Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Sun adotou exclusivamente a GPLv2, mas diz que gosta da GPLv3


“Quando anunciou a disponibilização de mais componentes da plataforma Java sob a licença livre GPL, há poucas semanas, a Sun adotou o mesmo tipo de licenciamento preferido pelos desenvolvedores do Linux: exclusivamente GPLv2, sem a cláusula "ou versões posteriores publicadas pela FSF" que o fã-clube da GPLv3 costuma defender, e que a FSF costuma exigir para projetos abrigados em seus repositórios.

Mas por garantia, um representante da empresa publicou agora um texto dizendo o quanto aprecia, participa e valoriza o processo de desenvolvimento da GPLv3, de modo a fazer um afago sem envolver seus próprios produtos no compromisso. Contradição? Ele explica: "a Sun não poderia comprometer-se de boa fé a usar uma licença ainda não vista para uma base de código tão importante. Ela é usada em 4 bilhões de dispositivos... e o risco - embora pequeno - de que a GPLv3 possa ser danosa não pode ser assumido." Ah, bom!”


Enviado por André Cruz - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de semente
fã-clube?: fã-clube?

--
# aptitude install anarchism
Comentário de leonardo_lopes
Faz sentido, a Sun jamais: Faz sentido, a Sun jamais usaria uma GPLv3 sem ter a certeza que isso possa prejudicar clientes que desejem DRM em seus componentes. Enquanto ela não tiver total certeza de como serão as coisas na GPLv3 e que seus clientes vão aceitar isso, nada feito.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de lxoliva
FUD: DRM em componentes: Que que a licença da máquina virtual Java tem que ver com eventuais decisões que os clientes da Sun possam vir a ter?

É só lembrar que a biblioteca de Java da Sun diz que vai ser liberada sob GPL+Classpath exception, que permite o uso de qualquer licença no código que for ligado com a biblioteca, que a afirmação do Leonardo deixa de fazer sentido e vira puro FUD.

Mesmo que não houvesse a Classpath exception, ainda assim nada há na GPLv3 contra a implementação de DRM, apenas contra o uso de legislação pro-DRM para impedir o exercício das liberdades, entre elas as de modificar o software e executar a versão modificada.
Comentário de leonardo_lopes
Em nenhum momento eu quis: Em nenhum momento eu quis ser pró-DRM ou Anti-GPLv3, acho que você deveria reler o que escrevi.

Vou dar um exemplo simples, você é dono de uma fábrica de celulares e quer implementar DRM para que ninguém possa modificar o código desse celular, mas aí que vem a maquina virtual java na GPLv3, vocÊ terá que repassar aos clientes a chave com a qual a maquina virtual foi assinada e a pessoa vai poder modificar a mesma e reinstalar no celular. Claro, nesse meu exemplo, a influÊncia é pequena, quase nenhuma, mas isso interessa, não a mim ou a você, mas a clientes da Sun, que não querem ver pessoas colocando qualquer software no celular.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004