Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Sun adota duplo licenciamento CDDL/GPLv2 para a IDE Netbeans


“A Sun liberou a IDE Netbeans com licença dupla GPLv2 (a incluída) e CDDL (a antiga/tradicional). Com o Netbeans 6.0 quase pronto, a nova licença pode significar pacotes nas distribuições e uma simplificação para o desenvolvedor java no Linux, provavelmente de forma semelhante ao que ocorreu quando o java foi liberado com GPLv2 também. O dual licensing permite que os usuários que prefiram usar software sob a licença GPLv2 sejama tingidos, enquanto que usuários que possam não estar de acordo com essa licença possam utilizar a licença alternativa, seja por motivos estratégicos, ou por exemplo, quando ele pode depender de software de terceiros que não pode (ou não se deseje) ser liberado como opensource. Aqui pode-se ler um faq sobre o novo licenciamento (inclusive explicando a exceção do classpath): http://www.netbeans.org/gplv2-faqs.html ”


Enviado por Márcio H. Ferreira (marcioΘlac·usp·br) - referência (eweek.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Douglas Augusto
Com o Netbeans 6.0 quase: Com o Netbeans 6.0 quase pronto, a nova licença pode significar pacotes nas distribuições e uma simplificação para o desenvolvedor java no Linux, provavelmente de forma semelhante ao que ocorreu quando o java foi liberado com GPLv2 também.

Quais partes do [Sun] Java sob a GPL já estão sendo empacotadas pelas distribuições? Em que pé anda a liberação do JRE?
Comentário de nemesis
ninguém sabe, ninguém: ninguém sabe, ninguém diz...

só espero que saia antes de Duke Nukem Forever ou do desktop Gnome estar completamente integrado ao mono...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de JPayne
Duku Nukem Forever foi boa...: Duku Nukem Forever foi boa... na verdade acho uma pena que um jogo tão promissor seja tratado dessa forma pelo próprio fabricante... e mais, acredito que quando sair vai ser um lixo, pois no mínimo algum "visionário" vai ter a brilhante idéia de pegar o nome "Duke Nukem Forever" pra fazer um lixo qualquer !!!

--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha do Sistema Político do meu país !!
Comentário de silveira
Que eu saiba a liberação: Que eu saiba a liberação completa do Java não é mistério escondido para ninguém. Até onde eu li a Red Hat está empacotando e criará os pacotes que serão usadas pelas outras distribuições.

Hoje eu já posso dar um apt-get install sun-java-6 mas vai ficar bom mesmo quando for possível dar um apt-get install netbeans !! :D

Comentário de Bruno Laturner
Em que pé anda a: Em que pé anda a liberação do JRE?

Maio passado, quando a Sun liberou o código, o OpenJDK estava 96% completo, e os outros 4% seriam substituídos por alternativas livres em 6 a 12 meses de trabalho.

Provavelmente já no lançamento do Java 7, todo ele vai estar liberado sob a GPLv2.
Comentário de marcosalex
É importante lembrar que a: É importante lembrar que a parte ainda não livre tem o código fonte aberto, mas impões algumas restrições quanto alteração no código.

Haskell developer
Comentário de Douglas Augusto
Hoje eu já posso dar um: Hoje eu já posso dar um apt-get install sun-java-6 mas vai ficar bom mesmo quando for possível dar um apt-get install netbeans !! :D

Tente 'apt-get install netbeans-ide' se você usa Debian. O pacote encontra-se no repositório desde setembro[1] --seção contrib, pois depende do proprietário JDK/JRE.

1. http://packages.debian.org/sid/netbeans-ide
Comentário de Douglas Augusto
Maio passado, quando a Sun: Maio passado, quando a Sun liberou o código, o OpenJDK estava 96% completo, e os outros 4% seriam substituídos por alternativas livres em 6 a 12 meses de trabalho.

Acredito que a JVM esteja incluída no projeto OpenJDK, e portanto os requisitos para o Java Runtime Environment, correto? Sendo assim, em até um ano haverá disponibilidade de um ambiente Sun Java totalmente livre para execução (avulsa e via navegador) de aplicativos feitos em Java?
Comentário de Bruno Laturner
Sim. são livres.: O javac (compilador) e o HotSpot (VM) já estão sob a GPL.

Há também outro front para o Java livre, a Red Hat criou o projeto IcedTea, com dois objetivos:
  • Preencher o buraco das bibliotecas que a Sun não pode liberar.

  • Compilar todo código da OpenJDK com o GNU Java Compiler, hoje coisa que é somente possível com compilador da Sun.


  • Em suma, fazer com que o Java e qualquer software feito com a linguagem não dependa de implementação proprietária alguma.

    Enfim, o Java e qualquer coisa que você possa pensar que seja oficialmente agregada a ele, poderá vir incluído numa futura versão do Debian.
    BR-Linux.org
    Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
    Expediente
    Sobre o BR-Linux
    Enviar notícia ou release
    Contato, Termos de uso
    FAQ, Newsletter, RSS
    Banners e selos
    Anunciar no BR-Linux
    BR-Linux apóia
    LinuxSecurity, Tempo Real
    Suporte Livre, Drupal
    Verdade Absoluta
    Pandemonium
    Efetividade, Floripa.net
    sites da comunidade
    Ajuda
    Moderação
    Flames: não responda!
    Publicar seu texto
    Computador para Todos
    Notícias pré-2004
    Tutoriais, HCL pré-2004