Ao longo do último ano de especulações ao redor do projeto de Nicholas Negroponte, muito se disse sobre o display, principal peça ausente da solução proposta e geralmente um dos componentes mais caros de qualquer computador portátil. Mas, segundo a eWeek (em matéria repleta de informações técnicas), este cenário começa a mudar: o
OLPC apresentou seu projeto de display, baseado na tecnologia LCD mas com uma série de modificações para atender às metas de baixo consumo de energia, custo reduzido e possibilidade de operar tanto em ambientes fechados quanto sob a incidência direta de luz solar.
Os responsáveis pelo projeto afirmam que o display proposto tem 2 modos de operação selecionáveis pelo usuário: um colorido (a 800x600 ou 1024x768) e outro preto e branco (1200x900). Este segundo modo tem baixo consumo de energia (0,2W no pico) e é visível mesmo em ambiente diretamente iluminado pela luz solar.
O OSNews
acrescenta que já há um projeto - integrante do Google Summer of Code - portando o GTK+ para estes novos displays, inclusive com ajustes aos temas para maximizar o aproveitamento dos seus recursos.
A princípio acredito que tenha outras questões que deveriam ser priorizadas.
Olhando para essa imagem:
http://common.ziffdavisinternet.com/util_get_image/13/0,1425,sz=1&i=136870,00.jpg
Isso é condição para se ter aula? a céu aberto? Uma estrutura física, mínima que fosse, não seria teria mais prioridade? Eu não tive computador na escola, apenas no final do 2o grau, mas minha escola tinha teto.
A propósito, a tela é a prova d'água para dias de chuva?
Att,
Filipe.