“A Sun mantém há algum tempo um aplicativo que importa macros VBA e as converte para uso no StarOffice (não foi lançada nenhuma versão para o OpenOffice até o momento), enquanto a Novell já vem disponibilizando há algum tempo, na versão do OpenOffice distribuída por ela, um recurso de importação de macros VBA integrado ao próprio aplicativo.
Segundo o Heise, agora as duas empresas pretendem unir os 2 projetos e facilitar a contribuição por desenvolvedores da comunidade, contribuindo com a interoperabilidade na direção que beneficia o OpenOffice e a liberdade de software.
Talvez seja uma boa oportunidade para a Novell tentar demonstrar que não se transformou em um Midas ao contrário, no que se refere a projetos de software livre apoiados pela comunidade em geral.”
- Diminuito o TCO de seus sistemas
- Diminuir o custo de manutenção de seus programas
- Atrair novos clientes
- Oferecer soluções customizadas para seus clientes
Isso tudo tem sido conseguido através de software livre. Não tem mágica. A Novell, como toda empresa esperta, quer se DIFERENCIAR do resto do mercado e por isso assinou um acordo com a microsoft afim de oferecer melhor interoperabilidade sem que seus clientes tenham medo de tamanha integração. A Novell provavelmente não será comprada pela microsoft, provavelmente não vai contaminar nenhum software livre ( além do que ela distribui ) e vai continuar contribuindo de diversas maneiras para a comunidade pois:
- Quando a manutenção de um projeto é auxiliada por terceiros os custos diminuem ( já que ela vai poder oferecer muito mais serviço através de um mesmo número de programadores )
- Para o cliente final a possibilidade de auditar o código vale $$ a mais para a Novell
- O software será customizado segundo as necessidades do cliente, o que também vale mais $$ para a Novell
- A Novell pode vender suporte ( o que não tem data de validade, já que quase todas as empresas que eu conheço optam por comprar o suporte continuamente ).
Ou seja... A Novell não é "do mal" e também não é "do bem", ela é só mais uma empresa como o a Red Hat, Mandriva e outras que levantam a bandeira do software livre, só que ela tem grande porte e um acordo com a microsoft na manga ( caso algum gerente neurótico pergunte: "...e se tiver código da microsoft no linux?" Eles respondem: "No problem bitch!" ).
O mundo é assim mesmo e eu gosto da Novell ( com ou sem acordo da Microsoft ).
--
"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds