” Veja o texto completo em EMEF Vila Monte Cristo - Professora Malu Pinto - Alfabetização Digital.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ricardomoc
Beleza: Muito bom! Serve como guia para quem está começando. A informação certa, sem exageros, para não desorientar o aprendiz. Gostei tanto que vou utilizá-lo no meu dia a dia. Parabéns!
Comentário de bebeto_maya
__Isso é muito importante,: __Isso é muito importante, pois a atitude está partindo de fora da comunidade...De um pessoa que trabalha em outro setor, que não o de informática, ou seja, estamos esturando a bolha e explodindo o micro cosmos, que é o Software Livre.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004