“Trabalho numa empresa de Assistência Técnica e vez por outra aparecem clientes com micros comprados nos grandes Magazines e que rodam o Linux. O Problema é que a maioria dos clientes querem tirar o Linux e pedem para instalarmos o Windows. Fazemos de tudo para convencê-los a ficar com o Linux que veio com o micro, mas na maioria das vezes o Linux vem tão mal instalado e configurado, que em "pensamento" dou razão ao cliente. Apresento a ele o licenciamento do Windows e então , nesta hora, decidem fazer uma experiência com o Linux. Então passo horas e horas configurando o sistema para que fique "mastigado", cheio de ícones, plugins, codecs e atalhos que facilitem a vida do usuário novato.
Não foi o caso o Insigne Linux 5.0. Este veio instalado num PC CCE com processador Celeron, 256 de ram, HD de 80 GB, leitor de DVD e gravador de cd, entradas para diversos tipos de cartões de memória, 2 USBs frontais e 2 traseiras, som, vídeo e rede onboard.”
Ao ligar o PC, me deparei com um desktop enxuto, usando Gnome (um pouco modificado, para melhor... ao meu ver), aplicativos e janelas abrem rápido, apesar do 256 MB apenas e do OpenOffice estar na bandeja do sistema consumindo RAM, contudo, a abertura do mesmo se deu em 6 segundos.
O Menu inicial foi modificado, ficando parecido com o do Suse, tipo menu duplo, com os aplicativos usados mais frequentemente do lado esquerdo, no lado direito do menu ferramentas de configuração do sistema. Em baixo um botão chamado "Todos os aplicativos", ao ser clicado aparece uma janela com todos os aplicativos e ferramentas separados em categorias bem organizadas. No alto deste menu há uma entrada para pesquisa (digite uma palavra e o sistema encontra aplicativos, textos, músicas, o que for relacionados àquela palavra).
A melhor parte: Pendrives, Câmeras digitais, cartões de memória, cds, dvds, impressora, webcam ... todos foram identificados e funcionaram corretamente ao serem conectados ao PC, e com a surpresa de uma voz feminina, muito relaxante, dizendo, por exemplo: "uma câmera digital foi conectada ao seu computador" ... seguida de uma janela perguntando: "Deseja importar as fotos?" , ao escolher SIM, as fotos são todas gravadas na pasta "Minhas Músicas" , dentro do home do usuário. Aliás a pasta do usuário está muito bem organizada, facilitando muito o copiar, colar, arrastar, etc.
O synaptic (adicionar e remover programas) já veio com todos os repositórios configurados com os mais de 15.000 softwares disponíveis para o Debiam (última versão estável), na qual o Insigne foi baseado. Além disso há repositórios da própria Insigne com aplicativos mais atualizados como Firefox e Thunderbird 2.0, etc. Experimentei instalar o Amule e o Amsn, foi mais fácil que tirar doce de criança e mais: funcionaram perfeitamente.
Plugins e codecs de todos os tipos já vieram instalados de modo que é só por pra rodar: dvds, cds de audio, MP3, Flash, Java, etc.]
Pena que não deu pra usar os recursos 3D do Compiz / Beryl pois o PC pra isso é fraquinho! Mas as ferramentas de configuração estão lá, juntamente com outras como xDSL, com a qual configurei o Velox em 30 segundos. Muito bom.
Se todas as distribuições de fabricantes seguissem este exemplo, poucos micros "perderiam" o Linux!
--
A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com