Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Tem brasileira no maior evento de software livre da India

O FOSS/IN é o maior evento de software livre na Índia, país que se destaca no campo tecnológico. Trata-se do sucessor do evento Linux Bangalore (realizado desde 2001), e é organizado diretamente pela comunidade local. O escopo é amplo, e inclui temas tecnológicos, comunitários, promoção do software livre, legislação, inclusão e muito mais.

A lista de palestrantes deste ano inclui grande quantidade de técnicos locais, e alguns convidados internacionais, como Rasmus Lerdorf, Aaron Seigo e Harald Welte. Entre eles, uma figurinha repetida: a presença da brasileira Sulamita Garcia, que já esteve presente no evento em 2005 e, segundo relato que consta no próprio anúncio da lista de palestrantes, uma das 2 palestras dela por lá no ano passado conseguiu até mesmo tirar público da palestra simultânea do Alan Cox. Este ano ela vai oferecer 2 palestras técnicas, por lá. Parabéns!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
ê, vida boa de paletrantee.: ê, vida boa de paletrante. viaja o mundo todo, sempre com público pra ouvir...

Stallman que o diga!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Leopoldo Leite de Leão Lacerda
Só pra quem pode: Palestrantes que muita gente ainda quer ouvir. Ao contrário de você, que ninguém aguenta mais.
Comentário de CWagner
Parabéns, Toskinha.: Parabéns, Toskinha.

A Sulamita é mais um exemplo de que as mulheres, especialmente as brasileiras são sucesso, basta que se dediquem um pouco.

Fico muito feliz em saber do sucesso de nossos conterrâneos, residentes ou não, principalmente em áreas tão especiais como a Informática onde, sem uma razão lógica, a presença das garotas é tão discriminada.

Novamente parabéns e sucesso, cada vez mais.

Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulgue: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de nemesis
LLLL, eu estava sendo: LLLL, eu estava sendo sarcástico com a moça, que nunca perde oportunidade pra dizer que o Stallman só faz falar. Ela parece estar indo pelo mesmo caminho...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Leopoldo Leite de Leão Lacerda
Gente que fala: Em primeiro lugar, acho muito cedo para dizer que a Sulamita já está "vivendo de conversa". Ela é jovem, ainda não definiu completamente sua carreira, e se ela gosta de falar (qual mulher não gosta?) e tem gente querendo ouvir, juntou a fome com a vontade de comer. Acho até que ela deu poucas palestras para alguém como ela (ativa, participativa etc. blablabla). Acho que outras pessoas da área é que deveriam palestrar mais, não a Sulamita de menos.

Eu não tenho nada contra a implicância pura e simples, muito pelo contrário. Eu implico pra caramba, até com a própria Sulamita. Mas tem que implicar com critério. Senão, vira esculhambação.

Em segundo lugar, o RMS tá velhinho, já programou muito na vida, e eu não vejo nada de errado em um decano da informática correr o mundo falando sobre o que aprendeu nas batalhas do front. Em muitas culturas, sobretudo as antigas, é/era praxe os tiozinhos darem cultura e orientação para os imberbes. Acho muito educativo, nutritivo e aperitivo.

Isto não significa que eu concordo com todas as presepadas do Stallman ou as opiniões da Sulamita. Longe disso. Mas opinião é como bunda, todo mundo tem uma, e cada um decide quais prefere admirar. Se tem gente que quer ouvir o Stallman, deixa o homem trabalhar. E se tem gente que quer ouvir a Sulamita, deixa a mulher palestrar.

Então, não vejo onde cabe o seu sarcasmo. Do jeito que você falou, até parece que dar palestra é algum crime, pecado, vergonha ou pilantragem. Assim você prejudica a reputação de todos os trolls, inclusive dos trolls realmente sérios, que dão um duro danado para descer a vara de marmelo nas sumidades que não param para pensar nem uns 3 segundos antes de escrever besteira na Rede nossa de cada dia.
Comentário de Cesar Fuentes
aff... melhor nem gastar...: aff... melhor nem gastar...
Comentário de baca
Tema da palestra: A palestra será sobre o quê?
Comentário de Henrique Vicente.
Exemplo de politicagem: Exemplo de politicagem idiotíca...

Isso sim. Um exemplo a não ser seguido. "ou, eu sou menininha! Pur Favour xeu moxo, nus ajuda a ser feminista"...

E o mesmo papo de três bilhões de anos atrás que só faz trazer problemas para a humanidade juntamente com o machismo, marxismo, comunismo, capitalismo, vandalismo...
Comentário de Sulamita
Palestras: Uma palestra sobre Makefiles e um tutorial sobre balanceamento de carga. No tutorial, quem quiser testar leva seu notebook e eu preparo uma série de práticas sobre o assunto. Praticamente um mini curso.
Comentário de Sulamita
2b | [^b]{2}: Obvio que receber convite para palestrar e conhecer lugares novos é legal, mas não é assim tão fácil quanto parece. Ser convidado até que pode ser relativamente fácil, vc tem que convence-los de que o evento vai ganhar com a sua participação. Mas para fazer um bom trabalho, há que ter preparação e saber do que está falando, não apenas achar que é celebridade e isto basta. Menos ainda, passar a vida repetindo as mesmas falas. Mas pelo jeito fiz um bom trabalho :D
E também é mais dificil ainda conciliar preparar-se e viajar com um trabalho regular, onde vc precisa continuar atendendo todas as demandas nos tempos já estabelecidos. O trabalho do Stallman a que me parece já inclui isto, o que facilita muito. E embora eu não me lembre de ter dito que o Stallman so fala, mas sim que ele é um ser intratável, que não se importa com nada, com opiniões alheias ou com realidade, chegando quase a um megalomaniaco para mim. Mas eu tenho consciencia de que a minha opinião sobre ele não faz ele perder um segundo sequer se preocupando com isto :)
E distorcer o que eu falo já é pratica usual. Achei fantastico que na noticia sobre minha palestra em Barcelona pela primeira vez discutiram o assunto em questão e não a pessoa em questão. Achei um avanço tremendo, fiquei feliz. Sinal de novos tempos, finalmente?
Comentário de Sulamita
Mais nomes diferentes: "Acho que outras pessoas da área é que deveriam palestrar mais, não a Sulamita de menos."

Apoio totalmente. Foi o que fizeram comigo ano passado neste evento, alias. Apostaram em uma palestrante do outro lado do mundo, que não conheciam mas parecia ter temas interessantes. E deu no que deu. Acho que os organizadores de eventos deveriam cada vez apostar mais nesta formula do que ficar repetindo e baseando seus eventos na presença de "celebridades nacionais ou internacionais". Eu mesmo passei um bom tempo sem palestrar pq nem eu mais me aguentava ouvir :D
E enquanto eu vejo tantas "celebridades" falando besteiras absurdas e queimando nosso filme, conheço muita gente competente que perde muitas chances de compartilhar o que sabe...
Comentário de Henrique Vicente.
2b|!2b...: Sinal de que politicagem anda em alta e infelizmente a senhorita já é bastante conhecida, portanto podem ir direto ao ponto, ao invés de lhe apresentarem. Também pode ser sinal de que querem evitar discussões sobre a sua falta de ética, etc. Eu aposto no primeiro, mas talvez seja o segundo caso ou mesmo um pouco dos dois.
Comentário de espardo
Podia filmar e colocar no: Podia filmar e colocar no youtube ou em algum outro servidor pra baixar e assistir. ;-)

Aliás, seria legal que quem sabe apresentar uma palestra colocasse isso em vídeo ou áudio. Ou já tem algo parecido e eu não sei? Um diretório de podcasts e videocasts(?) sobre software livre, programação e outros assuntos de interesse da nossa área feitos por brasileiros.

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004