"Senhores, há momentos na vida de um homem em que um charuto é apenas um charuto..."
Sigmund Freud,
ao ser flagrado por alunos fumando, logo após uma aula em que discorreu sobre o prazer oral inconsciente...
Mas filosofia não faz escreve software, não faz ele funcionar,
O próprio RMS se manifestou no passado contra elas, pois não cabe à licença "se meter" na aplicação e intenção do software.
Não vejo como o uso para DRM seja mais grave para a liberdade do usuário do que o uso por um governo totalitário para restringir as liberdades do seu povo, por exemplo.
Seria correto não permiter que a China usasse o squid e o iptables para implementar sua censura da Internet?
Não sei a resposta, mas me parece que inserir este tipo de cláusula na licença que pretende ser a licença *geral* do software livre não parece ser a melhor alternativa disponível.
Desde que essa intenção não cerceie a liberdade de uso do software, isto é, não viole a definição de Software Livre.
A DRM, como Stallman ressalta em seus discursos, é uma manobra que viola a própria definição de SL (as quatro liberdades).
Na verdade, é o soft livre que ficaria prejudicado nesses casos, pq se não for possível fazer o necessário no mundo livre, os interessados o farão com soft proprietário:
Uma restrição na GPLv3 que impede o uso de uma *tecnologia* (ao invés de focar sua atenção no *uso* que é feito da tecnologia) limita a liberdade do desenvolvedor e do usuário.
Na verdade, é o soft livre que ficaria prejudicado nesses casos, pq se não for possível fazer o necessário no mundo livre, os interessados o farão com soft proprietário: Nunca vi, em 15 anos de TI, alguma coisa deixar de ser implementada por restrições de licenciamento. Sempre há outras opções.
O problema é que não é a tecnologia DRM em si que ataca as liberdades, mas sim alguns usos que pretendem ser feitos com ela.
3. No Denying Users' Rights through Technical Measures.
Regardless of any other provision of this License, no permission is given for modes of conveying that deny users that run covered works the full exercise of the legal rights granted by this License. (...)
São apenas mais uma corrente ideológica.
Ilusão achar que o ato de pensar possa se distinguir de uma concepção ideológica.