Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Suporte no Linux: primeiros relatos de que a criptografia dos novos iPods foi quebrada

Lembra da notícia publicada sábado, sobre a a incompatibilidade intencional dos novos modelos de iPod com todos os softwares alternativos para gerenciar o seu conteúdo? Aparentemente a Apple queria forçar os usuários a depender do seu iTunes, e deixar o pessoal das plataformas que não têm suporte oficial (como o Linux) a ver navios. Ela fez isso acrescentando um novo hash criptográfico aos arquivos de dados do aparelhinho.



A notícia aqui do BR-Linux já dava o palpite: "Eu acho que a "proteção" não vai durar 1 mês antes que o mecanismo seja entendido e reimplementado. Vamos aguardar!"

E não foi preciso aguardar muito: já estão pipocando os relatos de que o hash foi quebrado, e que o iPod Classic (lançado no início de setembro) será suportado pelos softwares alternativos imediatamente. E dessa vez o DVD Jon nem precisou se envolver, aparentemente ;-)

Saiba mais (amarok.kde.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de chun
Apple ?: Sabe , as vezes eu dou gracas a Deus que a Microsoft é quem domina o mercado... no meu palpite... acho que se a Apple que dominasse teriamos um mundo muito pior...

Jobs só não fecha tudo prq não tem todo esse poder... se ele fosse da MS, o windows iria vir com um "HARD LOCK"

lamentavel...
Comentário de Elias Amaral
Mas imagina se o google: Mas imagina se o google dominasse o mercado.. seus arquivos seriam armazenados num servidor na flórida, e vc se comunicaria com ele apenas sob forte criptografia.
Comentário de chun
Se utilizarem padroes: Se utilizarem padroes abertos... tudo bem.

Comentário de Marcelo Ulianov
Quebraram a criptografia do: Quebraram a criptografia do iTunes ? E dai ? Por acaso ja existem aplicativos livres com a mesma funcionalidade dele ? Pq com o iTunes a experiência com o iPod é 100%, enqto com os genéricos que existem por ai, o iPod se transforma em um mp3 player comum. Quem compra o iPod, leva um pacote, composto pelo Player, pelo iTunes e pela iTunes Music Store. Quem compra já sabe disso...
Comentário de chun
Talvez se o protocolo dessa: Talvez se o protocolo do iPod fosse aberto... teriamos software opensource até melhores que o iTunes.

Comentário de manoelhc
Nesse se fosse pior ou igual...: Mas teriamos com algo com qualidade para Linux, já que eles não se preocupam.

Manoel B H Carvalho
Comentário de kayo
Eu não acredito que você escreveu isso,: Eu realmente não quero acreditar que você escreveu que a M$ é uma melhor opção que a Apple e eu acho que você está bem desinformado. Para começar, Apple pode perder para a M$ aqui no Brasil, la fora não. Observe nos filmes, você sempre vê a maça... Eu estou em um Apple agora e estou em um Mac OS e percebo que seu comentário foi no minimo formulado sem um conhecimento basico da coisa, pois se você conhece o sistema e os computadores da Apple, você não falaria isso. Cara, seu argumento foi tão sem nocao, que não se tem porque, para que retrucar.
Comentário de cwars
Rapaz para mim isso tá mais: Rapaz para mim isso tá mais para um simbolo de status que um aparelho útil, pois estou com um e sinceramente é um mp3player com suporte a video, pois na maior parte do tempo só uso para escutar musica, pois se for para ler algo prefiro mais um notebook, pois é mais funcional, e apesar do potencial de 80gb ter tela colorida e todas essas frescuras nem vale a pena sair com um troço desses, pois é pedir para ser roubado e além que a bateria não dura muito tempo, já que o aparelho está constantemente ligado, nesse caso prefiro usar meu velho e bom mp3player de um 1gb que custa R$ 70,00 do que um iPod de 80gb com paciencia, lista de contatos, e não sei o que mais que está por volta de R$ 2.000 (o preço de um notebook atualmente).

O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam...
Comentário de CWagner
Concordo contigo e digo: Concordo contigo e digo mais: iPod e iPhone são, para mim, mais prova de conceito que outra coisa. Ninguém nega que estão dando dinheiro para a Apple, que está provando ser possível entregar uma boa plataforma baseada em tecnologias híbridas, Software Livre, Proprietário e hardware semi aberto.

Para mim, seria mais interessante e impressionante se a Apple mostrasse um iBook utilizando algo realmente útil com a tela multitouch do iPhone.

Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Oceanos
Xiitas...: Xiitas...
Comentário de helviomota
Pois é...: ... não consigo entender porque tanta celeuma em torno de iPhone, iPod & Cia.
Quer um super celular cheio de recursos? Nokia N95 tá bom? Funciona no Brasil...
O mesmo vale para os iPods. Cabe muuuuita música em 1 GB, e meu iPobre (na verdade um Creative Zen Nano) me satisfaz completamente.

[]´s


Hélvio Mota
Linux User #141855
"Linux is just like an indian tent: no Gates, no Windows and an Apache inside..."
Comentário de lagaz
não é bem isso, acho...: acredito que não seja a quantidade de recursos que atraia tanto a atenção dos consumidores

e sim a sensação de usar um produto da Apple...
eu fucei em um iPod uma vez...
achei o máximo!
tu passa o dedo sobre os botões posicionados em formato de círculo
e a lista de músicas vai passando.

é bonito de se ver
e ainda tem aquela inércia...

e eu realmente não pensava que um aparelinho daqueles iria me chamar tanta atenção...

um artigo do dicas-l sobre isso:
http://www.dicas-l.com.br/filosofiadigital/filosofiadigital_20070205.php
Comentário de Marcelo Ulianov
Infelizmente no Brasil é: Infelizmente no Brasil é assim. Vc não pode sair na rua com um iPod pendurado no pescoço ou te arrancam os dois... Aqui fora é normal a galera estar com seus gadgets em ruas, trens, coletivos... Ninguém repara, ninguém da valor. Agora, dizer que não vale à pena, é brincadeira! O álbum de fotos, com todas as tags, com a trilha sonora que vc quiser,ali na palma da tua mão.. Fala sério !!! Nenhum outro gadget te dá isso ! Tb tenho um genérico, meu iPobre, mas vou atrás do novo iPod, com cara de iPhone, e se for preciso, deixo uma partição com o xp só pra espetar ele. Ou tento usar o wine de uma vez. Quanto à Apple liberar as especificações, pode esquecer ! Ela quer que vc use o iPod, queira um iPhone, e fique louco por um MAC. Sempre foi assim e sempre será. O Steve morre abraçado à esse modelo de negócios.Que, convenhamos, está dando muito certo, já que nem a microsoft com seu zune, conseguiu sequer arranhar a posição do iPod. Aqui no Japão, de cada 10 players, 8 são iPod, um é Sony Walkman, e o meu é genérico...rs
Comentário de Marcos J.T
Mas o fato de estar sempre: Mas o fato de estar sempre em filmes não quer dizer nada na minha opinião, a Microsoft domina o mercado, não tem porque ficar pagando para aparecer em filmes, o mercado é dela.
Comentário de cwars
Camarada, eu não citei: Camarada, eu não citei Japão, Espanha, Alemanha, ou seja paises desenvolvidos, o que citei foi onde moro, Brasil, onde um iPod é mais um simbolo de status, além de caro pra dedeu, no caso do lugar em que você está, o preço é mais acessível e por essa razão existem tantas pessoas com esse aparelho (o que acaba por torna-lo útil), enquanto que aqui o preço de um aparelho desses é igual a de um pc ou um notebook (que neste caso é muito mais interessante ter, por ser validas as suas funcionalidades), neste caso o iPod aqui enquanto seu preço estiver comparado a de um instrumento mais valido, ele será e continuará inúltil, sacou velho.

O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004