Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Sun não confirma que irá lançar o OpenSolaris sob a GPL


“Uma série de sites internacionais está noticiando como fato que a Sun irá lançar o seu sistema operacional de código aberto OpenSolaris (hoje disponível sob a licença CDDL) também sob a GPL - mais especificamente sob a GPLv3.

Embora a manobra pareça fazer muito sentido, porque dará ao pessoal do software livre um incentivo muito mais forte para investir no GNU/Solaris, uma vez que o mais popular dos kernels em código aberto deve continuar livre sob a GPLv2, achei interessante perceber que a fonte original citada pela maioria das notícias que eu li é este post do Linux-Watch, que faz esta afirmação temerária a partir deste artigo do eWeek, cuja fonte não é identificada (exceto para dizer que é de fora da Sun), e que inclusive afirma que a Sun foi procurada e não confirmou os rumores.

Eu também estou apostando que o OpenSolaris GPLv3 sai, porque a Sun não vai perder esta boiada nem mesmo se a versão final da licença exigir que os desenvolvedores pintem seus cabelos de roxo. Mas ainda parece meio cedo para afirmar isso como fato concreto.”


Enviado por André Cruz - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Dstolf
nem entrou na gpl ainda e: nem entrou na gpl ainda e já começaram a chamar de GNU/openSolaris?
Comentário de Copernico Vespucio
os mesmos velhos gnuzinhos...: Se tem código GNU mas segue a licença GPLv2, não existe, mesmo assim, a obrigação de usar prefixo GNU.

Se NÃO tem código GNU não existe a MENOR ética em mudar o nome do projeto só pq ele usa a licença GPL (entre outras).

Se for GPL e fizerem fork do projeto (acrescentando código), podem chamar do que quiserem: GNU-Solaris, UNG-Solaris, RMSolaris, etc...
Comentário de Copernico Vespucio
oferece o dedo pedem a mão: Agora, só pq a Sun licenciou o Java sob GPLv2, vão encher o saco da empresa para que ela licencie toda sua base aberta para esta licença.

Não há motivos para isso. A CDDL atende perfeitamente a empresa assim como a seus clientes, tendo os críticos a ela muito pouco a oferecer para o produto. E não impede a integração com produtos de quaisquer outras licenças.

Se não há motivo de liberar sob a GPL (pq, até onde me consta, a CDDL não atrapalha ninguém realmente), quanto mais à ainda controversa GPLv3.
Comentário de brain
contexto: Copérnico, acredito que no contexto da notícia a referência a GNU/Solaris signifique o conjunto de ferramentas do GNU rodando sobre a base do Solaris, e não um equivalente a "GNU Solaris".

Mas eu também não sou fã.
Comentário de petit-troll
Seria muito interessante ver: Seria muito interessante ver toda a camada de aplicativos GNU licenciada de forma que não pudesse mais ser usada para montar distribuições Linux, e assim, vocês poderiam usar toda a sapiência de administradores de sistemas para recriar esses aplicativos...compiladores, shell, gerenciadores de janelas, etc...
Até hoje não entendo porque vocês odeiam o Stallman e a FSF, simplesmente esqueçam o sujeito, quem quiser dizer "gnu/linux", que diga, se quiserem dizer "jujuba/linux", que digam...mas não, vocês atacam o cara, é uma coisa pessoal, ao mesmo tempo, ficam babando ovo por gente que está milhões de níveis abaixo dele. Seria cômico se não fosse trágico.
Comentário de brain
Mais interessante ainda: Ainda mais interessante é ver alguém advogando que os softwares livres do projeto GNU sejam tornados menos livres para evitar seu uso em conjunto com um determinado kernel também livre e licenciado sob a licença GNU, por acreditar que determinadas opiniões sobre nomenclaturas deveriam ser obrigatoriamente compartilhadas por todos.
Comentário de Copernico Vespucio
releitura: Agora, fazendo uma releitura e apaziguando os meu ânimos, creio que vc. está certo. Afinal, não há nada que impeça de colocar as GNU-tools sobre o Solaris.

Mas, realmente, o nome fica estranho e traz à lembrança uma velha e feia história. Tb. não gostei.
Comentário de Copernico Vespucio
Uma Utopia de GNUs reinando sobre o "gado".: O mundo seria um lugar muito diferente, mais feio, se grandes hackers não tivessem deixado legados inestimáveis.

O mundo seria um lugar muito diferente, ainda mais feio, se esses mesmos hackers fossem transformados em ditadores digitais, que teriam direito de ver toda e qualquer das suas revendicações (principalmente as absurdas) atendidas apenas devido a seu "legado".

A primeira possibilidade foi afastada. A segunda (ainda) está assustadoramente próxima, pois ainda encontramos pessoas com esse ponto de vista... :-/

Enfim, voltando a falar do Solaris: o verdadeiro conceito de liberdade é fazer alguma coisa e decidir de que maneira queremos compartilhá-la com os outros. Se alguém tiver um motivo muito bom para que o produto adote uma nova licença, que torne esse motivo público. Eu, por exemplo, não vejo necessidade. Não há nada que impeça o Open Solaris de integrar e ser integrado com nenhuma outra tecnologia aberta ou livre, sob nenhuma outra licença.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004