Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Sun está desenvolvendo seu candidato a substituto do Fortran


“A Sun está desenvolvendo uma nova linguagem chamada Fortress cujo objetivo é substituir no futuro o Fortran em processamento matemático, principalmente com multithread. As especificações são licenciadas em BSD, assim como o protótipo de um interpretador Fortress.”


Enviado por Fábio Emilio Costa (fabiocosta0305Θgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de evandrofisico
É interessante, porém...: Eu lí a especificação da linguagem, e é realmente interessante para quem costuma trabalhar com computação de alta performance ( simulações e calculos científicos, por exemplo). Tem caracterísiticas interessantes como, ser fortemente tipada possuir variáveis que possuem unidades (metro, segundo, joule). Outra característica legal é o fato de algumas instruções serem previamente paralelizadas.

Mas sinceramente, acho que não pega, pelos seguintes motivos:

1 - Ainda não existe um compilador, só um interpretador java, de forma que é necessário um ainda se produzir um compilador optimizado, e uma espécie de "máquina virtual" ou ambiente especial de execução para que o sistema seja aproveitável não somente nas máquinas multiprocessadas da SUN mas também em clusters (muito comuns hoje em dia no meio científico)

2 - A parte mais difícil de paralelizar simulações complexas não reside em fazer o código se executado em várias threads, e sim separar corretamente "pedaços" do algorítmo de forma que se tenha mesmo algum ganho em relação a execução serial

3 - Algumas pessoas que programam simulações científicas usam o famoso fortran desde 66 (hoje em dia é comum encontrar gente usando programas escritos em fortran 70 que rodam MUITO bem) e tem bibliotecas ENORMES de algorítmos prontos. Existem também centenas de bibliotecas optimizadas para calculos em fortran que são quase tradicionais, sem contar que em computação científica a mudança de linguagem/arquitetura pode alterar a precisão dos resultados, e isso (acreditem) pode ser um problema sério.

4 - Apesar desta poder ser considerada uma vantagem, a sintaxe vai ser um pouco estranha para pessoas acostumadas com linguagens como c e java, já que esta tem como objetivo de ser o mais próxima da linguagem matemática (já estou com vontade de fazer uma biblioteca pra que ele entenda a sintaxe da linguagem como LaTex), o que matemáticos e físicos com menos experiência em programação podem considerar uma vantagem TREMENDA!
Comentário de popolony2k
Concordo com vc, mas .....: ...todos os itens que vc descreveu, também foram citados pela maioria da comunidade de tecnologia na época em que Java era um bebê. E Java já deixou de ser promessa faz tempo.

Portanto, vida longa a Fortress !!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user

Comentário de Roger de almeida
Fortram é uma das linguagem: Fortram é uma das linguagem mais antigas em atividade! (MUITO ANTIGA MESMO!!!!!!!!!).

Esse projeto pode até ir adiante mas há tantos outros caminhos a serem tomados, O que TORNA inapropriado mexer no fortran .

O melhor seria como fazem a anos com essa linguagem, compatibilizar o fortran para as novas tendências.

Mas quem é a SUN para dizer o que é tendência? Isso deveria partir da comunidade, como uma necessidade e não como uma prentenção de uma empresa, por mais que esta, fomente o software livre.

Como o Fortran é base para quase tudo, qual é realmente a verdade sobre essa "necessidade"? (entre aspas para os desavidados)

Ainda não consigo autentica no BR-Linux

[]
Roger
Comentário de BebeJupiteriano
Ela não esta botando guela: Ela não esta botando guela abaixo a tendência, esta apenas jogando os dados e vendo no que ki dá.

Mas com a nova geração de processadores multicore mais acessíveis, poderá existir uma "necessidade" de linguagens que tenham mais "amizade" com paralelismo. E parece que sun está apostando muito nesta tendência, além do fortran, já vi banner's deles sobre a OpenMP.
Comentário de evandrofisico
Porém: Não estou dizendo que não vai pegar ou que vai ser um fracasso retumbante, o que estou dizendo é que diferentemente do java, que tem um público amplo, olhando as especificações da linguagem (disponíveis no site da SUN) pode-se ver que ela foi criada com um público-alvo bastante restrito, o de computação científica/alto desempenho. Este é um ramo onde em geral programar é um "efeito colateral", ou seja, a maioria começa a programar como OBRIGAÇÃO e aprendem a programar com seus orientadores.
Diferentemente do cara que estudou computação e é provavelmente um entusiasta nesta área os cientistas normalmente tem pouca chance/tempo/vontade de experimentar uma nova linguagem.
Adoção em massa provavelmente só ocorrerá se/quando existirem motivos reais para a troca, como um aumento comprovadamente grande na velocidade ou facilidade de compreensão e aprendizagem (essa é bem menos importante) ou um conjunto incrível de bibliotecas (coisa que tem sido feita nos últimos 30 anos para fortran, por exemplo).

Comentário de Marcos Welby
Estranho mesmo ...: A verdade é que o compilador Fortran da Sun deixa muito a desejar, se comparado com os compiladores da Intel (que para uso não-comercial em Linux é de graça). Acho estranho a Sun "partir pra outro" agora que está sendo implementado o novo padrão Fortran 2003, bastante moderno e atualizado.
Comentário de popolony2k
Mas não é esse o público alvo ....: ...de Fortress ??

"Diferentemente do cara que estudou computação e é provavelmente um entusiasta nesta área os cientistas normalmente tem pouca chance/tempo/vontade de experimentar uma nova linguagem."

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004