Kelly Rush realizou um teste de usabilidade informal e pouco científico, mas que está ao alcance de muitos de nós: ele convenceu seu pai a deixar de lado seu micro com Windows durante uma semana, e usar um outro micro com Ubuntu para experimentar. Nenhum dos casos tinha configurações default: como muitos filhos geeks, Kelly é o responsável por configurar o micro dos seus pais, e assim fez com o Linux o mesmo que faria ao instalar qualquer outro sistema operacional para seu pai: criou ícones, pastas, etc.
Realizado fora de condições controladas, e com uma amostra extremamente pequena, este tipo de experimento não vale como prova de nada. Entretanto, os comentários do pai de Kelly são interessantes: ele não achou diferente de usar o sistema operacional a que estava acostumado. Ele simplesmente começou a usar, e logo estava consultando seus investimentos e usando o home banking.
Se você é o suporte técnico de sua família, que tal convidá-los a realizar um teste similar? Faça de forma responsável, e depois divulgue os resultados!
Saiba mais (hexydes.com).
Agora os usuários experientes é que mostram muita resistência (o que é natural), pois não gosta de se ver na situação de usuários inexperientes num sistema novo. O orgulho dói...
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."