Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Técnico descreve sua surpresa com o Insigne no Pc Popular


“Trabalho numa empresa de Assistência Técnica e vez por outra aparecem clientes com micros comprados nos grandes Magazines e que rodam o Linux. O Problema é que a maioria dos clientes querem tirar o Linux e pedem para instalarmos o Windows. Fazemos de tudo para convencê-los a ficar com o Linux que veio com o micro, mas na maioria das vezes o Linux vem tão mal instalado e configurado, que em "pensamento" dou razão ao cliente. Apresento a ele o licenciamento do Windows e então , nesta hora, decidem fazer uma experiência com o Linux. Então passo horas e horas configurando o sistema para que fique "mastigado", cheio de ícones, plugins, codecs e atalhos que facilitem a vida do usuário novato.

Não foi o caso o Insigne Linux 5.0. Este veio instalado num PC CCE com processador Celeron, 256 de ram, HD de 80 GB, leitor de DVD e gravador de cd, entradas para diversos tipos de cartões de memória, 2 USBs frontais e 2 traseiras, som, vídeo e rede onboard.”


Enviado por Márcio Viana (marciointerfaceΘgmail·com).

Veja abaixo a continuação do texto do Márcio.





Ao ligar o PC, me deparei com um desktop enxuto, usando Gnome (um pouco modificado, para melhor... ao meu ver), aplicativos e janelas abrem rápido, apesar do 256 MB apenas e do OpenOffice estar na bandeja do sistema consumindo RAM, contudo, a abertura do mesmo se deu em 6 segundos.

O Menu inicial foi modificado, ficando parecido com o do Suse, tipo menu duplo, com os aplicativos usados mais frequentemente do lado esquerdo, no lado direito do menu ferramentas de configuração do sistema. Em baixo um botão chamado "Todos os aplicativos", ao ser clicado aparece uma janela com todos os aplicativos e ferramentas separados em categorias bem organizadas. No alto deste menu há uma entrada para pesquisa (digite uma palavra e o sistema encontra aplicativos, textos, músicas, o que for relacionados àquela palavra).

A melhor parte: Pendrives, Câmeras digitais, cartões de memória, cds, dvds, impressora, webcam ... todos foram identificados e funcionaram corretamente ao serem conectados ao PC, e com a surpresa de uma voz feminina, muito relaxante, dizendo, por exemplo: "uma câmera digital foi conectada ao seu computador" ... seguida de uma janela perguntando: "Deseja importar as fotos?" , ao escolher SIM, as fotos são todas gravadas na pasta "Minhas Músicas" , dentro do home do usuário. Aliás a pasta do usuário está muito bem organizada, facilitando muito o copiar, colar, arrastar, etc.

O synaptic (adicionar e remover programas) já veio com todos os repositórios configurados com os mais de 15.000 softwares disponíveis para o Debiam (última versão estável), na qual o Insigne foi baseado. Além disso há repositórios da própria Insigne com aplicativos mais atualizados como Firefox e Thunderbird 2.0, etc. Experimentei instalar o Amule e o Amsn, foi mais fácil que tirar doce de criança e mais: funcionaram perfeitamente.

Plugins e codecs de todos os tipos já vieram instalados de modo que é só por pra rodar: dvds, cds de audio, MP3, Flash, Java, etc.]

Pena que não deu pra usar os recursos 3D do Compiz / Beryl pois o PC pra isso é fraquinho! Mas as ferramentas de configuração estão lá, juntamente com outras como xDSL, com a qual configurei o Velox em 30 segundos. Muito bom.

Se todas as distribuições de fabricantes seguissem este exemplo, poucos micros "perderiam" o Linux!


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de maiconfaria
É, realmente este deputado: É, realmente este deputado Nechar, não sabe nem do que esta falando !


--
A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com

Comentário de timm
Ao contrário do FeniX,: Ao contrário do FeniX, Conectiva 10 e Ubuntu, que já vi nesses computadores, o Insigne, Metasys, Mandriva e Kurumin estão sempre de parabéns. Pena que os usuários infelizmente não querem.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de hardware
evolucao: só se o Insigne 5.0 for assim, pois as versões anteriores, 3 e 4, eram bem toscas, tendo inclusive de montar e desmontar disquetes, cds e dvds. Bom, vou baixar e testar. Depois adiciono outro comentario.
Comentário de Heitor Moraes
Fui só eu?: "uma câmera digital foi conectada ao seu computador" ... seguida de uma janela perguntando: "Deseja importar as fotos?" , ao escolher SIM, as fotos são todas gravadas na pasta "Minhas Músicas"

?????????????????????
Comentário de geekslack
É este o Caminho: Relembrando a época de lançamento do Windows 95...
O que tornou fácil a aceitação do sistema operacional naquela época? A comodidade a facilidade e comodidade. Facilidade e comodidade sim. Pois na antiga versão 3.11 tudo se abria janelas e mais janelas cheias de ícones, na nova versão as janelas foram substituídas por menus mais intuitivos, você só precisava parar o mouse sobre uma "categoria" para ver o conteúdo, ao invez de abrir diversas janelas. Hoje com as novas versões do Sistema Operacional mais popular, é necessário ainda apostar na comodidade, simplicidade, facilidade e porque não dizer usabilidade do usuário mais leigo.
Acredito que seja justamente este o caminho, meus parabéns à Insigne e para quem finalmente tornou este S.O. tão intuitivo ao usuário que me fez escrever tanto apenas para poder parabenizar.

O software livre ainda tem um longo caminho a trilhar para aceitação dos usuários finais, expecialmente o Linux, mas vou repetir "O caminho é esse."
Parabéns novamente ao(s) idealizador(es) das melhorias e à Insigne também por apostar nisso.


--
Geek_Slack
Linux User #203430

Comentário de john rmdt
Acho super interessante o: Acho super interessante o salto na interatividade com o usuário que algumas distros tiveram de um tempo pra cá.

Eu me espantei com OpenSuSe 10.2 quando instalei ele a primeira vez, tarefas que antes eram penosas (como montar meu celular) viraram tarefas simples que não me tomam tempo algum. A configuração do sistema é simples e rápida.

O problema maior desse programa do governo é que ele é um verdadeiro programa sem pai, foi lançado a sorte e que o distino diga o que é melhor pra ele.

Se houvesse um pouco mais de interesse por parte dos idealizadores com certeza o status do programa não viria do número de pessoas que removem o linux e instalam Windows pirata, viria do número de pessoas que se adaptaram ao linux e do bom trabalho dos que colaboram para esse sucesso.
Comentário de AnaniasFilho
Eu tenho um desses!!!: pois é!
eu tenho um desses ;)
laptop CCE Info
http://kram3r.wordpress.com/2007/04/27/laptop-cce-popular/

é bem bunitinho hehehhe
pena que vem com 256 de ram
mas nada que 150 reais nao facam a diferenca
comprei 1 gb de ram ddr2
detalhe: só vem com 1 banco de memoria
dai perdi 256...
http://kram3r.wordpress.com/2007/05/21/upgrade-no-lixinho/

mas valeu a pena! e ainda rodo beryl e compiz
ele é encontrado na Santa Efigenia em São Paulo por pouco mais de R$1.000,00 com 1 gb de ram (sem nota - a garanti a é do vendedor.)


Realmente o Insigne me surpreendeu
ele era baseado em rpm se não me engano.
e foi uma das primeira instalações realmente Fáceis depois do RedHat 6.2

Hoje o Insigne se mostrou muito satisfatório ao me ver.
Foi desenvolvido/customizado para atender realmente ao hardware dos computadores vendidos com a distribuição.

Pena que o Modem não funcione.
Por mais que eu tentei o modem não funciona...
mas na boa??? modprobe cdc_acm ;)
soca o celular via usb nele e manda discar para um provedor 0800 ou de ligação local.
Hoje várias operadoras de telefonia celular cobram muito pouco por ligações locais e em alguns caso não cobram durante o final de semana.
Bom me chamem de louco mas preciso usar modem por causa do trabalho. Me meto em cada buraco que nem orelhão funciona direito.

Outra coisa é o video que só funciona em 1024x768 e tem que utilizar o 855resolution
vide meu blog para instalação e configuração.

Mas é isso ai! continuo com meu bom e velho slackware agora na versão 12 current.

Ahhhhhh!!!
ia esquecendo.
Se você ligar no suporte do Insigne, (tem que ser DDD 11 - não tem 0800) vai ser muito bem atendido e o pessoal vai te ajudar no que for possível, porém, se vc adicionar algum software ou mudar de WM (window manager) tipo do gnome que vem por padrão para o kde, esqueça. Vá pra net procurar ajuda.

Vamos lá!
Comentário de cenoura
Reparei nisso também ...: ... e espero que tenha sido um erro de digitação neste texto e não um erro do Insigne :)


--
Gustavo Picoloto
Comentário de boi
Modem não funciona?: Me desculpe, mas se o modem não funciona, isso invalida qualquer coisa que se diga a favor desse PC. O mínimo que se pode esperar é que todo o hardware seja compatível com o SO pré-instalado. Se o fabricante não faz nem o básico, o que esperar do resto?
Comentário de Ezequiel M Rezende
Eu tenho um Notebook deste: Eu tenho um Notebook deste também. Acredito que o Ananias queria dizer é que o Modem não funciona na distribuição dele. O modem funciona muito bem com o Linux Insigne. Eu instalei o UBUNTU com Gnome + KDE, e eu não consegui configurar o modem, mas o restante, TUDO funciona muito bem, inclusive os efeitos 3D, já que a placa de vídeo é uma Intel 945GM - a achei muito boa qualidade para este notebook. Eu não me importei com o modem, já que utilizo o notebook sempre com rede com fio ou com wireless.

Observação: Ananias, não é necessário perder uma placa de memória - o notebook tem dois bancos de memória. Provavelmente você removeu a memória errada, rompendo o LACRE DE GARANTIA. o outro banco de memória está em baixo do teclado. No forum:
http://forum.clubedohardware.com.br/notebook-cce-ncl/404709?amp;p=2328813
você encontrará dicas - e fotos - de como colocar mais memória (têm que remover o teclado - sem perder a garantia). Eu acrescentei 1Gb e o meu notebook tem agora 1,280 Gb de RAM.

Comentário de pilgerowski
É impressão minha ou...: Há um certa ironia nesse trecho aqui?

"Deseja importar as fotos?" , ao escolher SIM, as fotos são todas gravadas na pasta "Minhas Músicas" , dentro do home do usuário.

:-D

Charles Roberto Pilger http://www.charles.pilger.com.br #134499

Comentário de AnaniasFilho
Então pessoal,: Então pessoal,
pelo que vi ocorreu uma troca de hardware pelo que li.
o meu foi uma das primeiras levas e o modem não funcionava nem com reza!
o mesmo modelo só que com a parte de multimedia alterada foi posta a venda com o mesmo preço.
Acabei de ligar no SAC da CCE.
Eu já sabia que haviam 2 modelos com a mesma sigla NCL-C2H4.
Porém, o meu só tem suporte a 1 banco de memória mesmo
e não 2 como esse novo que até o Ezequiel postou no meu blog pq não conseguiu postar aqui no BR-Linux.
videResposta http://kram3r.wordpress.com/2007/05/21/upgrade-no-lixinho/#comments

Pois bem, acho que pro lado deles foi bem legal! arrumaram o hardware para terem suporte e garantia de qualidade.

Comentário de viana marcio
erro de digitação: A pasta onde as fotos serão baixadas é configurável, eu escolhi "Minhas fotos" ... e não "Minhas músicas" , na verdade esta última foi o destino das músicas baixadas pelo Amule.


Comentário de The Darkness
Fico duplamente feliz com a notícia: Primeiro fico feliz que as Distros nacionais utilizadas nesses PC's estão começando a achar o rumo (pelo menos a Insigne).
Espero que outras sigam o exemplo e que acabe com essa palhaçada de colocar qq coisa só para baixar o preço e o usuário que se lasque no final.

Segundo fico feliz por ver que ainda existem empresas e profissionais sérios que fazem as coisas do jeito certo e não simplesmente colocam um piratão e fecham o caso.

Atualmente eu não estava recomendando esses equipamentos, devido a péssima qualidade da Distro que estava sendo colocada e ao péssimo serviço de suporte que era oferecido, mas com essa novidade já vou fazer uma reavaliação.
--
[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]

Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/

Comentário de The Darkness
Esse problema do MODEM ainda: Esse problema do MODEM ainda é um ponto chato que precisa ser resolvido.
Mas ao que parece pelo menos na Distro que vêm com a máquina ele funciona, então só deve estar faltando fazer uma melhor documentação da coisa.
Porque se o MODEM funciona com o LINUX ele tem que funcionar em qualquer Distro.
Basta para as outras Distros que ainda não tem o suporte azeitado, fazer o processo na mão.

Agora se o MODEM precisa de alguma configuração específica para funcionar (Ex: só roda no kernel 2.x.y.z com lib a.b.c) isso deve ser deixado claro no momento da venda para que o usuário saiba o que está levando e os problema qu irá ter caso queira mudar.

E quanto ao suporte ser bom mas apenas para a configuração deles, isso já é meio caminho andado para ser um suporte bom de verdade.
Deveria haver uma opção de suporte ao LINUX (em geral) e não apenas ao que eles oferecem, deveria ser um pacote adicional cobrado a parte para quem quisesse usar.
--
[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]

Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/

Comentário de tux
Há uns tres meses atras uma: Há uns tres meses atras uma colega me chamou pra ligar o PC q ela tinha comprado em conjunto com uma lexmark multifuncional.

Para minha surpresa (pq achei q ela iria comprar com windows) tinha lá o Insigne Linux (comprou tb por causa do preço;-), bom instalei a impressora, já tinha icones pra provedores gratuitos e tudo funcionando.

Ela tb nem sabe o que é linux. O que importa é acessar a net, msn, digitar uns textos e benção.

Informei que aquele PC veio equipado com Linux e expliquei o q era. O que a deixou mais feliz foi qdo disse q era imune a vírus e que todos os trabalhos tb poderiam ser realizados.

Fui embora e deixei ela lá com Linux, e qualquer duvida que me ligasse. Realmente me ligou, mas foi pra tirar duvida qto a impressora (escanear).

Perguntei como tá o PC novo, e se sentia dificuldades. Sem traumas disse ela. Usa Insigne Linux. Uma distro que para usuario bem iniciante cumpre muitissimo bem.
Bom, vou baixar essa ultima versão do Insigne e instalar no PC da minha chefe que vive me atazanando pra que eu instale "esse tal" linux. ;-)

[]´s




Comentário de lxoliva
Fico triplamente feliz com a notícia: porque, além do que você falou, o Insigne GNU/Linux versão 5 é, até onde sei, 100% Software Livre! Não que eu seja especialista em avaliar se uma distro completa é 100% Livre ou que eu tenha feito uma avaliação muitíssimo cuidadosa, mas sei que o pessoal da Insigne se esforçou pacas pra não deixar nada de proprietário ali. Parabéns!
Comentário de hardware
0800: qual provedor 0800 voce usa com celular?
Comentário de joker
Claro são todos uma: Claro são todos uma porcaria.
Linux= Server
Windows= Desktop

e XAuuuuuuuu
Comentário de samuelbh
Disponível para Download: Para quem interessar, está disponível no site do Insigne a distro para Download: http://oraculo.insignesoftware.com/current/5.0/Momentum/INSIGNE_CD_GNU_5.0-5.0.1.1.iso

Já estou baixando a minha!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004