“Talvez eu não seja o primeiro a saber disso, mas achei interessante divulgar. Segue a notícia: A Sun anunciou planos para que o seu sistema operacional OpenSolaris torne-se um rival à altura do Linux nos próximos anos. De acordo com o site inglês The Inquirer, a intenção da Sun é tornar o Solaris tão comum na rotina dos usuários de tecnologia quanto o Java. Hoje, a linguagem de programação é considerada o bem maior da empresa e, recentemente, tornou-se também o código da Sun na Nasdaq, bolsa de valores das empresas de tecnologia nos Estados Unidos.
Para cumprir a meta ambiciosa, a empresa americana investirá nos mercados em que o Solaris não atua, como desktops e sistemas embarcados em dispositivos móveis. Já para o ano que vem, a Sun anunciou a chegada no mercado de uma versão do Open Solaris que dispensa compilação. Com o codinome de projeto Indiana, o sistema operacional será similar a distribuições do Linux, como Ubuntu e Suse Linux. Acho boa notícia, pois assim o Linux terá mais um motivo para desenvolver ainda mais.”
Aconteceu com a Micro$oft e o padrão para documentos. Em vez de aderir ao modelo ODF, já existente e em uso, implementando novas características e dando valor a isso, resolveram criar seu próprio "padrão": o OOXML. Competir, em vez de aderir. Resultado: acaba de levar um tombo da ISO.
Agora, a Java, ops, a Sun. Em vez de abraçar o linux, agregar algo, elevar seu nome, crescer junto com a comunidade, não... Competir, em vez de aderir.
Se bem que até o opensolaris chegar aos pés do linux, vai levar um tempo. E certamente vão beber na fonte do software livre para turbinar seu sistema. Aliás, o opensolaris também não é derivado do unix?
Tem coisas que não dá pra entender...