Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Sun UltraSPARC T2 é Open Source


“Sun Microsystems decide abrir todas as especificações de seu novo processador ao público. Em uma decisão inédita a Sun Microsystems decidiu liberar todas as especificações da micro-arquitetura, arquivos de projeto, documentação e suítes de teste relacionadas a seu novo processador, o UltraSPARC T2 (codinome Niagara 2) sob uma licença Open Source. Com isso, qualquer interessado pode estudar o processo de construção do processador, projetar melhorias ou mesmo, dado financiamento e equipamento adequados, construir suas próprias cópias do UltraSPARC T2.

O material será disponibilizado no site www.opensparc.net. A Sun Microsystems diz que este é o processador mais rápido do mercado, baseado em resultados de benchmarks padrão na indústria. Este não é o primeiro processador aberto da família SPARC. A família LEON, desenvolvida pela Gaisler Research, consiste em processadores compatíveis com a especificação Sparc V8, que podem ser implementados em chips FPGA e livremente utilizados.”


Enviado por Carlos Eduardo (cadu3designΘgmail·com) - referência (opensparc.net).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de cwars
Essa foi a maior iniciativa: Essa foi a maior iniciativa que já vi... só a sun mesmo para fazer isso...

Com isso é possível estudar e melhorar muito mais a idéia do processador e até possivelmente tentar montar um estudo de pesquisa para criar uma versão bem mais barata e se possível eficiente...

Nada de pirata, mas idéias inteligentes, que se faça bem feito...

--
O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam.
Comentário de silveira
open hardware: Esse é o tipo de notícia que me deixa muito contente.
Quando se fala em software todo mundo conhece bem a filosofia e as opções de licença para publicar Software Livre.
Quando se fala em arte temos a Creative Commons que tem feito significativos avanços nesse sentido e que eu acredito que caminha e continuará a caminhar muito bem.
Agora se tratando de hardware a coisa fica meio nebulosa, pelo menos pra mim. Quais as alternativas de licença e quais são as mais adequadas se eu quero compartilhar uma invenção minha com outros entusiastas?


--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de Oksigeno
open tudo: Está-me cheirando tem algum tempo que o conceito de copyleft se vai espalhar a tudo, desde brinquedo a projeto de casa, e vai haver novas licenças conceituadas pra isso, tipo as GPL, CC...
Adoro profetizar esse tipo de coisa, e geralmente não falho muito. (liga não, o cara é meio xarope mesmo)
--
Engli$h = discriminação e hegemonia cultural
Esperanto = cultura -100%- livre

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004