O texto da Professora Malu Pinto foi enviado a mim pelo Gustavo Mazzariol. Os links para os 4 tutoriais em PDF estão no início na página.
Uma das questões que mais me preocupa é o fato de nossos alunos terem um processo de aprendizagem tecnológica fragmentada, acharem que sabem tudo quando na verdade sabem, e muito bem, usar poucos recursos desta tecnologia e resumirem este pouco para suas vidas fora do cotidiano escolar. Ao se depararem com novas situações é que irão dar-se conta de que não sabiam, porque não lhes foi ensinado. Temos em nossas mãos o capital humano a ser trabalhado e temos a tecnologia, com todas as dificuldades encontradas, como máquinas que deixam de funcionar, de salvar documentos, de apagar arquivos, são muito lentas, entre outras, mas isto não é motivo para barrar a vontade de aprender e de ensinar. Outra questão que também é preocupante é o fato de que, se não explorarmos pedagogicamente esta tecnologia e nosso raciocínio diante dela, iremos, sem dúvida nenhuma, emburrecer nossas mentes e as mentes de nossos alunos. Este projeto visa à inclusão digital e para tal é necessário que ocorra uma aprendizagem no uso de ferramentas, programas e aplicativos. Diante disso, propus que no 1º semestre, quando houvesse uma substituição, os alunos teriam acesso ao estudo de quatro programas do Sistema Operacional Linux que são: OpenOffice-Texto, OpenOffice-Desenho, Gimp e Composer.
O programa OpenOffice-Texto é destinado ao trabalho de redações e formatações de textos e tabelas simples. É um programa de fácil acesso, principalmente para quem já tem um conhecimento de outro programa do Windows, o Word, apesar dos vícios e costumes que adquirimos e que não queremos nos desfazer. É um programa mais lógico e mais dinâmico, basta que tenhamos a mente aberta para aprender. Veja o texto completo em
EMEF Vila Monte Cristo - Professora Malu Pinto - Alfabetização Digital.