Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mini-relato de instalação do SUSE 10.1

Dediquei parte da tarde de sábado pra fazer um upgrade do sistema operacional do micro que uso pra manter o BR-Linux. Eu tinha instalado recentemente o SUSE 10.0 nele (e na época escrevi também um breve relato com dicas sobre a experiência), e as dicas que registrei naquela época (sobre configuração de wi-fi, ativação das teclas multimídia, etc.) hoje foram úteis para eu não ter de pesquisar tudo de novo - porque eu preferi formatar e reinstalar do zero, sem optar pela rota mais fácil do upgrade.


O começo da instalação e o bloco onde este texto nasceu

 

As minhas necessidades nesse notebook são modestas, então não fiz aqueles testes avançados que todo mundo espera de uma nova distribuição - nem vi se funciona mesmo o suporte a XGL, por exemplo. Mas as coisas que vi me agradaram muito, a começar pela instalação, que eu fiz a partir de um DVD criado com as 6 imagens de CD. O ovo de páscoa do menu de boot de instalação está ainda mais bonito, e o programa de instalação em si está bem parecido com o anterior, embora continue a tendência de esconder cada vez mais as opções e informações avançadas (claro que elas ainda estão disponíveis o tempo todo, ao toque de um botão bem visível) e tornar o processo inteiro muito mais fácil para quem não sente necessidade de ir além das seleções mais básicas (não é meu caso, mas acho legal que exista a opção). Uma novidade que eu gostei bastante (mas já devia estar lá pelo menos desde o 10.0 e eu não vi) é que agora no particionador gráfico é exibido o campo "label", e o SUSE usa esse campo muito bem. Levei cerca de 1h instalando (fora o tempo de download e gravação das mídias), mas acho que daria de ter feito em menos tempo se eu não parasse pra tomar notas.

O sistema de gerenciamento de pacotes recebeu uma reorganização completa debaixo do seu capô, e nesse sentido o SUSE 10.1 é quase uma versão experimental. Dá de perceber que a integração do Red Carpet vai trazer bastante benefício, mas acho que isso só vai ficar evidente a partir do 10.2, ou se tivermos uma boa rodada de atualizações. Se não fosse a ajuda que recebi do pessoal do #SUSE-br da Freenode, que já vinha testando os betas e sabia das manhas ainda não documentadas, eu não teria conseguido fazer a atualização via rede.

Optei por instalar o KDE por default, e gostei da configuração do ambiente - uma parte é mérito do próprio KDE, outra é da Novell. Tem uns ícones novos pros serviços que ficam na barra de tarefas, o visualizador de janelas nos desktops agora está bem mais informativo e útil, e os menus continuam bem organizados. Aparentemente o Beagle agora está mais integrado ao KDE; eu testei rapidamente, outra hora vou olhar com mais atenção. Ver o sysinfo:/ no Konqueror dá um show em relação à versão anterior, experimente!


O ambiente já customizado, com
a barra lateral de ícones que não é padrão

 

Notei algo que talvez seja o início de uma tendência que me agrada muito: a da consistência visual entre as aplicações e o sistema em si. As 'splash screens' de aplicativos como o Gimp, o OpenOffice e outros são semelhantes entre si e também com a tela de inicialização do sistema. Ainda dá pra avançar muito, mas é um bom começo.

Testei os hardwares usuais (câmera, palm, pen drive...) e tudo funcionou como deveria.

Em resumo: sem grandes surpresas. Parece que a nova infra-estrutura de gerenciamento de pacotes vai trazer muitos bons frutos, mas ela ainda precisa ser um pouco mais polida. Vale o upgrade por causa dos pequenos detalhes e das versões correntes do ambiente e dos aplicativos. Espero nos próximos dias poder publica o link para análises mais completas enviadas pelos leitores ;-)

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Anon.imo.us
Mas...: Mas esse OpenSuse é tão pesado quanto o beta do Suse Enteprise?


senao fu! :|


Demorei 3 horas pra instalar num itautec, 1.5ghz, 256 ram!!!


e ai na hora de subir o sistema, trava!


vsferrar! ô sisteminha "rapido"! :S


fico sem wifi, mas nao fico sem meu Slack! :O
Comentário de RockerTux
Belo Wallpaper :-): --
Jabber: rockertux [spammer] gmail [maldito] com
Comentário de ricardomoc
Nvidia: Na minha máquina tive problemas com o driver da Nvidia, instalando o 10.0. Segui as instruções da própria Suse, através do link da página da Nvidia, e mesmo assim, ao tentar configurar a placa com: sax2 -m 0=nvidia - não deu certo. Apareceu o logo da nvidia e travou. Tentei com o Suse 9.1 e aconteceu o mesmo. Paciência. O meu Mandriva funciona sem muitos problemas, com o driver que acompanha.


http://anjoserosas.blogspot.com
Comentário de escovadordebit
Upgrade a partir do 10.0: ...preferi formatar e reinstalar do zero, sem optar pela rota mais fácil do upgrade.

Acho que não é só questão de caminho mais fácil brain.
Em máquinas de produção o upgrade de distro ainda é um ponto de interrogação.
Acho que seria legal se alguém postasse um upgrade para que pudessemos avaliar os problemas que podem ou não ocorrer.

Eu até podia fazer mas, meu sistema ta tão redondinho que não tô a fim de fazer. :D

Se eu fizer em outra máquina, posto a avaliação aqui.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de andreas de verdade
Problemas com "gpg": Aqui tive uma série de problemas com o processo gpg rodando e consumindo 99% de CPU. Durante a instalação aconteceu várias vezes (sempre esperei algum timeout entrar em ação, e por isto a instalação demorou cerca de 1h30). Mesmo após a instalação volta e meia ele entra em ação de novo. Será algum bug no script para criar DVD a partir dos ISOs?
Agora aconteceu quando chamei o "software installer". Mandei procurar "cryptsetup" há 5min atrás e ainda está procurando, e o gpg está lá, 99% de CPU.
Comentário de Brunno Gomes
Como acesso o easter egg: Como acesso o easter egg ?

-
Primeiro eles te ignoram...
Depois eles riem de você...
Então eles lutam contra você...
Aí você vence...
Comentário de Marcelo Vivan Borro
Dicas sobre a atualização: Brain, poderia dar umas dicas dos problemas que encontrou com o novo sistema de atualização? Você encontrou soluções em algum link ou só no #SUSE-br?
Estou baixando as mídias e vou tentar fazer uma atualização do 10 para 10.1.

Marcelo Vivan Borro
Comentário de oTToF
Algumas dicas podem ser: Algumas dicas podem ser encontradas no
http://www.susebr.org

Como por exemplo a instalação do w32codecs e do CD adicional com soft proprietário, e novos repositórios.

Tem também a lista de discussão, o canal de IRC na Freenode, Brasnet, OpenBrasil.
Comentário de brain
é só apertar F8: é só apertar F8
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004