“A palestra foi um pouco diferente porque apenas algumas do público sabiam o que era software livre/open source, e as que sabiam não entendiam como isto podia ser sustentável. Então apresentei uma explicação que vinha pensando desde o fatídico dia do Programa do Jô: ao invés de apenas falar as diferenças, explicar como surgiu cada modelo. Acho que contar a história do surgimento do software proprietário, mostrando que ele não foi sempre o modelo predominante e sim que se aproveitou da queda do preço do hardware nos anos 80 (creio), além de mostrar que o modelo aberto funcionava como uma rede de suporte aos poucos especialistas que sabiam programar os computadores, ajudou bastante a que elas conseguissem absorver melhor a idéia. Depois disto, a palestra é a mesma de sempre, excetuando-se que acrescentei referencias a Amaya, Chicas Linux e Mirian Ruiz. Acho que mostrar modelos próximos ajuda a mostrar que a idéia funciona e a quem recorrer depois.”
Infelizmente a aceitação do Software Livre por alguns países acaba gerando um Efeito Borboleta (ver links), que certamente será sentido por outros países (provavelmente os produtores de tecnologias de base).
Mas não tem sido assim durante os séculos ??? A crise da Ásia não afetou a Argentina e alguns outros ?? A possibilidade de gripe aviária vinda da Ásia e Europa não causa instabilidade nas Américas ?
Alguém está pagando a conta no final e no caso do Software Livre podemos afirmar que um de seus patrocinadores é certamente a venda de serviços.
Links sobre o Efeito Borboleta
http://www.defatima.com.br/site/conteudo/novidades/artigofernando.htm
http://www.pha.jhu.edu/~ldb/seminar/butterfly.html
http://to-campos.planetaclix.pt/fractal/lorenz.html
[]'s
Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II, III e Entrevistas
http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/