Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Terra: Internauta é detido por divulgar rumor sobre tráfico de órgãos

Em tempos de debate sobre a liberdade da Internet no Brasil, vale estudar exemplos do que acontece em países em que o Estado interfere mais diretamente na forma como o público participa da grande rede. A notícia de hoje do Terra faz pensar no que aconteceria com o Cocadaboa ou com o Poeira Cósmica se seus autores tivessem que se preocupar com a possibilidade de detenção por iniciativa governamental.

“Um internauta que divulgou um rumor na Web sobre o tráfico de órgãos, espalhando uma história de um estudante que teria sido drogado para que seus rins fossem extraídos, foi detido pela Polícia da província de Cantão. A informação é do portal chinês Xinhuanet.”


Veja o texto completo em Internauta é detido por divulgar rumor sobre tráfico de órgãos - Terra - Internet.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de silveira
Ainda bem: Ainda bem que no Brasil as coisas ainda são diferentes.
Mas acho que devemos estar sempre atentos com esses abusos para assegurar nossa liberdade.

Silveira Neto - Fortaleza-CE.
Comentário de popolony2k
Aqui no Brasil o primeiro a ser preso seria o presidente ....: ...do País, pois sua campanha foi repleta de rumores sobre possíveis privatizacoes por parte de seu adversário !!!

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de bode
O que seria da Direita: O que seria da Direita, por espalhar que Comunistas comem criancinhas...
O que seria da Microsoft, por espalhar que o Linux é menos seguro..
O que seria da Rede Globo, por espalhar que a vida é igual nas novelas...
Comentário de popolony2k
Ótimo comentário, pois .....: ....o que devemos é educar a populacão, pois quanto mais culto o povo, menos manipuláveis serão.

Mas pra quê conscientizar o povo ??? Se assim os políticos o fizerem, acabam seus poderes de mentiras e manipulacão por boatos !!!!

Por isso os Senadores Azeredo's da vida tentam criar suas leis de LOBO fantasiadas de CORDEIROS.


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de ricardomoc
Início: Algumas coisas como educação e definições sobre liberdade de utilização tem que ser consideradas antes de fazer qualquer coisa com relação à grande rede. Não concordo em ter a minha vida vasculhada pela rede, seja por parte do governo ou de crackers. O problema é separar o joio do trigo, pois enquanto não se tem tal controle os pilantras continuarão agindo.
Tenho escutado diversas pessoas dizendo que o governo não deve tentar controlar a internet. Ok, também concordo, mesmo porque as alternativas colocadas para análise restringe a liberdade dos usuários. Mas e os usuários mal intencionados? Se não o governo, de quem é o dever de limitar a ação destes?
Parece-me que já está passando da hora de se discutir isso de maneira mais madura, pois não basta a educação dos usuários. Os administradores de rede, webmasters e outros envolvidos com a grande rede tem que ter consciência das suas obrigações. Se são muitos os setores envolvidos, é hora de colocar as cartas na mesa e deixar de conversa vazia. Se achamos que temos liberdade, é porque talvez tenhamos a ilusão de que o nosso sistema é totalmente invulnerável, imune a ataque e a outras pilantragens que ocorrem via internet...

-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de xultz
Por falar em poeira: Por falar em poeira cósmica, qual o macete para se cadastrar nesse site e acessar as matérias? Já respondi ao questionário uma vez e nenhum resposta...
Comentário de Seu nome
Não há cadastro, é tudo brincadeira.: Não há cadastro, é tudo brincadeira.

"Leia sempre o rodapé."




Comentário de David
Essa é a questão.: A internet foi feita para ser assim, descontrolada.
Ser livre é justamente ser vulnerável. Liberdade e segurança são conceitos inversamente proporcionais. O máximo da segurança é a escravidão. O máximo de segurança num computador é ele desligado dentro dentro de um cofre.

Como Peter Parker nos ensina, grande poder traz grande responsabilidade. Não há como existir uma internet "segura" sem limitar, e muito, tudo aquilo que tem de bom.

Ou seja, ou se aceita a internet como ela é, com seus defeitos, ou se perde as suas qualidades.

Uma maneira de entender isso é encarar a internet como uma metáfora para vida real. Você pode viver cercado de pessoas boas, em lugares agradáveis, sem ver sexo selvagem, violência extrema e neo-nazistas.
Da mesma forma é a internet. Todas as coisas ruins do mundo estão ali, a um clique de distância, assim como no mundo real. Cabe a cada um fazer suas escolhas.

Mas alguém dirá: "e as crianças, elas não sabem se proteger!" Concordo. Assim como elas não sabem se proteger no mundo real. Os pais não deixam as crianças sairem sozinhas a noite, de madrugada, e nem frequentar casas de swing ou bocas de fumo. Eles controlam onde elas vão, quando vão e com que vão, para que não vejam o que eles não querem. Então porque deixar elas livres na internet?

Em relação aos golpes, é a mesma coisa. Volta e meia a PF prende uma quadrilha que roubava senhas de banco e pegava o dinheiro. A imprensa os chama de hacker, mas no que consiste a engenhosidade dos pilantras? Mandar um monte de email falso, que qualquer moleque faz, e esperar as pessoas cairem. Ou seja, exploram uma fraqueza do ser humano. Isso não é nada de novo, não envolve tecnologia. É o velho golpe do bilhete premiado versão século XXI.

David

P.S.: É claro que aquilo que puder ser feito para punir crimes através da internet deve ser feito. Mas sem estragar a mesma. Por exemplo: a internet, por definição, é global. Ou seja, as pessoas no Brasil tem acesso a conteúdo e comunicação com outros países. Pois bem, aquilo que é crime no Brasil, pode não ser crime em outro país. O que se pode fazer? Nada. Temos que apenas aceitar. As outras opções são: 1) Invadir o país em questão e impor nossa lei, o que está fora de cogitação; 2) Bloquear o acesso de computadores do Brasil a esse país em questão, o que, além de ser burlável, limitaria um monte de outras coisas e faria a internet perder todo seu sentido.

Comentário de ricardomoc
Concordo em parte: Mas há a necessidade de organização, para se evitar o caos. Muitos desses emails que você fala, e que realmente existem, são apenas parte do problema. Muitos outros trojans, vírus e etc. não vêm anexados a um email. Até mesmo um site que julgamos original, nem sempre o é. Tornou-se uma paranóia. Aí vem a parte que esperamos dos navegadores atuais, que prometem alertar o usuário quanto a um provável site falso. E poderíamos citar outros exemplos. Mas o que importa é que não podemos deixar que o caos se estabeleça. Ações educativas e métodos para identificar prováveis infratores devem ser levadas em consideração. O debate deve existir, pois assim não se restringe a liberdade e melhora a organização do que já existe. Assim é a democracia, que difere do anarquismo por existir dirigentes que são eleitos pelo povo.


-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004