Este artigo do MadPenguin explica por que o seu autor decidiu trocar de volta o Beryl pelo Metacity - efetivamente retornando do mundo dos efeitos visuais 3D para o desktop "tradicional". As razões apresentadas são relativamente pragmáticas, mas ele mesmo lembra de um forte argumento a favor dos desktops 3D atuais: eles despertam a curiosidade de novos usuários para o Linux.
Eu também continuo usando o desktop 2D no dia-a-dia, e às vezes configuro o Beryl quando estou na rua, e por isso tenho que usar apenas o display do próprio notebook. E você?
Saiba mais (madpenguin.org).
Desde que passei a usar resoluções além da 1024x768, nunca mais maximizei janela alguma. É uma área muito grande para apenas uma aplicação. Daí a vantagem do "foco segue o mouse". Mas como usar uma janela que está semi-escondida por outra janela acima dela? Uma função do Beryl permite que todas as outras janelas fiquem transparentes, abrindo o espaço.
A questão do cubo realmente é supérflua. Mas o metacity não dá opção de passar diretamente do desktop 4 pro 1 pelo teclado, pelo menos não encontrei esta configuração.
A vantagem dos desktops 3D para mim está mais ligada a uma maior facilidade para alternar entre as aplicações abertas.
?u vi ?atas liberan softvaron? Do uzu liberan lingvon!!! Aprenda esperanto!