Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Theo de Raadt (OpenBSD) critica acordo da Red Hat/OLPC com a Marvell


“Segundo o OSNews, a Red Hat fez um acordo de não divulgar as informações técnicas sobre os chips da Marvell para redes sem fio, que eles pretendem usar no projeto OLPC (o popular "laptop de 100 dólares para uso na educação"), e em troca receber a cooperação dela no desenvolvimento de drivers e firmware adaptados às necessidades do projeto.



Theo de Raadt acha que este tipo de atitude é uma ilusão e não leva a mais abertura de código no futuro, ao contrário do que a Red Hat pensa (na opinião dele). Mais do que isso, ele considera a atitude do OLPC danosa ao movimento. A ponderar.”


Enviado por André Cruz - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Bruno Laturner
Frases: Theo de Raat: "Antes só que mal acompanhado."

Red Hat: "Mais vale uma pomba na mão que duas voando."

----------------
CTRL+C, CTRL+V: A melhor ferramenta de programação criada pelo homem.
AjudaLinux Wiki
Comentário de Morvan
É a mesma postura: ... do mundo DRM (Digital Robbery Manipulation): Vamos fazer um acordo - eu vos passo uns segredos industriais e nós juntos defendemos este segredo. O que a RH faz ora com a Marvel é o mesmo que a Toshiba faz em conjunção com a M$. Totalmente na contramão da ideologia OS.
Comentário de xultz
O buraco é mais: O buraco é mais embaixo.
Existem dois detalhes bastante importantes no OLPC: rede e consumo de energia.
Em se tratando de rede, a opção mais interessante hoje em dia são as redes sem fio, são as mais baratas e versáteis. Só que quem tem um mínimo de conhecimento de física sabe que redes mais potentes representam maior consumo de energia, circuitos mais caros, etc. A idéia então foi de fazer de cada computador um replicador de pacotes. Uma idéia até simples, se parar para pensar.
Porém, se a CPU e o kernel forem fazer isso quando o computador estiver ocioso, o consumo da bateria vai ser enorme. A melhor forma de fazer isso seria no próprio firmware da dispositivo de rede. E a Marvell foi a única que topou fazer isso.
A Marvell é notória por ser uma empresa que não divulga especificações e nem drivers abertos. Porém, o projeto OLPC ficou com um impasse: ter um aparelho muito melhor, ou ter somente componentes de hardware compatíveis com a filosofia de liberdade. Se perguntassem ao Satllman, ele certamente diria que é preferível ter um aparelho pior ou com menos recursos. Mas e se perguntassem isso para um grupo de crianças em algum bairro de periferia de algum país pobre, o que elas diriam?
E o que você diz?
Comentário de henrique.
elas não tem opinião: As crianças não tem opinião nesse projeto tem que esta gastando e vai ganhar muito dinheiro com ele, a opinião dos outros é bobagem para esses.

Vamos lá vendam a 450 um AP com tela de LCD.

Regra da radioeletrecidade: Melhor que um rádio potente é uma antena com um bom ganho!
Comentário de xultz
Uau. Descobriu o ovo de: Uau. Descobriu o ovo de Colombo. Você sugere o quê, colocar uma quadra-cúbica em cada aparelho? Ou um simples Yaggi serve?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004