“
Todos nos lembramos que no passado recente, a MS, usando de táticas não muito morais (e de legalidade questionada), empurrou goela abaixo dos usuários o IE 'emendando-o' ao SO. Parece que agora a empresa vai tentar de novo o golpe com o 'Times Reader', que virá embutido no Windows Vista, e que a vítima agora seria a Adobe. Será que é a história se repetindo?” A nota foi enviada por Fábio Emilio Costa (fabiocosta0305Θgmail·com), que acrescentou este
link da fonte para maiores detalhes.
Caso o Times Reader prove ser uma alternativa viável ao quase ubíquo formato PDF, pode ser uma excelente oportunidade para a Microsoft demonstrar se é séria nos seus propósitos de interoperabilidade, e divulgar os padrões e protocolos para uso de outros interessados em prover ou exibir conteúdo neste formato. A conferir.
Daqui a pouco vamos ver um monte de páginas web e emails com arquivos nesse formato e com certeza a M$ no máximo disponibilizará programas visualizadores do formato gratuitamente e só para windows, como já faz com os formatos do M$ Office.
E logicamente os documentos exigirão diversas fontes que só virão nos sistemas da M$ e que também não são disponibilizadas gratuitamente. Dizem que o Vista virá com novas fontes padrão.
E depois ainda tem gente que acha que obrigar o usuário a não usar o IE para ver uma página é ser radical demais e que a Microsoft está querendo se aproximar da comunidade do software livre e que vai se redimir...
------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):
Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org