Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Trocando o desktop 3D de volta pelo desktop 2D

Este artigo do MadPenguin explica por que o seu autor decidiu trocar de volta o Beryl pelo Metacity - efetivamente retornando do mundo dos efeitos visuais 3D para o desktop "tradicional". As razões apresentadas são relativamente pragmáticas, mas ele mesmo lembra de um forte argumento a favor dos desktops 3D atuais: eles despertam a curiosidade de novos usuários para o Linux.

Eu também continuo usando o desktop 2D no dia-a-dia, e às vezes configuro o Beryl quando estou na rua, e por isso tenho que usar apenas o display do próprio notebook. E você?

Saiba mais (madpenguin.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Xisberto
Eu tenho usado o desktop 3D: Eu tenho usado o desktop 3D não pela beleza em si, mas sim por funções que facilitam o uso do computador.

Desde que passei a usar resoluções além da 1024x768, nunca mais maximizei janela alguma. É uma área muito grande para apenas uma aplicação. Daí a vantagem do "foco segue o mouse". Mas como usar uma janela que está semi-escondida por outra janela acima dela? Uma função do Beryl permite que todas as outras janelas fiquem transparentes, abrindo o espaço.

A questão do cubo realmente é supérflua. Mas o metacity não dá opção de passar diretamente do desktop 4 pro 1 pelo teclado, pelo menos não encontrei esta configuração.

A vantagem dos desktops 3D para mim está mais ligada a uma maior facilidade para alternar entre as aplicações abertas.

?u vi ?atas liberan softvaron? Do uzu liberan lingvon!!! Aprenda esperanto!
Comentário de victorbenso
Amadurecimento: No meu ponto de vista, os efeitos 3D proporcionam melhoria na produtividade. Mas o ponto mais importante está justamente na curiosidade que ele desperta. Tanto usuários novos como usuários mais experientes não conseguem ocultar a cara de admiração ao manejar um compiz bem configurado, ou mesmo quando conseguem configurá-lo de forma satisfatória em seu PC. Ou melhor ainda, quando estes usuários começam a divagar a respeito de quais features seriam interessantes, quando resolvem contribuir para o projeto então, perfeito, missão cumprida.

O sistema ainda carece de algumas melhorias pois alguns crashs eventuais acabaram me convencendo a usar o 2D para trabalhar e o 3D para apresentações ou demonstrações (com a idéia óbvia de impressionar o pessoal).

Acredito que os desktops 3D não serão uma moda passageira, progredindo no ritmo atual de desenvolvimento obviamente contribuirão de várias formas para a propagação do fenômeno GNU/Linux, seja pela usabilidade, pela praticidade, pelo aumento da produtividade, pelo pessoal competindo para ver quem tem um Desktop mais bacana.
Comentário de Credo
Credo!: 1024x768 é uma área muito grande para uma aplicação? Credo!
Abro meu eclipse no meu monitor 17 com 1200x1024 e acho pouco ainda, pois vejo amigos com monitor de 19 e resolução ainda maiores...
Não concordo com que seja muito não...

Agora... o Desktop 3D tem suas vantagens, mas a grande maioria é viadagem mesmo ehehehe
O cubo é algo realmente útil, vc pode mover janelas e manter programas abertos em faces diferentes... a idéia foi de boa!
Outro efeito que utilizo bastante é a transparencia, mas isso não acho que tenha a ver muito com 3D...
Também aquele plugin que informa o tamanho da janela ao redimensionar... muito bom ele!
O plugin que agrupa janelas tem lá sua utilidade também, mas em pensar que você pode fazer isso com o cubo, ele fica meio sem função, sendo uma duplicidade (no meu ponto de vista) de recurso.
O recurso de Zoom do desktop é show de bola e muito util!
Aquele pingo de agua também fica algo muito bom (e discreto) para se utilizar ao receber um novo e-mail (por exemplo).
Os efeitos ao manipular janelas são legais, porém não existe uma funcionalidade real para eles né...
O efeito que o 3D da ao desktop geral (barra de titulos das janelas) torna (no meu ponto de vista novamente) o gnome menos feio e poluido.

Comentário de vianna
Uso os 2: Uso tanto 2D quanto 3D , depende.
No Mandriva 2008 ligar ou desligar o Desktop 3D é facil e rápido, portanto, quando vou usar algo pesado como o VMWare virtualizando outro sistema , desligo o 3D. Fora isso, prefiro usá-lo, pois além de ter funções realmente produtivas como alternar de área de trabalho ou janela, usando o teclado e transparencias que permitem ver atrás de uma janela aberta sem ter de minimizar ou fechá-la, realmente sou daqueles usuários que valorizam a estética, a beleza. Sou assim com minhas roupas, minha casa, minha aparência pessoal e sou assim também com meus computadores. E no quesito beleza, o Linux com Compiz Fusion dá de 10 no Windows Vista.

Comentário de hamacker
Mesmo os recursos 2D é: Mesmo os recursos 2D é dificil quem use todos, o recurso de desktops virtuais, enrolar (shade) e sempre no topo são bastante úteis, mas como a maioria dos usuarios migra do windows, voce ve eles se contorcendo quando tem muitas janelas simultaneas. Idem para as teclas de atalhos.

Muitos recursos como 3D sao super bacanas, como super+2 e aplicar um zoom no browser quando ocorre algum problema na pagina e os caracteres ficam pequenos, janelas magneticas para grudar as ferramentas do gimp à janela de edição da imagem, a transparencia para subtamente voce dar uma olhada naquele wget que deixou no terminal e assim por diante. Tem as firulas como peixeis dentro cubo, escrever com fogo que não servem para nada senão impressionar, mas impressionar faz parte tambem.
Comentário de thiagoaraujos
A utilidade real do compiz: A utilidade real do compiz tá no seguinte, além de aproveitar o poder do seu hardware de vídeo, e utilizá-lo da melhor forma possível:

Efeitos de minimizar, como o da lâmpada magica, dão uma boa indicação visual de onde a sua janela tá indo... os mais simples, como o fade, se usados pra outros eventos também dão um toque especial ao desktop. O minimizar original do Gnome (com aquelas bordas pretas) é feio, "unpolished" e mal feito na minha opinião.

Plugins como o "desktop wall" e o "expo" são realmente úteis. Já o cubo é enjoativo e nada prático... os efeitos de "girar o cubo" com o mouse não tem outra "utilidade" que não seja brincar. O expo dá uma visão das suas áreas e permite organizar de maneira coerente e prática o seu trabalho. Assim como o desktop wall dá uma indicação visual que a área de trabalho mudou, como se realmente existisse um monitor virtual ao lado do seu, ou embaixo.

Outros que eu gosto são o "exposé" e os demais efeitos pra mudar de janela, que com um certo costume e muitas janelas abertas melhoram a situação. Tem outro plugin bastante útil que dá a opção de ordenar suas janelas em cascata, ou lateralmente... essa é uma feature perdida do tempo do windows 3.11 que realmente era útil e sumiu dos sistemas modernos.

Do resto dos efeitos, a grande maioria é frescura, e faz as pessoas mais sensatas perguntarem "pra quê isso??"
Comentário de aliverwar
Acho que ai já depende,: Acho que ai já depende, pois escrever com fogo ou mesmo lapis no compiz pode ser bem útil para deixar recados, coisas rápidas, além de também impressional, sei que boa parte é frescura, mas se considerarmos que a idéia do desktop3D é de ser visual então é possível considerar cada efeito associado a um tipo de mensagem ou bip, o que é bom para avisos, além de tudo deixar o gnome menos feio.
Comentário de Thiago Paes
Eu acostumei a deixar: Eu acostumei a deixar habilitado no meu notebook, que é a única máquina que uso praticamente 24hs por dia, mas configurado de forma a melhorar - na minha opinião - a própria usabilidade do sistema.

Acredito que os efeitos 3D e as demais configurações do Beryl/Compiz Fusion, também possam ser utilizados para essa funcionalidade, ao invés de apenas efeitos e outras coisas.
Comentário de Elias Amaral
pessoalmente, tenho voltado: pessoalmente, tenho voltado para o desktop 2D por que nao existe nenhuma configuração ótima de drivers e desktops 3D aqui. eu tenho uma placa ati, e minhas opcoes são:

- driver open source ati + compiz fusion, com suporte fraco à aceleração 3D (ruim para os jogos)
- driver proprietario fglrx + xgl + compiz fusion, o xgl deixa as coisas aqui muito instáveis e buga o teclado, mas o fglrx só funciona com xgl.

o natural seria usar o driver ati, mas eu não consigo fazer nenhum jogo 3D rodar bem com ele. (minha placa é uma radeon 9550)
Comentário de hamacker
Instala o fusion-icon e voce: Instala o fusion-icon e voce poderá usar o 3D, e quando for jogar vai ate a bandeja onde estará o fusion-icon e manda trocar o WM. Ele mudará dinamicamente num piscar de olhos. Se utiliza o Ubuntu nem precisaria disso, é só ir em preferencias->aparencia e desativar o compiz.

Tambem o driver recente da ATI está trazendo suporte ao AIGLX, resta saber se sua placa entra na relação das que foram abençoadas pela AMD.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004