Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Sun espera que OpenSolaris torne-se um rival à altura do Linux nos próximos anos


“Talvez eu não seja o primeiro a saber disso, mas achei interessante divulgar. Segue a notícia: A Sun anunciou planos para que o seu sistema operacional OpenSolaris torne-se um rival à altura do Linux nos próximos anos. De acordo com o site inglês The Inquirer, a intenção da Sun é tornar o Solaris tão comum na rotina dos usuários de tecnologia quanto o Java. Hoje, a linguagem de programação é considerada o bem maior da empresa e, recentemente, tornou-se também o código da Sun na Nasdaq, bolsa de valores das empresas de tecnologia nos Estados Unidos.

Para cumprir a meta ambiciosa, a empresa americana investirá nos mercados em que o Solaris não atua, como desktops e sistemas embarcados em dispositivos móveis. Já para o ano que vem, a Sun anunciou a chegada no mercado de uma versão do Open Solaris que dispensa compilação. Com o codinome de projeto Indiana, o sistema operacional será similar a distribuições do Linux, como Ubuntu e Suse Linux. Acho boa notícia, pois assim o Linux terá mais um motivo para desenvolver ainda mais.”


Enviado por Ricardo Rabelo Mota (ricardorrmΘibest·com·br) - referência (info.abril.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de paulim
Por que as empresas buscam: Por que as empresas buscam sempre competir em vez de simplesmente aderir?

Aconteceu com a Micro$oft e o padrão para documentos. Em vez de aderir ao modelo ODF, já existente e em uso, implementando novas características e dando valor a isso, resolveram criar seu próprio "padrão": o OOXML. Competir, em vez de aderir. Resultado: acaba de levar um tombo da ISO.

Agora, a Java, ops, a Sun. Em vez de abraçar o linux, agregar algo, elevar seu nome, crescer junto com a comunidade, não... Competir, em vez de aderir.

Se bem que até o opensolaris chegar aos pés do linux, vai levar um tempo. E certamente vão beber na fonte do software livre para turbinar seu sistema. Aliás, o opensolaris também não é derivado do unix?

Tem coisas que não dá pra entender...
Comentário de Morvan
Vejo com muito: ... bons olhos a notícia, mesmo que já um tanto quanto requentada; mostra a consolidação do Linux, à medida que este se torna um gabarito, um modelo a ser seguido. É o SL - através do seu filho mais ilustre, fazendo escola.
[ ]; :-) ,

Morvan - Usuário Linux #433640

Comentário de dtiziani
Existe uma ressalva: Algo do tipo: Nao vamos fazer o java rodar melhor na nossa plataforma, vamos fazer o java rodar pior na plataforma alheia...

Rodar multiplataforma nao quer dizer rodar BEM :)
Comentário de Morvan
Concordo!: Mas isto não invalida a importância da iniciativa.
[ ]; :-) ,

Morvan - Usuário Linux #433640

Comentário de tenchi
Acredito que não haja a: Acredito que não haja a expressão "derivados do unix", basicamente por não existir "o unix". Unix é um padrão. E várias empresas, como IBM, HP, implementaram este padrão e criaram seu próprio Unix.

BSDs, OpenSolaris, Linux, tudo é de certa forma Unix, embora alguns não sejam oficialmente reconhecidos como tal (o Linux é um exemplo).


--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de JPayne
Seja bem vindo....: Que seja bem vindo o Open Solaris e todas suas iniciativas... desde que a Sun saiba jogar limpo, não vejo nenhum problema em mais um Sistema Operacional livre e aberto.

--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha dos políticos do meu país !!!
Comentário de Copernico Vespucio
Paulim...: Realmente, esse não é o caso. E muitas das sua declarações são incorretas.

O kernel Solaris existe já a *muito* tempo (não lembro com certeza, mas creio que ele é até mais velho que o Linux), tendo sido criado para oferecer o SO de alto desempenho para o hardware comercializado pela empresa.

Não se pode dizer que o Solaris é realmente "filho" do Unix. Melhor seria dizer "compatível" (o que poderíamos dizer do Linux tb., pois não há uma só linha de código compatilhada entre os três): os sistemas compatíveis com o Unix apenas obedecem aos *padrões* POSIX, System V, etc. Por isso são semelhantes entre si, sem serem iguais, ok?

Não existe nenhuma semelhança entre o presente caso e o do ODF.

A empresa simplesmente tem seu SO, contemporâneo do Linux, construído sobre bases diferentes, Open Source já faz algum tempo e sua comunidade, assim como a do Linux tb. quer crescer e conquistar usuários.

Ou vc. crê que devemos aposentar todos os outros sistemas disponíveis e que o Linux deva obter esse monopólio? Não é isso que o movimento SL propõe. Queremos o fim do monopólio, não sua mudança de lugar.

Quanto ao OpenSolaris "chegar aos pés do Linux"... Bem, esse SO já tem a fama de ter qualidade e desempenho muito grandes em servidores SPARC e outras máquinas "parrudas". E mesmo em PCs ele já é um excelente sistema, tão bom (melhor, na minha opinião, dependendo da aplicação) quanto qualquer distro Linux ou BSD.

Ele não pode "beber da fonte do software livre" porque sua licença, a CDDL, é qualificada como Open Source, mas não Free Software (GPL). O que ocorre é que alguns programas GPL são distribuídos, sem alterações no código ou na licença, no pacote.

Enfim, trata-se de uma competição saudável, que procura oferecer liberdade de escolha ao usuário e não o contrário. E usuários e técnicos das duas plataformas podem "trocar figurinhas" entre si para a evolução de ambos os sistemas.
Comentário de Copernico Vespucio
Se estamos falando de Java...: Ei!

Primeiro a comunidade reclama: Java tem código disponível, mas não é GPL! Queremos uma licença GPL para que possamos participar de seu desenvolvimento e fazer uma implementação cada vez melhor de Java para nossos sistemas, incluindo o Linux.

Lembrando que a própria Sun tem sido mantenedora da implementação gratuita para Linux, assim como a do Solaris, de Java desde mil novencentos e vovó de calcinha.

Após o processo de licenciamento GPL, era de se esperar uma presença maciça da comunidade SL no aperfeiçoamento do produto para Linux, fato que não parece que está acontecendo... Os colaboradores do projeto são praticamente os mesmos de antes...

Os usuários do Linux hoje ainda usam a versão da Sun, como sempre fizeram, sem modificar uma palha e contribuindo muito pouco.

Eu tenho certeza de que inclusive a Sun pensa, uma vez que todos os produtos da plataforma estão liberados, em um dia deixar o desenvolvimento da implementação para o Linux nas mãos da própria comunidade e deixar de gastar $$$ com ela.

Outra certeza é a de que a empresa quer se concentrar na implementação para sua plataforma e deixar a comunidade Linux fazer o que sabe, ou seja, arregaçar as mangas e competir com ela.

As especificações de Java são públicas há muito tempo. Agora, as *implementações* de seus produtos são livres sob a GPL. Qual é a reclamação?

Se a comunidade deseja para o Linux uma JVM melhor e mais rápida para competir com o OpenSolaris, deve trabalhar para isso (como aliás estava pedindo para fazer). Os meios estão TODOS aí.

Finalmente: a implementação da JVM para Linux é uma das melhores existentes, brigando ao lado do Mac (feita pela própria Apple) e perdendo apenas para a do próprio Solaris (que, afinal, foi o forno da tecnologia).

A do Win é a pior: E mantida pela Sun, que não tem acesso ao código ou especificações do SO e tem de trabalhar meio "no escuro".
Comentário de dtiziani
Quanto a abrir o java...: Eu vejo o motivo para nao abrir, pelo menos na visão da SUN (sei que ja abriram).

Libera tudo, aí ninguem vai manter o padrão. Um faz uma VM que roda X e nao roda Y e assim vai... Nao que vá acontecer isso, mas PODE acontecer.
Comentário de brain
Derivados do Unix: Existem sim os derivados do Unix. O Unix (nesta acepção) foi um produto original da AT&T, criado por Ken Thompson, Dennis Ritchie et al., no final da década de 60, e muitos sistemas operacionais modernos são descendentes diretos (inclusive por herança de código, naturalmente ao longo de um processo evolutivo) dele.

Não é o caso do Linux, por exemplo - que é um clone criado atendendo às especifificações e padrões, entre outros critérios. Também não é o caso do Minix.

Mas é o caso do Solaris, por exemplo, que descende diretamente do Unix System V release 4 (SVR4). Os BSDs modernos também descendem do Unix, sendo que seu ancestral em comum imediatamente antes da bifurcação que deu origem ao BSD original é o Unix System 6.

Comentário de brain
Solaris, filho do Unix: Ao contrário de vários sistemas operacionais "Unix-like", o Solaris descende sim da linhagem original do Unix. Sua versão inicial - o "Solaris 2", sucessor da linhagem Sun OS original, e datado do início dos anos 90 - descendeu diretamente do produto (e da base de código do) Unix System V release 4, e foi desenvolvido em conjunto com a AT&T. O Solaris atual é continuação desta mesma linhagem.

Curiosamente, logo após lançar o "Solaris 2" acima, a Sun renomeou (retroativamente) a linhagem antiga do Sun OS 4 como sendo o "Solaris 1",
Comentário de Olival Júnior
SCO & Sun = OpenSolaris . . .: Tanto o Solaris descende diretamente do Unix q a Sun usa isso como justificativa para ter financiado a SCO logo depois q ela começou a achacar a comunidade Linux. Lembram da "licenciadora secreta"?

Assim q começou a "licenciar" os direitos sobre código Unix, a SCO conseguiu duas empresas q investiram nela logo de cara: a Microsoft e uma certa empresa q quis permanecer secreta. Durante meses eles esconderam o nome dela, até q tiveram de revelar q era a Sun Microsystems.

Anos depois, qdo a Sun começou a levar a público o OpenSolaris, a desculpa oficial para o comportamento acima foi justamente de q só poderiam abrir o código do kernel Solaris se tivessem licenciado partes do mesmo. Inclusive, será q agora eles vão pagar uma graninha pra Novell, já q esta "retomou" os direitos sobre o Unix?
Comentário de tenchi
Revendo conceitos...: Hum...
É bom saber disto.
Valew pela info. ;-)

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de joaoemanuel1981
Para mim só vai valer a: Para mim só vai valer a pena usar BSD ou OpenSolaris quando os mesmos melhorarem o suporte a hds satas, pois hoje o suporte deixa muito a desejar. :-(
Comentário de timm
: Sou usuário Solaris há pouco menos de um ano e não tenho do que reclamar do suporte em HDs Sata. FreeBSD mesmo já não tem problemas com isso.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de timm
Só pra lembrar: As versões anteriores do SunOS, o 1.x eram baseadas no 4.1BSD. SunOS 2.x até o 3.2, se não estou enganado, era baseado no 4.2BSD ou 4.3BSD. A partir daí a Sun mudou a base do sistema operacional pra System V, e logo veio o Solaris (SunOS 4.2). E sim, o Solaris é descendente direto do Unix, como o HP-UX, o AIX e o SCO (doa a quem doer).

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de cwars
A Sun, IBM, Novell e outras: A Sun, IBM, Novell e outras empresas atualmente tem jogado limpo, não querendo prender os seus clientes com exclusividades, mas com qualidade, de forma a fazerem suas tecnologias o centro de todo o desenvolvimento, até mesmo porque a M$ não tem jogado limpo em relação as estas empresas, até mesmo a AMD já comeu poeira por causa de algumas jogadas desleais.

E sem contar que muitos produtos da Sun atualmente são especificações abertas, por exemplo o famoso OpenOffice que foi construído pela Sun assim como o Java, não sei bem quais as principais intenções da empresa, mas acredito que os principais motivos não só dela mas como de outras sejam voltar quando o foco era hardware, assim se seu sistema está praticamente em todas as plataformas assim como os programas, então poderá investir naquilo que sabem fazer melhor máquinas cada vez mais potentes, contudo devido a era Windows isso acabou perdendo espaço de forma monstruoso só ficando em apenas um tipo somente de arquitetura sem que possa realmente as empresas investirem melhor em outros tipos de arquiteturas mais eficientes, privando de certa forma a tecnologia da computação (os video-games estão bem mais avançados que os computadores, só para ter uma idéia), dessa forma não dando mais aquele bum para as empresas de hardware de forma a criarem arquiteturas mais apelativas e econômicas.

Assim como a Apple que como uma maneira de continuar investindo naquilo que sabe fazer de melhor que é hardware eles fizeram o sistema mais sólido e atrativo possível que chamasse a atenção, além de fazerem chamar atenção que seu hardware, e por essa razão eles querem de certa forma serem "desleais" com M$ por ter tirado um pedaço de seu mercado e ficando privados a "certos padrões" que por eles são arcaicos, ficando indiferente se você tem um pentium 4, ou um IA 64, ou um SPARC e ou a melhor arquitetura, pois o que se torna para você importante é apenas se roda seus milhares de programas, caso não rode então aquela máquina dos sonhos para você se torna um lixo qualquer e inútil.

É Triste, mas é verdade...

--
O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam.
Comentário de Copernico Vespucio
Na verdade...: Não pode não... Mas vamos por partes.

A única coisa que ainda não era licenciada por código aberto era a *implementação* da VM da Sun, a Hostspot (acompanhada da implementação de toda a suíte de testes de compatibilidade, o TCK). A *especificação* da JVM sempre foi aberta e pública.

Portanto, sempre foi possível a implementação de uma JVM, tanto completa quanto parcial. Exemplo de JVM que roda(va) X e não Y? GNU-Classpath, da própria FSF.

No entanto, e isso valia antes e ainda vale agora, para ser chamada de "Máquina Virtual Java" uma implementação da JVM tem que passar com 100% de compatibilidade no TCK. Não há como confundir o usuário final.

O que eu acho engraçado é que hoje, com a implementação do Hotspot liberada (assim como 99% de todo o resto de código de toda a plataforma) pela GPL, empresas como a IBM, que tanto fizeram barulho incentivando essa liberação, ainda mantém suas próprias implementações da JVM proprietárias e bem fechadinhas. O projeto Apache Harmony, cujo grupo é financiado por ela, teve que partir de uma base de código próxima de zero...

Fazer o quê, né? ;-/
Comentário de ZeRoberto
E desde que não faça como: E desde que não faça como fez com o Star Office, que começou livre e depois foi fechado...
Comentário de brain
Não: O StarOffice sempre foi fechado, e o OpenOffice nasceu a partir da disponibilização de seu código fonte pela Sun, que continuou mantendo fechado o StarOffice original, ao qual incorpora os avanços do OpenOffice (de cujo desenvolvimento ela também participa).
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004