Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Técnico do MIT defende produção de laptop popular no Brasil

O Brasil é um forte candidato a fabricar computadores portáteis utilizados no projeto de inclusão digital OLPC (sigla em inglês para Um Laptop por Criança), desenvolvido por especialistas do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Segundo David Cavallo, pesquisador do Laboratório de Mídia do MIT que defende esta alternativa, o principal motivo para o favoritismo é a capacidade de inovação observada no país, aliada à grande quantidade de mão-de-obra qualificada disponível na região.

Caso esta hipótese se concretize, a produção local só deve ser iniciada depois do lançamento oficial do projeto --em um primeiro momento, as máquinas serão produzidas somente pela companhia taiwanesa Quanta Computer, que já fabrica computadores portáteis para a Dell, HP e IBM.

Este lançamento está previsto para o primeiro trimestre de 2007 em escolas públicas do Brasil, Índia, China, Nigéria, Tailândia e Egito.

Inicialmente, os responsáveis pelo projeto afirmavam que em 2006 os estudantes já teriam acesso a este computador popular --o preço final da máquina deve ser US$ 100, mas atualmente ainda está por volta de US$ 130. Segundo Cavallo, o atraso não tem qualquer relação com as negociações entre MIT e governo: 'as mudanças no cronograma estão ligadas ao processo de desenvolvimento da máquina', disse.
” A nota foi enviada por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de xultz
Inocente o Sr. Cavallo, não: Inocente o Sr. Cavallo, não sabe que aqui não existe regra de tributação, a cada governo as taxas mudam, novas taxas são inventadas e as antigas aumentam de valor...
Não sabe que aqui a receita federal entra em greve duas vezes por ano, e cada greve dura seis meses, sendo que na greve atual mais de 5000 empresas já fecharam por falta de matéria-prima, enquanto outras tantas estão em férias coletivas ou demitindo funcionários, e o governo não tá nem aí (engraçado que na propaganda era a de gerar empregos, e sequer tem responsabilidade para resolver esta questão interna e preservar os empregos existentes)...
Não fosse isso, o Brasil seria um forte candidato mesmo, porque mão de obra qualificada tá sobrando, tá sobrando tanto que tem empresa de fora vindo buscar até técnico aqui no Brasil atualmente.
Comentário de FernandoFL
Com certeza o ALibabá e os: Com certeza o ALibabá e os 40 ladrões vão dar um jeito de roubar um pouco disso tambem.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004