Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Skavurzka! Revista Info critica a prática de traffic shaping "por baixo dos panos"

A coisa está russa para os assinantes de banda larga brasileiros que gostariam de usar livremente a velocidade de acesso que contrataram: são cada vez mais comuns as acusações de que as operadoras estariam limitando a velocidade de algumas aplicações específicas, como os serviços P2P, mesmo sem nenhum suporte a este tipo de imposição nos contratos e termos de serviço.

E as reclamações chegam longe no que diz respeito à imagem destes provedores. Hoje foi a vez da Sandra Carvalho (diretora do Núcleo de Tecnologia da Editora Abril) publicar em seu blog uma crítica ao posicionamento das operadoras. Reproduzo na íntegra, acrescentando um link:


As queixas de traffic shaping andam se multiplicando nos fóruns da web, com direito até a protesto em vídeo no YouTube.

Aqui na INFO nós nunca conseguimos comprovar traffic shaping por A mais B. Essa é uma área escorregadia por definição. São tantas as variáveis em banda larga que podem prejudicar o tráfego dos dados, das configurações de um roteador e à velocidade momentânea da própria internet, passando por interferências de sistemas operacionais, aplicativos e firewalls, que é dificílimo caracterizar gargalos de banda localizados aqui e ali como resultado de uma intenção deliberada de restringir P2P e VoIP de forma generalizada para os usuários de banda larga.

É claro que as operadoras têm de ter o controle do volume de dados dos serviços de banda larga que vendem. Banda custa dinheiro, e elas não são a Madre Tereza de Calcutá. Nem teriam por que ser.

Agora, traffic shaping não é a ferramenta ideal para fazer esse controle, longe disso. Em primeiro lugar, interfere no direito do usuário de usar sua banda como quiser; em segundo lugar, os contratos de banda larga no Brasil, até onde eu sei, não prevêem traffic shaping.

Seria melhor apelar para o controle nas quotas de tráfego previsto em muitos contratos. Se alguém passou da cota comprada, que pague por isso ou fique com velocidade mínima até a virada do mês. Seria muito melhor que deixar os internautas suspeitando que há traffic shaping por baixo do pano...


Saiba mais (info.abril.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de miguel
Ah a INFO..: "Aqui na INFO nós nunca conseguimos comprovar traffic shaping por A mais B. Essa é uma área escorregadia por definição."

Claro, se a INFO conseguisse provar alguma coisa, ai que agente poderia se surpreender. Coloca no Google: "virtua Traffic Shaping torrent". Pronto! Vocês "jornalistas" têm acesso a centenas de usuários de fóruns e afins reclamando. Inclusive, EU sou vítima do traffic shaping da NET. É só entrar em contato com os usuários dos fóruns, levantar a bunda da cadeira e visitar os pobres clientes, pois é isso que jornalista tem que fazer. É assim que se faz, investiga.

"São tantas as variáveis em banda larga que podem prejudicar o tráfego dos dados, das configurações de um roteador e à velocidade momentânea da própria internet"

É piada, né? O que seria "velocidade momentânea da própria internet"? A internet tem velocidade própria? Quanto que é?

"Seria muito melhor que deixar os internautas suspeitando que há traffic shaping por baixo do pano..."

Suspeitando não, é FATO.

Minha opnião é que a NET vendeu mais Virtua do que cabe nos links dela, e agora tem que pisar no freio dos clientes.


Comentário de Luís Abeid
Fiz a pesquisa supracitada e: Fiz a pesquisa supracitada e encontrei como primeiro resultado:
How To Encrypt BitTorrent Traffic
http://torrentfreak.com/how-to-encrypt-bittorrent-traffic/

Seria algo para enganar a NET, no caso.

Alguém já utilizou?


Comentário de Patola
Fato? Não é bem assim...: Meu amigo, não é bem assim. Sou tão prejudicado quanto você, uso Virtua também, mas "fato" seria ter uma equipe de especialistas na rede da Virtua achando o script/programa de traffic shaping com os ajustes. Até então, é só uma suspeita, embora forte (e realmente outros fatores podem contar, inclusive de forma generalizada para todos os usuários). E uma revista tem que saber diferenciar isso muito bem. A Info está certa.
Comentário de sapere aude
Criptografia + porta 1720: Também escutei reclamações sobre TS do Vírtua em Brasília. Uma dica que apareceu na discussão foi usar a porta 1720 (ou 1620, não me lembro bem) com criptografia. Essa porta é a utilizada pela solução VoIP da Net, e parece não sofrer bloqueio algum.

Infelizmente não posso testar, pois não uso Vírtua, mas talvez essa dica possa ajudar alguém.
Comentário de Morvan
Assinante da NET Fortaleza :(: ... e posso mostrar, fatualmente, o "Traffic Shape" deles: dê um NMap -p [portas do Torrent, toda a faixa] e veja o resultado: quer dizer, para ler imêil, o serviço é ultra-caro. Talvez eu deva fazer um contrato específico para baixas (downloads)!
Quanto a essa porta citada (1720), veja:

=>nmap -p 1720 netbandalarga.com.br

Starting Nmap 4.11 ( http://www.insecure.org/nmap/ ) at 2007-05-19 08:49 BRT
Interesting ports on ns01.netbandalarga.com.br (201.12.118.2):
PORT STATE SERVICE
1720/tcp closed H.323/Q.931

Só que, no meu caso, ou eu contrato a NET ou a NET; é uma questão de opção (?), pois a minha região, mesmo central, não provê serviço xDSL com qualidade aceitável.

Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de dopp0
Se a INFO algum dia for: Se a INFO algum dia for séria, com certeza fariam isso.
Mas pra eles é melhor citar um probleminha acolá do que fazer uma reportagem investigativa do problema.

Se não está em contrato e existe TS, é CRIME. Nem a cláusula de garantia de 10% de velocidade pode justificar isso. TS é sabotagem, se eu comprei um carro 1.8 nao justifica ele ser 1.0 quando quero ir pra praia.
Comentário de Sergio
Fiz os testes acima para o: Fiz os testes acima para o Velox e o AJATO e vejam abaixo:

~$ nmap -p 1720 veloxzone.com.br

Starting Nmap 4.20 ( http://insecure.org ) at 2007-05-19 10:43 BRT
Interesting ports on Se3-1.BDEA-BA-ROTA-01.telemar.net.br (200.223.8.81):
PORT STATE SERVICE
1720/tcp closed H.323/Q.931

Nmap finished: 1 IP address (1 host up) scanned in 2.425 seconds
~$ nmap -p 1720 ajato.com.br

Starting Nmap 4.20 ( http://insecure.org ) at 2007-05-19 10:43 BRT
Interesting ports on 200-162-192-47.tva.com.br (200.162.192.47):
PORT STATE SERVICE
1720/tcp filtered H.323/Q.931

Nmap finished: 1 IP address (1 host up) scanned in 11.337 seconds

Comentário de Alexandre Maciel
Traffic Shape no Virtua? Imagina...: Um pequeno comentário meu sobre isso:

Minha namorada passou a usar o Kubuntu a pouco tempo, junto com o seu link Virtua super-rápido de 8MBps.

Quando ela usa o KTorrent para baixar arquivos, consegue algo entre 2 e 4KBps.

Usando o mesmo seed e baixando com o Azureus (que utiliza criptografia na transmissão de dados), ela faz algo como 150 a 200 KBps.

Outro exemplo, usando o aMule para baixar qualquer arquivo, demora uma infinidade para ela conseguir pegar o arquivo, quando pega, baixa a uma velocidade que não supera 1 KBps! (voltamos à era do fax-modem de banda larga).

Usando o eMule via Wine, que tem suporte a Protocol Obfuscation, ela atinge velocidades impressionantes de pelo menos 100 KBps. Incluse no fórum do aMule, tem uma solicitação para que eles incluam o Protocol Obfuscation porque "existem provedores, como o Virtua do Brasil, que fazem traffic shape" (olha só, somos exemplo lá fora).

Se isso não é traffic shape, eu sou a Rainha Maria Antonieta...
Comentário de Pierre Freire
Brasil Telecom também deve esta na lista: Eu também tenho sérios problemas com a BrTelecom.
Voip tem sido o principal, tenho link de 800kbs e as ligações de voip quando sao destinadas a Vono(GVT) que por coincidencia sao concorrente da BrTelecom ficam inconstantes.
Mas mesmo assim eu uso o VONO direto pelo telefone para nao ficar dependendo do link. Infelizmente pagamos e ainda passamos por estas situacoes.

Um dia muda.


Comentário de Morvan
Usando o eMule via Wine...: ... "impressionantes de pelo menos 100 KBps"... Impressiona mesmo; não se esqueça de que tem o "OverHead" da emulação. Que tal contatarmos a Info e mostrar - educadamente, sem dúvida - que temos dados que corroboram o TS (em bom português, RS (roubo de sinal - não é disso que são acusados os que fazem "gatos" ???). Imagino que esta prática criminosa pode ser enquadrada até mesmo como "constrangimento ilegal". Malgrado tenha estudado Direito (e abandonado) não posso afirmar peremptoriamente. Alguém da área jurídica pode nos dar uma ajudela.

Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de Douglas Augusto
Quando ela usa o KTorrent:
Quando ela usa o KTorrent para baixar arquivos, consegue algo entre 2 e 4KBps.

Usando o mesmo seed e baixando com o Azureus (que utiliza criptografia na transmissão de dados), ela faz algo como 150 a 200 KBps.


O KTorrent suporta transmissão criptografada, basta habilitar nas opções. O ideal seria fazer esse tipo de comparação pelo mesmo aplicativo.
Comentário de Alexandre Maciel
KTorrent vs. Azureus: O problema é que o KTorrent suporta criptografia apenas do cabeçalho, não da transmissão em si (ela tentou ativar a criptografia do KTorrent, mas obteve os mesmos resultados). Já o Azureus tem a opção de ativar a criptografia de cabeçalho, como o KTorrent, ou ativar a criptografia de toda a transmissão de dados (cabeçalhos + dados).

Isso pode ser verificado em: http://azureuswiki.com/index.php/Avoid_traffic_shaping

Outro link interessante é a lista de ISPs conhecidos por bloquearem tráfico do BitTorrent. A lista está em: http://azureuswiki.com/index.php/Bad_ISPs#Brazil
Comentário de dudous
Vamos divulgar: Uso velox e não estou sofrendo com o problema, no entanto já passei o protesto adiante.
Isso é inaceitável !!
Vamos fazer barulho e mostrar o que acontece quando não se tem o mínimo de respeito com seu cliente!
Que sirva de lição tanto pra NET quanto pra qualquer outra empresa.
Comentário de carachato
Ainda me lembro, quando: Ainda me lembro, quando muitos babavam a Virtua por oferecer banda larga á baixo custo...
... que venham as consequencias :P
Comentário de Carlos Mafort
Olá,: Olá,

Sou assinante da Vivax, aqui no ABC e numa tive problemas com o TS.

Na minha conexão de 512Kbps faço downloads a 60Kbps sem nenhuma dificuldade.

O problema é que a Vivax foi vendida para a NET.... logo estarão fazendo a integração dos sistemas e iso me dá medo... muito medo...

[]'s
Krusty
Comentário de usucapiao
Shaping é ilegalidade?: A NET não é da Globo?
Vender um produto e não entregar é crime não é?
Isso se aplica aos poderosos?

Pois bem me lembro que existe um certo documentário proibido em nosso país sobre essa rede de televisão sem vergonha!

(PS: Se a NET não for da Globo perdoem-me o engano, mas sei que eles tem um provedor a cabo...)

--
Não é fazendo ouvir a nossa voz, mas permanecendo são de mente que preservamos a herança h
Comentário de Clésio Luiz
Big TV: Aqui em João Pessoa, PB, uso a internet a cabo dessa BigTV. Uso o Ktorrent, e vejam só, depois da meia noite e até umas 9 da manhã o torrent funciona que é uma beleza. Já do resto do dia até meia noite fica de zero até uns 4KB/s. Interessante não? E a criptografia do Ktorrent não consegue enganar o provedor.
Comentário de Clésio Luiz
Gnutella: Curiosamente, o Gnutella não é bloqueado pela BigTV. Provavelmente por ser uma rede pouco conhecida. Sempre baixo na velocidade máxima da minha conexão. Mas o Amule coitado, não consegue passar pela malha fina.
Comentário de alexhubner
E o NET Virtua que queima seu roteador ou placa de rede?: Além do traffic shaping, o que me deixa P* da vida é a insegurança de se plugar alguma coisa na rede Virtua. Isso sim é uma bruta sacanagem:

http://www.cfgigolo.com/archives/2006/12/virtua_queima_roteadores_e_pla.html
Comentário de maiconfaria
Sou assinante da NET e não: Sou assinante da NET e não tenho do que reclamar, raramento baixo torrents... entretanto os serviços de ssh, transferências de dados etc, são excelentes.

Quanto as portas 688*, o fato do nmap retornar close não significa que elas estão fechadas, preocupante seria se o comando retornasse
filtered!

Agora tenho dúvidas sobre a legitimidade da reclamação, 99.99999% do trafego de p2p é ilegal, acho até razoável um bloqueio... assim, quem trabalha sério e usa a internet com fins legitimos não sai prejudicado por um uso irracional de banda de alguns !


Comentário de brain
Preconceito: Eu uso P2P a sério, profissionalmente e de forma legal todos os dias.
Comentário de Sonolento
Criptografia não adianta.: Essa é a novidade. Usuários (mais avançados) aqui da NET Porto Alegre estão reclamando que nem criptografar está adiantando.

Eu uso ADSL da Brasil telecom, já tive problemas, mas com criptografia adiantava. Agora parece que desistiram, por enquanto, de fazer TS.

Mas amigos meus tem reclamado que na Virtua, não adianta criptografar.

Devem estar impedindo grande número de conexões. Ou alguma outra forma. Não acredito que estejam quebrando a criptografia, não é impossível, mas inviável. Deve ser algo mais simples, como o número de conexões mesmo.

Mas acho que apesar de chato, isso não dura. Se durar, eles que aguardem um novo protocolo/método que contorne isso tudo.

Comentário de Morvan
Raciocínio tacanho: ..., sr. Maicon. Nada pessoal, por favor, mas o simples fato de "... 99.99999% do trafego de p2p é ilegal, acho até razoável um bloqueio... " não consubstancia, lógica e / ou juridicamente, o direito(sic) de uma Operadora / Provedora vender um serviço e o constranger, sob qualquer pretexto. Pelo seu raciocínio, o Governo poderia, por exemplo, fechar algumas estradas; sabe-se que nelas trafegam alguns criminosos, logo... Quer dizer, os cidadãos teriam de se conformar, pois a estrada está "contaminada".
Ademais, esta prática desleal (TS, ou, grifo meu, RS (Roubo de Sinal) é "um verdadeiro tiro no pé". O usuário acaba passando mais tempo tendo que recorrer a serviços "legais", como o HTTP. Sou assinante da NET, como disse antes, TV e Internet "Costas Largas". Se quiser que minha placa de RTV capte sinal da CaboTV, terei que pagar o "ponto adicional" - dentro do meu domicílio! Quantos pesos, quantas medidas? Para baixar, "legalmente", o meu Fedora TestX, tive que passar bem mais tempo, por exemplo. Torrent a 4Kb/s é insuportável.
Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de popolony2k
Será que ....: ...não existe um problema no seu cabeamento ?

Ou esse problema afeta mais gente ????


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Douglas Augusto
Mas amigos meus tem:
Mas amigos meus tem reclamado que na Virtua, não adianta criptografar.

Devem estar impedindo grande número de conexões. Ou alguma outra forma. Não acredito que estejam quebrando a criptografia, não é impossível, mas inviável. Deve ser algo mais simples, como o número de conexões mesmo.


Pelo o relato do colega Alexandre Maciel, parece que o Virtua usa um mecanismo mais sofisticado de detecção de tráfego bittorrent, inspecionando também os dados. Portanto, criptografar somente o cabeçalho (mensagens, nome de arquivos, hashes, etc.) não é suficiente.
Comentário de Alex Hubner
Acho que não: Popolon, isso já aconteceu comigo em quatro redes distintas e os relatos (nos comentários do meu post) de outras pessoas levam a crer que não é um caso isolado. Pouca gente consegue associar a queima ao Virtua, normalmente culpam outra coisa, mas eu já vivi isso em 4 ligares distintos e em ocasiões distintas (inclusive com cable-modens distintos). É muita coincidência.
Comentário de Emerson Gomes
Minha experiência pessoal: "Aqui na INFO nós nunca conseguimos comprovar traffic shaping por A mais B."
E essa é tida como uma das maiores autoridades jornalisticas na informática brasileira... Estamos bem representados... (sic)

Bom, tenho Virtua 4MB, e PARA MIM não existe nenhum tipo de shaping em Bit torrent. Consigo sempre as velocidades máximas de up e down sem problemas e sem ser necessário recorrer para criptografia.

Agora, eu notei traffic shaping no eMule, e de forma descarada.
A solução foi apelar pra criptografia, que está resolvendo as coisas, ao menos por hora.

--
-----------------------
http://chita.com.br

Comentário de avelino
Velicidade variável: Sou de Porto Alegre, e tenho o Virtua. Não tenho como confirmar que fazem ou não o TS, mas mesmo nos piores dias de comunicação, o Bittorrent tem melhores taxas que na época que eu usava o ADSL da Barsil Telecom.

Comentário de unidades
512kbps / 8 bits =: 512kbps / 8 bits = 64kb/s

KB/S! não façam salada com as unidades :~
Comentário de Guto
E eu que estava culpando o: E eu que estava culpando o biTorrent pelo desempenho medíocre de minha ADSL de 1,2Mbps da CTBC Telecom. Costumo baixar arquivos via http a 120 Kb/s. Quando parto para o torrent, o desempenho cai para 5, 10 Kb/s. Eu fui ficando P da vida, visto que os torrents são incentivados no site oficial Debian.org (de onde estou recuperando os DVD's da versão 4.0).

Nunca tinha dado bola ao "problema" de TS, justamente por nunca ter utilizado arquivos torrent. Agora estou entendendo esta "canalhice" das operadoras.

Sds,
Comentário de Roberto Gomes
Q animal: Você perdeu uma grande oportunidade de ter ficado calado, sua antã, uso p2p com frequencia, e dai se uso para puxar musica, puxar filme, etc, to pagando a porcaria da conexão, uso da forma que eu quiser.
Comentário de emanuelsan
Talvez seja outra coisa: Algumas operadoras não permitem conexões de entrada, assim não haverá conexões para ajudar a baixar os torrents, deve ser por isto que o desempenho é ruim.


Comentário de Last Burn
Univos !!!: A solução neste momento é
Aprontar uma analise minuciosa
sobre o assunto e divulgar
a todo o globo, utilizemos
de todo material possível,
Analises Nmap, TEstes práticos
e tudo mais que for necessário ...

Este é um problema que já se
tornou critico ...
A exemplo os E.U.A que estão
em uma batalha de unhas e dentes
a respeito de T.S.

Então criemos um local de "encontro"
virtual para conversarmos e prover
aquilo que citei acima ..

MSN: open_crazy@hotmail.com



BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004