Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Suporte a impressoras no Linux: onde estamos e para onde vamos


“O Linux.com publicou um panorama muito interessante sobre o estado atual do suporte a impressoras no Linux, a forma como este quadro avançou nos anos recentes, e o que esperar do futuro próximo.

Eu tenho uma impressora HP de uma das linhas "econômicas" da empresa, aquelas que custam baratinho mas que a Garota Sem Fio apurou que a tinta custa R$ 6000 por litro, mas ela funcionou no Linux logo de cara, conectada via USB ao servidor da minha casa, rodando SUSE 9.x. Há alguns dias quis imprimir nela via rede sem fio a partir de um notebook rodando Ubuntu Edgy, e imaginei que ia ter que fazer aqueles malabarismos com lpd, ou com samba, que precisei usar da última vez que compartilhei uma impressora doméstica, há uns 5 anos. Quando vi o quanto foi fácil (bastou usar as ferramentas de configuração do sistema para preencher o modelo da impressora, o endereço IP do servidor e o nome da fila de impressão que eu queria usar, e o CUPS fez o resto), percebi o quanto foi gigantesco o avanço, ao menos no que diz respeito à usabilidade.

Você sabia que a própria HP desenvolve e mantém drivers em código aberto para 1.054 modelos de suas impressoras, e tem um laboratório que desenvolve drivers em código aberto para todos os seus novos modelos? E para os modelos de impressoras da HP que não tenham mais de 10 anos e que ainda não possuem drivers em código aberto, há esperança: vários deles possuem drivers já em desenvolvimento pela empresa.

Da mesma forma, a Ricoh, Brother, Epson, Okidata e Océ disponibilizam drivers em código aberto para várias de suas impressoras, e a Lexmark, Samsung e Xerox oferecem alguns drivers proprietários, mas mantidos por elas mesmas.

Boa parte deste sucesso tem origem nos esforços do simpático Till Kamppeter, presença constante no FISL (assista as apresentações práticas dele, vale a pena ver o tio criando um driver para uma impressora ali mesmo, na frente de todo mundo!), e de seus companheiros. Entre os esforços que merecem destaque estão o linuxprinting.org, a base de dados de drivers Foomatic, o Gutenprint (ex-Gimp Print), o fork em software livre do Ghostscript (originalmente não-livre), e o CUPS, que é ao mesmo tempo software e padrão.

Os próximos passos a aguardar são a inclusão de padrões de drivers de impressão na especificação LSB 3.2, o que permitirá a criação de drivers instaláveis independentemente de distribuição e versão, e a criação de um diálogo de impressão com uma API que possa ser chamado de forma simples por qualquer aplicativo, e que suporte todos os recursos da impressora. Vamos aguardar.
projeto CUPS, mantido pelo simpático”


Enviado por Tatiana T - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de popolony2k
Por isso a M$ está se aproximando do SL .....: ...pois seus argumentos de que o Linux não tem suporte a hardwares, praticamente morreu.

Na verdade quem não dá suporte são eles, por exemplo, tenho um Windows com licensa válida em meu notebook, tentei instalar o novo Media Player que me informou que o meu Windows é pirata, contactei a M$ e nada da mesma me responder.....e olha que sou cliente original !!!!!!

Depois disso tô pensando seriamente em tirar a particao Windows de vez e ampliar a particao Fedora Core 5 para ocupar o disco todo.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Gus LVSS
Impressoras para Ribbon: adoro o CUPS, acho fantastico. mas sinto falta de drivers para impressoras que imprimam em etiquetas Ribbon ou em cartões (acho que são de PVC), tipo as da marca Zebra. se alguem tiver informações sobre isso... ia ser MUI bem vindo.
Comentário de curioso
linuxprinting.org: Lembrando que o linuxprinting ainda é a melhor referência para saber se uma impressora/multifuncional é suportada ou não no pinguim, independente de fabricante ou distribuição (se baseia nos projetos base - CUPS, footmatic, etc...) contando inclusive com diretivas de configuração/instalação, comentários de propietários, disponibilização de PPDs, dentre outros.
Comentário de Renan_s2
Não é só isso.: Tem vários casos de Windows originais sendo considerados piratas.

Tratar o consumidor como ladrão, como alguém suspeito, não é a solução.
Comentário de popolony2k
Já não basta o desenvolvedor de SL ser comunista....: ...agora o consumidor é ladrão !!!

Piada !!

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Tiago Cruz
Till Kamppeter: Só tenho que agradecer esse cara, foi realmente muito legal coordenar uma mesa de 03 horas junto dele. Ele é o cara do CUPS, heheheh...

Pena que ele foi mal entendido na última discussão de KDE x GNOME onde até o Torvalds meteu o bedelho :(
Comentário de Manoel Pinho
Till Kamppeter: Lembro que o Till Kamppeter trabalha na Mandriva e é responsável justamente pelos pacotes relacionados com impressoras, scanners e fotografia da distribuição, que tem (segundo ele) um dos melhores suportes a impressão, juntamente com o Suse.

http://www.freestandards.org/~till/

http://club.mandriva.com/xwiki/bin/view/Main/InterviewWithTillKamppeter


Ou seja, o desenvolvimento acaba sendo indiretamente patrocinado por uma distribuição comercial de linux, o que acho bem justo e interessante.

No Mandriva instalar e compartilhar impressoras é bem fácil e pode ser feitointeiramente pelo configurador gráfico de impressoras do mcc.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de cesar
Eu também tive uma surpresa: Eu também tive uma surpresa agradável instalando uma impressora HP esses dias... meu Debian não tinha o drive mas foi só passar no LinuxPrinting e pegar o PPD e pronto, tudo resolvido.

Não apenas isso, hoje em dia todo parece fácil no GNU/Linux, reinstalei o Debian no meu notebook faz pouco tempo e ele detectou todo o hardware sozinho, bastou um ajuste ou outro e já esta tudo 100%.

Faz um bom tempo que eu não tenho que recompilar o kernel :D
Alias, lembro da primeira vez que eu instalei um linux, era 1996 configurar o modem e o acesso a internet foi uma boa briga.
Comentário de Severino
Uma pergunta que não pode ser calada...: Seu brain...o que o p2k escreveu de ofensivo, de bobagem para ser moderado negativamente ??? Esse recurso de moderação virou ferramenta de chacota, de perseguição até...

"Seu brain...esse bando de biba que modera negativamente por esporte são umas bichooooooooonas!"
Comentário de brain
FAQ, pergunta 14: Veja a resposta da pergunta 14 da FAQ do BR-Linux.
Comentário de popolony2k
Não esquenta esse sistema de moderação ....: ...não tem objetivo real a não ser como "chacota" como você mesmo disse e vou aproveitar para deixar registrado mais uma vez que o melhor sistema de moderação é o das palavras, ou seja, você modera uma opinião que você conflitante com outra opinião.

Na verdade o sistema atual deveria ser utilizado apenas moderar palavras de baixo nível, mas infelizmente não é !

No caso dos comentários acima, não sei o porque da moderação negativa, uma vez que o primeiro é uma experiência real e negativa que tive com a M$.

E o segundo é como estão tratando seus clientes.

Obrigado pelo apoio e gostaria de modera-lo positivamente, mas infelizmente não importa o tipo de moderação que eu faça, não gera efeito algum.


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Thiago A.
Nem tudo tá OK...: A impressão evoluiu bastante nos últimos tempos... sem dificuldade coloquei o cups pra funcionar com minha HP Deskjet 3650. Só enfrento um problema...

Utilizo bastante impressão com qualidade "draft" (rascunho), porque minha vista cansa ao ler no computador e quero ter material impresso com o mínimo de tinta ($$$$). Mas, ainda não atingiu um nível ideal...

Esse tipo de impressão ainda é relativamente lento (o que dá a impressão de gastar mais tinta), e as letras impressas são muito claras, não caindo tão bem nos olhos. O driver do windows imprime com uma velocidade 2 vezes maior, e as letras são suficientemente pretas... dessa forma, tenho que usar sempre o windows pra imprimir, mas uso o linux para todas as outras tarefas... é ruim reiniciar a máquina só pra fazer isso. Acredito que muitas pessoas usem a impressora com esse intuito em mente... com alguém mais a impressão draft ocorre assim?
Comentário de Night64
ainda estou esperando...: Um driver pra minha impressora Epson C87! Funciona, mas pra imprimir fotos, tem q dar boot no Windos! alguem ai tem uma dica?
Comentário de Lauro César
Comigo também!!!: Rapaz, queria fazer este comentário ontém, mas você foi mais rápido no gatilho! :)

Tenho uma HP 3920 e ela é infinitamente mais lenta no Linux! No meu desktop, que comprei sem SO, e portanto só tem Linux (Ubuntu 6.06) quase perco a paciência com tamanha lentidão, além é claro de menos opções de configuração de qualidade de impressão. No meu Note que tem dual boot com Win XP posso notar a grande diferença. Será que não tem alguma opção (driver) que resolva este problema? :(

=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de hamacker
http://www.avasys.jp/english/: http://www.avasys.jp/english/linux_e/dl_ink.html
http://wiki.ubuntubrasil.org/InstalandoMultiFuncionalEpson
Comentário de brain
Impressão preta em modo colorido: Eu já percebi que em alguns casos a impressora imprime em modo colorido (bem mais lento) mesmo quando o documento é inteiramente em preto e branco. Para forçar a impressão no modo preto e branco, costumo criar uma fila de impressão a mais, usando este parâmetro específico. Como fazer isso depende da sua distribuição, mas em geral não é muito complicado.
Comentário de Douglas Augusto
CX4700 sob drivers livres?!?: Estava sondando essa Epson CX4700, mas como é o suporte à impressora e scanner somente com drivers/softwares *livres* (CUPS + Sane)?

Os drivers fornecidos pela Epson contêm componentes fechados, que além de eu não ter o menor interesse em usá-los, parecem não compilar em arquitetura 64-bits (não insisti, mas aqui deu erro --já esperado-- ao linkar a parte aberta com os códigos objetos proprietários).
Comentário de hamacker
Segundo o AvaSys podem ser 3: Segundo o AvaSys podem ser 3 diferentes licenças :
"You may use the software subject to the Licenses below depending on configured module.

* GNU General Public License
* GNU Lesser General Public License
* EPSON AVASYS Public License(...)"

Maiores detalhes só lendo o README antes de instalar.
Com respeito a plataforma 64bits, só pesquisando um pouco mais para responder algo a respeito, eu imagino que seja como compilar o modulo nvidia para o seu kernel. Sei que alguns utilizam ele em 64bits porque o FAQ revela alguns problemas que alguns tiveram.
Comentário de Douglas Augusto
Para as multifuncionais: Para as multifuncionais (All-in-One[1]) tem mais uma licença:

"You may use the software subject to the Licenses below depending on configured module.

* GNU General Public License
* GNU Lesser General Public License
* EPSON AVASYS Public License
* SEIKO EPSON CORPORATION SOFTWARE LICENSE AGREEMENT"


E nessa "SEIKO EPSON CORPORATION SOFTWARE LICENSE AGREEMENT"[2], é dito:

Other Rights and Limitations. You agree not to modify, adapt or translate the Software. You also agree not to attempt to reverse engineer, decompile, disassemble or otherwise attempt to discover the source code of the Software. You may not rent, lease, encumber or lend the Software.


Ou seja, é proprietária.

No tar.gz vem com arquivos objetos, dentre eles: libscx4700.so, que é um ELF 32-bit, e está licenciado justamente sob a SEIKO EPSON. Ele é o responsável por transformar dados RGB em ESC/P, ou seja, no que entendi é crucial para o funcionamento, transformando dados (imagens) em linguagem da impressora.

Com respeito a plataforma 64bits, só pesquisando um pouco mais para responder algo a respeito, eu imagino que seja como compilar o modulo nvidia para o seu kernel.


A Nvidia fornece arquivos objetos pré-compilados para AMD64 e uma versão antiga para IA64.

Sei que alguns utilizam ele em 64bits porque o FAQ revela alguns problemas que alguns tiveram.


Este é o erro:

i386 architecture of input file `../lib/libdtr.a(imgdetect_pips.o)' is incompatible with i386:x86-64 output


A alternativa que acredito ter chance de funcionar seria compilar em 32-bits (-m32) e instalar bibliotecas de compatibilidade (ia32-libs). Mas isto é uma "gambiarra", e continuaria não rodando efetivamente em 64-bits.

Mas você chegou a testar a CX4700 (impressora + scanner) com drivers/softwares livres (CUPS + Sane)?

1. http://www.avasys.jp/english/linux_e/dl_spc.html
2. http://avasys.jp/hp/menu000000700/hpg000000611.htm
Comentário de hamacker
Mas você chegou a testar a: Mas você chegou a testar a CX4700 (impressora + scanner) com drivers/softwares livres (CUPS + Sane)?

Sim, funciona bem, em alguns casos até melhor que o driver binário porque o driver cups oferece impressão intermediaria ao rascunho, médio e ótimo que é o que driver da avasys oferece. Mas tem coisa melhor no driver proprietário também como uma lista de outras mídias de papel, impressão sem margem e alguns utilitários como o iScan que é bem bonito.
Comentário de bebeto_maya
Nao so impressoras como: Nao so impressoras como Scanners...Alias, podem malhar, mas o suporte a perifericos e hardware da Mandriva e o melhor que ja vi na vida.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de siberian
Scanners: Scanner HP que é bom nada... td meia boca :((((

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004