Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

The Economist prevê um 2008 de código aberto

Nas previsões para 2008 do The Economist, uma chama a atenção: a de que o mundo da tecnologia vai passar por uma grande abertura em 2008, a reboque da concorrência de alternativas como o Linux, OpenOffice, Firefox, MySQL, Evolution, Pidgin... Segundo eles, o número de usuários do Linux vai ultrapassar o do Mac OS X logo. Vamos aguardar para ver. (via The Economist: Ubuntu is the source of Linux's rise)

Saiba mais (blogs.cnet.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de maiconfaria
A The economist tem muito: A The economist tem muito peso, eles teceram mais comentários, por exemplo

No question, Gutsy Gibbon is the sleekest, best integrated and most user-friendly Linux distribution yet. It’s now simpler to set up and configure than Windows. A great deal of work has gone into making the graphics, and especially the fonts, as intuitive and attractive as the Mac’s.

O link direto para a nota da The economist é http://www.economist.com/science/displaystory.cfm?story_id=10410912

Viva a liberdade !

A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de tenchi
Fiado só amanhã: #!/usr/bin/env bash
ANO=$(date +%Y)
echo "O ano de $((ANO+1)) será o ano do código aberto"

Há anos o ano que vem sempre será o ano do código aberto. O software livre teve um avanço imenso, é fato, mas ainda está longe de atingir a grande maioria dos usuários.

De nada vai adiantar ter um número maior de usuários, que inicialmente usam o GNU/Linux (e companhia) só porque "é de graça". Prova disso é que, ao menos no Brasil, os novos usuários de computador, que "optaram" pelo Linux logo passaram a usar Windows.

Eu sei disso por experiência. Já instalei o Linux (Ubuntu) no computador de várias pessoas, todas elas usuárias do Windows, que reclamavam de vírus, me pediram para instalar, ou simplesmente aceitaram minhas sugestões.

O resultado foi que poucas realmente se adaptaram. "Não tem mais vírus, mas não consigo usar". Pidgin não é MSN Messenger; Firefox não é IE - por incrível que pareça ;-) -, e OpenOffice não é Uôrdi.

O "Linux" ainda tem muitas barreiras para ultrapassar - que tal criar um ícone do disquete na pasta media:/ com um botão escrito 'formatar'? Não seria cópia, mas um facilitador - e acredito que em vez de "2008 será o ano do código aberto", poderíamos dizer que "2008 será o ano em que as pessoas - usuários comuns - deixarão de ver o código aberto como coisa de outro mundo".

Talvez.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de ibti_fritzi
Adaptação: Uma série de coisas devem melhorar ainda, mas o usuário que não consegue migrar do IE para o firefox é no mínimo -lazy-.

A arte do saber e suas configurações.
Comentário de MarceloAtie
devagar ...: Os usuários de computador não se importam se o SO é Windows ou Linux, pirata ou verdadeiro, eles querem algo que funcionem, e que eles saibam usar, Os usuários de Windows, já sabem usar Windows, e podem não achar muito divertido ter que reaprender outro SO ...
O mais importante, são os programas que eles usam, sabendo usar os programas do Linux, as únicas coisas que restariam para serem aprendidas são as configurações do sistema, por isso eu migro os usuários devagar ....
1º eu troco o IE pelo FF
deixo eles se acostumarem ...
depois troco o Microsoft Office pelo OpenOffice
se for fazerem isso, por favor, o mais importante, instalem os dicionários do Português no OpenOffice para ele ter correção ortográfica ! usuários de Windows precisam muito deles !

parei nesse ponto, seria bom agora trocar o MSN por um MSN de código aberto, ou arrumar um jeito de botar o MSN verdadeiro no Linux, já vi que já conseguiram fazer isso utilizando o Cedega, mas eu não consegui, com certeza quando um usuário Windows experimentar o Linux e encontrar tudo o que ele quer, não vai se importar se está usando Linux ou Windows
Comentário de MaxRaven
Comentário que fiz sobre a noticia: Lá no meu blog:
"Quanto ao Linux, acho que o boom mesmo foi agora em 2007, o que vier será resultado de tudo isso que ocorreu neste ano, tanto o caso SCO que deu maior credibilidade para o Linux no meio corporativo quanto o massiva campanha de marketing do Ubuntu, que realmente trouxe luzes para o Linux, só queria saber uma coisa, como o cara conseguiu gostar do Ubuntu usando um pc de 10 anos atrás com apenas 128 de RAM, se não me falha a memória ele nem instala com esta quantidade de memória..."
Previsão do The Economist, Linux decola em 2008
Agora do artigo do Economist o que me deixou meio assustado com o negocio do spam, 90% do trafego é spam? Caracas, onde está o Capitão Nascimento para nos livrar desta laia?

http://www.maxraven.info
Comentário de Luckaus
Já ouvi essa história antes...: Déjà Vu!?
Comentário de Manoel Pinho
Dicionários: "por favor, o mais importante, instalem os dicionários do Português no OpenOffice para ele ter correção ortográfica ! usuários de Windows precisam muito deles !"

Está chamando-os de analfabetos ? :-) Concordo que a grande maioria precisa mesmo é de escola antes de tudo pois não sabem nada de informática nem de português ou matemática, mas acredito que os piores usuários são aqueles que se acham experts em "informática" (leia-se windows, M$ Office e alguns programas proprietários populares). Estes sentem-se ameaçados e reagem irracionalmente ao software livre e ao linux mais ainda.

Conheço e convivo com algumas pessoas com curso superior e até pós-graduação em área técnica que simplesmente não gostam de computadores. Usam o computador como uma máquina de escrever mais sofisticada, para navegar na internet e trocar emails e usar um ou outro programa técnico que usam também no trabalho. Apesar de terem capacidade intelectual, são incapazes de instalar ou resolver os pepinos do windows e fazer manutenções rotineiras no seu sistema. Usam-no até que fique impraticável e depois pedem a algum parente, amigo ou técnico para que reinstalem tudo novamente. Essas mesmas pessoas sabem de todos esses problemas mas tratam como se computador fosse assim mesmo. Simplesmente não estão informadas sobre computadores.

Acho que o maior problema não é conquistar a mente dos usuários finais porque como foi dito, eles simplesmente não ligam para o computador em si, mas o que podem fazer com ele. E na mente deles isso significa usar o que todo mundo está usando, independentemente se é o melhor ou não e se é legal ou não. O maior problema é conquistar a mente dos malditos desenvolvedores de softwares proprietários tradicionais, em especial os dos EUA. Eles criam o círculo vicioso em torno do windows e das tecnologias MS ao usar e abusar delas nos seus produtos. Vejam o caso dos jogos, por exemplo. Enquanto insistirem em fazer jogos DirectX-only, fica difícil o uso de qualquer outro sistema operacional (não só o linux) em desktops de gamemaníacos. Sim, existe o wine e cedega mas são quebra-galhos ainda complicados para a maioria.

Enquanto o windows for reinante no desktop não vejo muito como o software livre possa se expandir muito mais do que hoje. Ele é basicamente uma plataforma proprietária concebida para rodar softwares proprietários feitos pela M$ ou pelos "partners". Os softwares livres rodam de teimosos. Vejam o caso do Firefox, o software livre mais popular no windows. Apesar de tudo não consegue passar dos 20% e vai crescendo assintoticamente em direção a um percentual que dificilmente pasará dos 25%. O OpenOffice então, que tem mais do que qualidades para ser um programa tão popular como o firefox não chega nem perto disso. As pessoas simplesmente não ligam, inclusive algumas pessoas da área de informática (!).

Eu acredito firmemente que o software livre como um todo só vai crescer significativamente nos desktops quando o linux e outros sistemas operacionais livres crescerem também. Parece estranho mas na minha experiência pessoal o uso de linux vai criando nas pessoas a necessidade do uso de outros softwares livres. Softwares livres em máquinas windows a gente só vê quando isso é imposto (como o caso de algumas empresas que fazem isso para regularizar seus softwares ou diminuir custos) ou quando a pessoa TAMBÉM é usuária de linux de algum modo (no trabalho ou em casa). Fora essas 2 hipóteses, a maioria das pessoas recorre à pirataria mesmo dos softwares "que todo mundo usa" (aqueles vendidos no camelô ou que seu amigo/parente tem. Onde eu trabalho a gente impõe mesmo o uso do firefox, do Openoffice e etc e alguns usuários referem-se ao openoffice como "aquele office do linux". É difícil !!

E, para mim, o uso de linux em desktops aumentar quando:

1) Começar a aparecer como sistema OEM em muito mais computadores e notebooks. E aparecer de modo funcional, não do modo que é vendido hoje pela maioria das empresas. Outro dia numa discussão em um fórum, a conclusão foi de que um notebook da HP tinha um bug na BIOS que impedia o funcionamento correto da ACPI. A atualização da BIOS resolvia, mas o programa para atualização só funciona no windows e o modelo é vendido com linux OEM... O que vc diz para o usuário numa situação dessas, em que o micro é vendido com linux OEM mas somente com CD de drivers e utilitários para windows...

2) As grandes software-houses começarem a se preocupar em usar mais tecnologias multiplataforma e criarem versões windows de seus produtos, com as mesmas funcionalidades e versões e mesmo preço. Muitas máquinas nas empresas não podem ser migradas porque são usadas principalmente para rodar aplicativos profissionais proprietários, que quase nunca têm um software livre equivalente ou que abra os milhares de arquivos de trabalhos já feitos com o outro software. Softwares de desenvolvimento populares são muito usados também por empresas para desenvolvimento de seus aplicativos de uso interno. Enquanto o padrão for as ferramentas de desenvolvimento da MS (Visual Studio e cia), Borland e etc e estas todas forem voltadas exclusivamente para desenvolvimento de programas que somente rodarão no windows as empresas e pessoas que dependem destes aplicativos terão pouco ou nenhum incentivo a adotar o linux.

Resumindo tudo, o difícil é quebrar o círculo vicioso. as pessoas são comodistas e nunca terão interesse e conhecimento necessários para se aprofundar em softwares livres e linux principalmente enquanto não houver alguma vantagem para elas. E custo infelizmente não é motivo para a maioria que usa software pirata.

A M$ sabe disso e por isso durante muito tempo a empresa foca no marketing de facilitar a vida do desenvolvedor (developers, developers, developers). Afinal é ele que faz os programas e dita as necessidades do windows e outras coisas aos pobres usuários. O usuário então trapaceia usando cópias piratas, resolve o seu problema e então todos ficam "felizes", a M$, o desenvolvedor e o usuário.
Comentário de tenchi
Falou (muito?) pouco, mas falou bonito: Concordo que são estes vícios que dificultam a adoção de sistemas - alternativos - livres. É uma bola de neve. Continuam a usar DirectX e demais coisas que só funcionam no Windows porque não têm interesse em treinar o pessoal para programar com opções multiplataforma. A Microsoft nunca vai se interessar em portar - de forma fechada - o DirectX para outros sistemas, em parte porque isso nem seria bem aceito pelo pessoal do software livre.

Eles não vêem que o futuro é multiplataforma. Fazer algo para rodar num sistema específico é condenar seu software ao esquecimento. Como aqueles programas de DOS que ninguém do Windows usa mais, enquanto que há programas de 20 anos atrás que ainda rodam bem no Linux Essa é a diferença. Microsoft não dá mais suporte ao Windows Vista? Fofa-se, reescreva o software. Se não há ninguém para mantê-lo, o jeito é dar "xau-xau".

A Microsoft faz bons sistemas operacionais? Faz. Mas no que ela é melhor é em marketing. Pergunte a qualquer um "na rua": "Qual é o sistema operacional mais moderno do mundo?" "WINDOWS VISTA!!!", eles responderão. Principalmente os vendedores das Casas Bahia ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de tiaggs
Opa Casas Bahia: Fui lah ontem e ele estão usando um sistema que parece Dos mas eh mais moderno então deve ser linux, não tem nem mouse tem que ir no Tab mesmo hehe, mas no caso de multi plataforma eh pura verdade muitas empresas como a Ponto Frio, GVT, usam os aplicativos baseados na web eh tudo pelo navegador, então não importa o sistema operacional, tendo um navegador que siga os padrões tudo funcionara perfeitamente......
Comentário de tenchi
Eh...: ... minha idéia de multi-plataforma não é exatamente jogar tudo para dentro do navegador, mas já é um bom começo ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de edempoa
Acredito que e a: Acredito que e a prevalecerá.

É a forma mais barata de fazer as coisas.
Comentário de tenchi
Parece até música: Não vou muito com a idéia de rodar tudo dentro de um navegador; de saber que minhas informações estão guardadas num servidor por aí, e não no aconchego do HD da minha máquina. Aqui ao lado, fazendo o seu ruído característico... Parece até música...

Programas via web são bons para quem precisa editar um documento onde quer que seja, mas não boto muita fé na área de entretenimento. Não, não gosto de programas em java dentro do navegador ou joguinhos em flash. Ouvir músicas? A web é boa para você obter informações para organizar bem sua coleção, mas não como o player em si. ainda vou usar o amarok e o audacious por um bom tempo. Ainda mais, um "tudo web" remete à idéia de que nos tornaremos cada vez mais controláveis. Os dados não serão nossos, mas "do sistema", entende? É aí que entra a figura do Google.

Provavelmente farei parte do grupo dos Rebeldes - não a novela, mas ao estilo dos que vão contra um regime político, etc ;-). Lutaremos até o fim pela permanência dos HDs nos computadores pessoais! Pelo fim da Internet!

Tá legal, menos, menos.. rs

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de cwars
\begin{comment}: \begin{comment}
Concordo, também acredito a mesma coisa, em relação a internet penso o mesmo também, mas para mim só procuro o que acho útil e que posso usar no momento, mas mesmo assim ainda mantenho meu pequeno e leve backup para caso haja a famosa pane dos servidores mundias do Google
\end{comment}

LaTeX + C + OpenGL + GNU/Linux == nirvana

A diferen\c{c}a entre o profissional e o amador \'{e} que o prossional sabe o quanto \'{e} dif\'{i}cil saber o que sabe
Comentário de Oksigeno
Devagar - 1000% de acordo!: MarceloAtie, acredito que o caminho é tal qual o que você defende. A imagem do GNU/Linux se deteriorou demais devido a experiências absolutamente traumáticas de usuários iniciantes. Quando comecei tentando usar o Linux gastei uma nota no Suse 7.0, que depois não consegui instalar :-(
Nos fóruns que visitava só tinha iniciantes reclamando que tinham sido enganados pela comunidade, que vivia propagandeando que Linux era muito fácil e chamando todo mundo de burro por não saber usar.
Uma coisa que recomendo absolutamente e vivo oferecendo pra todo usuário Windows é um 'Live-CD' de Linux, o passo seguinte é tentar que o cara instale o VMWare com uma distro legal, digo que é bom para quando o Windows falha e tal. 'Dual-boot' já é só para quando o cara já está mesmo convencido. Aí eu lavo o resto do cérebro do cara e voilá :-)
Penso que os maiores impedimentos do avanço do GNU/Linux por enquanto são: 1º: Falta de 'ports' de imensos programas comerciais - e o Wine ainda não está "no ponto"; 2º: os 'fonts' (as letras) ainda têm uma resolução miserável em comparação com os MS; 3º: é difícil deixar o Linux com aquele aspecto lindo que se vê nos 'screenshots' do kde/gnome-look por exemplo, ou no Youtube. Por isso é melhor ir devagar mesmo senão as pessoas vão pensar que estão sendo enganadas por um bando de fanáticos bobos.

Engli$h = discriminação e hegemonia cultural
Esperanto = cultura -100%- livre
Comentário de popolony2k
O Brasil ....: ...é o País do futuro.

É a mesma tática que a mídia "golpista é claro" vem utilizando a cada ano, decada, século para reportar que o Brasil tem potêncial, tem todos os requisitos de potência, tem tudo para ser a maior potência mundial "jamais vista na história desse País"...ops, digo ....mundo.

Talvez seja uma jogada arquitetada entre as principais potências mundiais e a "mídia golpista (claro)" para acalmar o ímpeto do povo brasileiro, fazendo-o acreditar que sua hora vai chegar e com isso vamos esperando, esperando, esperando......afinal todos os grandes já sabem que somos a "potência do futuro".

Pode até ser verdade, e se assim for, podemos traçar um paralelo entre essa teoria da conspiração acima e o que acontece com relação ao Linux, pois a mídia (principalmente a relacionada a TI) é controlada pelas empresas de código fechado (propagandas, divulgação, etc etc etc), inclusive a M$ tem participação na rede de TV M$NBC americana, o que dá mais força à minha teoria conspiratória anterior.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de popolony2k
Essa previsão desse tal de Economist....: ...é tão óbvia quanto a da mãe Dináh, que todo ano prevê que "um artista famoso irá sofrer um acidente fatal".

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de Freedom
Que pena....: ...eu ia falar mais ou menos isso também mas vc já disse tudo... ;-)
Comentário de popolony2k
A M$ faz bons sistemas operacionais ....: ...???????

Até onde sei ela copia sistemas operacionais.

Ela copiou o Vista do MacOSX que por sua vez copiou a base do FreeBSD (e que na época marketeou pela net que sua base era o FreeBSD e que atualmente jura de pé junto que nunca foi).

Os primeiros Window$ também eram cópias dos sistemas da Apple, que por sua vez eram cópia dos sistemas de janelas da Xerox.

Ou seja, o Window$ é cópia da cópia, da cópia, ou melhor Xerox, da Xerox, da Xerox....literalmente falando.

#.D
#.D
#.D

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de bebeto_maya
Fontes ruins??: Discordo em relação as fontes, o Linux com KDE, já usa fontes com antialias muito antes do Windows XP suavizar a duras penas as suas e apenas para monitores LCD. Se você der uma sacada no acervo de fontes que vem por padrão no Ubuntu, vai perceber que não perde em relação ao Windows, nem de longe...

O que falta no Linux é padronização e Seleção Natural, com o aniquilamento de um sem fim de distros sem qualquer homologação. Ora, se com 5 versões o Windows Vista já soa aterrorizador pro usuário, imagine então 200 distros com desktops diferentes!

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de popolony2k
A homologação ....: ...no Linux é o usuário quem faz e acredito que não deva existir um orgão que o faça, pois aí estariamos inibindo o crescimento e abrindo portas para a comercialização de tal homologação, o que com certeza beneficiaria apenas empresas e orgãos com dinheiro para garantir seu lugar ao sol.

A propósito, qual a distro sem suporte, sem comunidade atuante que se mantém no mercado ??

Até mesmo boas distros, como a Kurumin, tem dificuldade de se manter e ainda correm o risco de não mais existir, imagina as fundo de quintal !!! Essas não duram 2 versões.


Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de tenchi
A cura para toda unha encravada: Acredito que o Brasil, por incrível que pareça, tem sim potencial para ser uma potência - não só econômica...:
1º: O país concentra a maior quantidade de água doce potável do mundo. E, enquanto o mundo acaba lá fora, por falta d'água, nos as desperdiçamos lavando calçadas...;
2º: O Brasil, em seu vasto território, tem vários climas - tropical, equatorial, semi-desértico, aquele do sul, que não me recordo o nome.... Isso garante que "qualquer coisa" possa ser plantada em nosso território. Mas insistimos em plantar soja para alimentarmos os bois, que alimentarão os norte-americanos e europeus, os deixando obesos, como podemos ver;
3º: O Brasil não tem uma única etnia ou uma única religião como ocorre em muitos outros países. Isso deveria ser muito vantajoso, mas sei lá porque muitos vêem como defeito... Não vivemos numa ditadura; todos pensam e agem sem repressão - aqui é muito relativo;
4º O Brasil tem um litoral muito extenso. Fica numa região muito boa geograficamente. Não sobre de males que outros países sofrem, como nevascas, desertos - tá, um pouco de seca aqui e acolá -, vulcões e terremotos.
5º O Brasil tem uma das maiores biodiversidades e maior floresta do mundo; O maior laboratório "a céu aberto", onde poderemos encontrar a cura para várias doenças;
6º O Brasil atualmente não passa por nenhuma guerra oficial - se bem que no Rio de Janeiro morrem mais pessoas que no Iraque :-(
7º O vasto território Brasileiro - território útil, não montanhoso, etc - permite a construção d euma malha ferroviária que consiga escoar a produção de qualquer ponto do território para qualquer outro lugar, seja em terra ou porto - pelo vasto litoral.

Poucos países do mundo reunem tais características.

Mas, apesar de tudo isso, o Brasil não é potência. Parece que temos mesmo que perder tudo isso para aprendermos a sermos melhores. Se temos água, desperdiçamos. Se constroem ferrovias, rede de esgoto, levamos eletricidade à qualquer lugar, vem nego e rouba o ferro da ferrovia, as tampas dos bueiros - aconteceu aqui no meu bairro - e os fios de cobre dos fios.

Se temos tudo para melhorarmos, para elegermos bons políticos - sim, isso é um bom começo -, para lutarmos por educação, deixamos que os políticos façam o que bem entenderem. Só "deixamos para lá", pois sabemos que "se deus quiser, um dia este país muda". E estamos às moscas durante décadas - quem sabe séculos?.

Uma vez, numa destas discussões filosóficas (hauahau), um cara comentou que o Brasil só não é potência tecnológica por um fator: não fomos colonizados pelos ingleses. "Mas peraê, isso significa que os portugueses são burros?" Não.

Qual é o pre-requisito num. 1 para se trabalhar no google? Inglês fluente. Isso é "raro" no Brasil. Porque acha que a Índia está virando potência tecnológica? Porque foi - neo - colonizada pelos ingleses. O idioma é comum lá. "Mas caramba, como pode, um monte de caras que vivem com carros da década de 70, homens-bomba e tratam vacas como animais de estimação - dentre outros preconceitos, estereótipos e visões pré-concebidas - podem ser potência tecnológica?" . É, procêver...

"O Brasil é o País do futuro!!!!" E eu adoro carnaval!!!!!

Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de tenchi
Xerox não...: ... Fotocópia!

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Marcos J.T
Nao instalei para varias: Nao instalei para varias pessoas, mas as poucas, tenho dado atençao, com isso elas se mantem usando o Linux.
Trabalho no Japao, ultimamente aqui nao tenho visto disquete, mas é trivial faze-lo, se o problema fosse esse...
O maior problema é quando no PS3 eu coloco o Yellow Dog com Enlightenment, elas ficam um tanto perdidas...
Aos poucos tenho conseguido...

Comentário de maiconfaria
Eu acho que a venda OEM: Eu acho que a venda OEM realmente dá um grande impulso na adoção de software livre, quem sabe no próximo ano teremos a Dell vendendo Ubuntu OEM com seus computadores.
Participei da discussão sobre este notebook HP, Eu tenho um... eu acho que no os próximos modelos este problema estará resolvido, embora concorde que a não opção para atualização da bios usando Linux seja uma grande bola fora deles ! Eu liguei pro suporte tentando dar um aperto neles...

Entretanto, devemos congratular a HP pois pelo menos a distribuição e a instalação do sistema OEM (mandriva 2007) esta bem feita !


A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de maiconfaria
O pessoal esta pegando no: O pessoal esta pegando no pé demais do Popolony, não dá prá moderar negativamente TODOS os comentários !
Eu acho que ele sempre enriquece as discussões !

A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de MaxRaven
sem contar que ele está certo: essas previsões já são meio batidas, fiquei espantado com a quantidade de spam (90%), mas que será culpa dele o estrangulamento da internet já é previsto desde sempre, quanto ao ano do linux, td ano falam a mesma coisa, só acho que 2007 ele teve mais destaque que todos os outros.
Lembro de um ano, era assinante da InfoExame, naquele ano a revista deu certo destaque ao Linux, teve o Tossati na capa, aquele cara do grupo Pão de Açucar dizendo que não instalava linux lá nem com um 38 na cabeça (hahaha ironia, hj é td movido a Linux e ainda foram condenados por pirataria hahahha) e outras materias, o ano seguinte, para a Info, seria o "Ano do Linux".
Até por isso disse em outro post, para facilitar:
"_________________(insira aqui sua publicação preferida) diz: 2008 é o Ano do Linux", ano que vem é só mudar a parte do ano e seguir em frente.
http://www.maxraven.info
Comentário de tenchi
"O que você tem a ganhar ou perder com a revolução do pinguim": HAUAHUA... Eu tenho essa edição da Info. Ela é de novembro 2002, com um pinguim de óculos na capa. Comprei num sebo, pois gostei dos óculos do pinguim... hauah

Na época custava R$ 6,90.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Ziriguidum
Essa visão de vira-lata do: Essa visão de vira-lata do próprio país não cai bem num cara inteligente como o Popolon. Não sei se o Brasil será potência do futuro e não sei se isso devia ser nosso objetivo principal. O Canadá não é lembrado como potência, mas tem muito brasileiro indo pra lá por conta do alto IDH. Diga-se de passagem IDH que estamos, aos trancos e barrancos, avançando. Também se procurarmos bem, veremos que algumas pequenas revoluções silenciosas estão ocorrendo ou para ocorrer no Brasil. Dentre elas estão o aumento da poupança interna que permite que os próprios brasileiros invistam nas empresas via bolsa de valores (que teve um aumento incrível este ano), a proximidade do país do grau de investimento, que vai permitir um acréscimo bem grande do investimento externo, a diminuição da percentagem de miserávies na composição da população, segundo o PNUD, etc. Ainda temos problemas graves na educação e uma violência urbana que precisa ser combatida, mas não vejo esse país indo pelo caminho de um Paquistão, por exemplo. Numa visão de futuro bem realista, diria que o jogo está em aberto. Há pontos que indicam que podemos chegar lá (como uma potência do IDH) e outros que podem atrasar ou inviabilizar esse objetivo, mas esse discurso de ironia ao país é jogar a toalha cedo demais, ainda mais para pessoas inteligentes, como repito ser o caso dos leitores deste e de outros blogs de tecnologia.

Penso que essa armadilha derrotista ocorre por conta do clima eleitoral incessante da imprensa. Os colunistas/jornalistas pró-governo não param de desqualificar e lembrar dos erros/corrupção do governo FHC e os colunistas/jornalistas oposicionistas dão ênfase aos erros/corrupção do governo Lula e dão pouco destaque, quando não escondem, os acertos do governo e os avanços do país. O reflexo disso é que o leitor tem que ralar para tentar se informar no meio desse tiroteio imbecil.

Bom, para não ficar de fora do assunto do artigo, eu vejo que essa visão derrotista está sendo aplicada ao sucesso do open-source. Parece que o sucesso deste se resume a linux no desktop doméstico. E o desktop corporativo? E o desktop nas esferas do governo (pelo meundo, não apenas no Brasil)? E as empresas como Red Hat mostrando vigor financeiro? E as grandes empresas abraçando o opensource via produtos como NetBeans (agora é GPL), Eclipse, Android e muito mais? Pra mim, já faz um tempo que o open source já é um (mas não único, é bom que se diga) sucesso como modelo de negócios. Um indício disso é que produtos à beira da extinção tentam, como último suspiro, liberar o código-fonte numa tentativa de sobrevivência, embora, neste caso, o open-source não seja milagreiro. :)

Bom, é isso aí!
Comentário de popolony2k
Releia meu post novamente....: ...e verás que não fiz criticas ao governo atual, anterior ou algum outro da história desse País, apenas criei uma teoria da conspiração sobre a mídia estar sendo utilizada de tal forma para que nós brasileiros fiquemos em posição de conformismo sobre nossa capacidade de ação.

E sobre a visão derrotista que vem sendo aplicada ao Open Source por parte da mídia, eu concordo com você e segundo minha teoria da conspiração, o fato de "todo" ano ser o ano do Linux é apenas uma estratégia utilizada pela mídia de tecnologia atual, que é bem parecida com a que vem sendo utilizada pela mídia política desde a época de Getúlio Vargas e Juscelino Kubtscheck, ao citar que o Brasil é o País do futuro.

Leia novamente meu post anterior e analise com mais profundidade e verás que não se trata de uma visão "vira-lata do próprio País", e trata do que vem sendo feito durante decadas em nosso cenário político......infelizmente.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de popolony2k
Não queria chegar nesse ponto, mas ....: ....vc está certo e citou vários fatores "técnicos" que nos coloca "disparado" na frente de qualquer País do Planeta Terra......infelizmente a área "gerencial" do País não é tão competente quanto a área técnica.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de EmanuelSan
Pense pelo lado bom, se todo: Pense pelo lado bom, se todo ano é o "ano do linux" é pq é uma adoção gradual e crescente. Veja tb que quem não gosta sempre coloca pedras no caminho para combater esse avanço, mas um dia essas pedras acabarão.




BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004