“Sun Microsystems decide abrir todas as especificações de seu novo processador ao público. Em uma decisão inédita a Sun Microsystems decidiu liberar todas as especificações da micro-arquitetura, arquivos de projeto, documentação e suítes de teste relacionadas a seu novo processador, o UltraSPARC T2 (codinome Niagara 2) sob uma licença Open Source. Com isso, qualquer interessado pode estudar o processo de construção do processador, projetar melhorias ou mesmo, dado financiamento e equipamento adequados, construir suas próprias cópias do UltraSPARC T2.
O material será disponibilizado no site www.opensparc.net. A Sun Microsystems diz que este é o processador mais rápido do mercado, baseado em resultados de benchmarks padrão na indústria. Este não é o primeiro processador aberto da família SPARC. A família LEON, desenvolvida pela Gaisler Research, consiste em processadores compatíveis com a especificação Sparc V8, que podem ser implementados em chips FPGA e livremente utilizados.”
Com isso é possível estudar e melhorar muito mais a idéia do processador e até possivelmente tentar montar um estudo de pesquisa para criar uma versão bem mais barata e se possível eficiente...
Nada de pirata, mas idéias inteligentes, que se faça bem feito...
--
O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam.