Esgotou em uma semana. O interesse no lucro às vezes é um motivador poderoso, e quando uma integradora de PCs se une a uma gigante de varejo para vender PCs com Linux, tudo pode acontecer.
No Brasil, a experiência ocorreu ao longo de anos recentes, e os números existentes parecem indicar que a absoluta maioria das cópias de Linux foram rapidamente substituídas por Windows pirata, infelizmente (há exceções: em pesquisa recente, consegui localizar usuários que mantiveram o Linux originalmente instalado, para PCs populares que vieram com Mandriva e Kubuntu instalado. Pretendo entrevistá-los. Com outras distribuições está difícil de encontrar - se você é um deles,
entre em contato!).
Já nos EUA, a experiência mais recente ocorreu com os PCs da Evergreen rodando o gOS, um derivado do Ubuntu adaptado para facilitar o uso de aplicativos on-line.
As máquinas foram colocadas à venda nos hipermercados Wal-Mart na semana passada, e
já estão esgotadas. Há grande quantidade de relatos de usuários satisfeitos do gOS nestes equipamentos. Será que eles vão durar?
Se sim, talvez seja um
input interessante para quem pensa em distribuir computadores populares com Linux no mercado nacional. Qual será a diferença entre um PC popular com gOS à venda no Wal-Mart dos EUA e um PC popular com as diversas distribuições freqüentes nos Computadores para Todos à venda no Wal-Mart do Brasil? Talvez não seja simples encontrar a resposta, mas a análise pode ser interessante!
Saiba mais (linux.slashdot.org).