Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Surge o display do laptop de US$ 100 para uso na educação: 1200x900 com consumo de 0,2W

Ao longo do último ano de especulações ao redor do projeto de Nicholas Negroponte, muito se disse sobre o display, principal peça ausente da solução proposta e geralmente um dos componentes mais caros de qualquer computador portátil. Mas, segundo a eWeek (em matéria repleta de informações técnicas), este cenário começa a mudar: o OLPC apresentou seu projeto de display, baseado na tecnologia LCD mas com uma série de modificações para atender às metas de baixo consumo de energia, custo reduzido e possibilidade de operar tanto em ambientes fechados quanto sob a incidência direta de luz solar.

Os responsáveis pelo projeto afirmam que o display proposto tem 2 modos de operação selecionáveis pelo usuário: um colorido (a 800x600 ou 1024x768) e outro preto e branco (1200x900). Este segundo modo tem baixo consumo de energia (0,2W no pico) e é visível mesmo em ambiente diretamente iluminado pela luz solar.

O OSNews acrescenta que já há um projeto - integrante do Google Summer of Code - portando o GTK+ para estes novos displays, inclusive com ajustes aos temas para maximizar o aproveitamento dos seus recursos.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de FilipeR.
Tenho minhas dúvidas: Não estou certo se esse projeto é realmente interessante. Não pensei muito a respeito logo não quero me comprometer com uma opinião final mas...

A princípio acredito que tenha outras questões que deveriam ser priorizadas.

Olhando para essa imagem:

http://common.ziffdavisinternet.com/util_get_image/13/0,1425,sz=1&i=136870,00.jpg

Isso é condição para se ter aula? a céu aberto? Uma estrutura física, mínima que fosse, não seria teria mais prioridade? Eu não tive computador na escola, apenas no final do 2o grau, mas minha escola tinha teto.

A propósito, a tela é a prova d'água para dias de chuva?

Att,
Filipe.
Comentário de ano@nimo.com
"um colorido (a 800x600 ou: "um colorido (a 800x600 ou 1024x768) e outro preto e branco (1200x900)"

Saiu melhor que a encomenda.
Comentário de james2
+ Barato: Com certeza é mais barato dar laptops do que construir as escolas "com teto", aliás pode-se até trocar professores (caros e antiquados) por monitores sem qualificação e obviamente mais baratos que apenas passem os softwares educativos para os alunos da nova geração. Educação física poderia muito bem ser trocada algum jogo de ação, mais uma vez seria economizado dinheiro.
Eh os lap de U$100 é a solusao para os pobremas da educassao.


Comentário de cenoura
Sim, vamos dar computadores: Sim, vamos dar computadores para eles.

É mais fácil dar um computador pra eles do que dar um ensino público de qualidade numa escola com estrutura aceitável (olha que eu nem disse escola com boa estrutura).

As crianças nem estão aprendendo a ler direito hoje em dia mas pelo menos terão um computador !!! Muito útil mesmo.

--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de Pedro Vaz de Mello de Medeiros
Gustavo,: Gustavo,

existe um problema crescente nos dias de hoje que se chama "exclusão digital". Não basta mais só ter essa noção de que crianças de regiões pobres precisam apenas ter acesso ao ensino básico tradicional, até porque essa situação precária está do mesmo jeito há décadas e nada muda.

O computador, pelo menos, serve como instrumento de transformação do meio onde ela vive. É um instrumento de comunicação e de aprendizado poderoso.

Acho que está na hora de você rever os seus conceitos.
Comentário de CWagner
Gustavo, algumas pessoas: Gustavo, algumas pessoas acham que esse projeto só dará certo se houver investimento no ensino em geral, mas uma coisa eu lhe digo, o que não falta é investimento para a educação.

Se alguém tiver interesse pode procurar se informar quanto recurso (e estou falando de R$) foi destinado para as escolas e projetos educacionais. O problema é que esse investimento não chega na sala de aula. Ele é praticamente todo diluído entre aprovação de emendas (vide o caso dos sanguessugas) e os gabinetes dos chefes das secretarias. O que chega à escola é muito e pouco e na sua maioria é superfaturado.

Se esse projeto der certo, e eu espero que dê, teremos algo inédito no país, a compra de equipamentos para os ALUNOS, e não para secretarias de educação ou diretorias das escolas, com preço definido e previamente divulgado. E mais, o equipamento será destinado ao aluno, que usará será o próprio e também a sua família, que poderá aproveitar o aparelho para acessar os serviços disponibilizados na Internet, caso haja um ponto de acesso sem fio próximo à casa do aluno.

Não haverá superfaturamento, porque o preço já foi divulgado e nenhum empresário, político ou funcionário público corrupto terá como surrupiar um desses pra levar pra casa, mesmo porque chamaria atenção e seria facilmente identificado e prontamente denunciado à polícia. Quem achar que denunciar não leva a nada está prestando um desserviço à sociedade e ajudando os ladrões do nosso dinheiro.

É óbvio que o recurso destinado à educação precisa ser melhor aplicado, o que falta é o interesse da sociedade como um todo para que isso se torne verdade. Onde estão os colegiados? As associações de bairros, de pais e mestres? Será que todos têm seu preço e que a educação de toda uma geração merece ser jogada no lixo, junto com a oportunidade terem acesso a um equipamento que permitirá, se não revolucionar o processo educacional, pelo menos dar acesso a outras experiências para milhares de crianças?
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004