Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Sucesso de público: Esgota o Computador para Todos norte-americano com gOS

Esgotou em uma semana. O interesse no lucro às vezes é um motivador poderoso, e quando uma integradora de PCs se une a uma gigante de varejo para vender PCs com Linux, tudo pode acontecer.

No Brasil, a experiência ocorreu ao longo de anos recentes, e os números existentes parecem indicar que a absoluta maioria das cópias de Linux foram rapidamente substituídas por Windows pirata, infelizmente (há exceções: em pesquisa recente, consegui localizar usuários que mantiveram o Linux originalmente instalado, para PCs populares que vieram com Mandriva e Kubuntu instalado. Pretendo entrevistá-los. Com outras distribuições está difícil de encontrar - se você é um deles, entre em contato!).

Já nos EUA, a experiência mais recente ocorreu com os PCs da Evergreen rodando o gOS, um derivado do Ubuntu adaptado para facilitar o uso de aplicativos on-line.



As máquinas foram colocadas à venda nos hipermercados Wal-Mart na semana passada, e já estão esgotadas. Há grande quantidade de relatos de usuários satisfeitos do gOS nestes equipamentos. Será que eles vão durar?

Se sim, talvez seja um input interessante para quem pensa em distribuir computadores populares com Linux no mercado nacional. Qual será a diferença entre um PC popular com gOS à venda no Wal-Mart dos EUA e um PC popular com as diversas distribuições freqüentes nos Computadores para Todos à venda no Wal-Mart do Brasil? Talvez não seja simples encontrar a resposta, mas a análise pode ser interessante!

Saiba mais (linux.slashdot.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Válter Júnior
Uso de Linux por usuários Domésticos: Tenho travado inúmeras discussões em favor do uso do linux, e meu aliado é o vídeo comparativo entre beryl e vista. Outro dia um motorista do orgão que eu trabalho informou que comprou um pc com linux e que o mesmo era uma merda, então eu questionei, vc usou? Ele disse que não , então retruquei como pode avaliar aquilo que vc não conhece. Um amigo meu do judô chegou pra mim e disse que seria incapaz de usar um micro que não tivesse o xp, dei um livecd do ubuntu, e o cara mudou de opnião. Sabe qual o problema de nosso povo? É a cultura preguiçosa e a acomodação e medo de inovar, por mais que vc mostre que o linux é mais seguro, mais barato, mais rápido e com suporte na rede, muitos preferem usar o ruindows, que mesmo pagando o suporte é horrível, digo isso pq já precisei do suporte deles e descobri que os acaras do atendimento sabem menos que minha filha de 3 anos. Em minha casa uso linux, no trabalho também e os abestalhados que usam ruindows acreditam mesmo que colho da pascoa póe ovo, papai noel existe e quem tras os bebês são as cegonhas...
Comentário de xultz
Eu acho que a resposta é: Eu acho que a resposta é simples. O gOS foi feito pensando em atender o público e oferecer um SO usável. Já a maioria das distros que vêm nos PCs populares no Brasil, existem somente para atender a legislação, nenhum integrador se preocupa com a qualidade do SO, porque se o usuário substituir por outro, ele não vai ter nenhum lucro e nenhum prejuízo com isso. Isso é tão verdade, que muitos PCs populares sequer vinham com todos os drivers para o hardware instalado.
Comentário de ceti
Um dado a mais: Sobre esse micro com gOS que esgotou, li num blog (não sei qual, mas lembro que foi indicação do TuxMachine.org) que a maioria dos clientes que o compraram é de usuários que já rodam Linux e que o teriam comprado como 2o. ou 3o. desktop.
Quer dizer: ainda não é a tomada do poder, infelizmente...

long live rock!
Comentário de Jose Luis
Isso é verdade: Concordo plenamente com o amigo. As distros instaladas no PC popular aqui são de má qualidade, trava e os usuários não conseguem usar nem a internet, nem vídeo, nem áudio. Como você disse, somente pra atender a legislação, sem nenhuma atenção voltada para o usuário final. Um verdadeiro descalabro que ao invés de ajudar, atrapalha.
Comentário de uvaverde
Acho que determinou o: Acho que determinou o sucesso do "Computador para Todos" norte-americano, mais do que a distribuição escolhida, foi o fato de que as pessoas que compram este tipo de computador não o querem pra jogar ou rodar o MS Office; elas compram pra acessar a internet, fazer trabalhos escolares e coisas do gênero. Os "power users" nem aqui do Brasil, muito menos de lá tiveram uma boa impressão quanto ao gOS, isso porquê eles não são o foco nem do sistema, nem dos computadores de baixo custo em si.

O problema com os computadores de baixo custo com Linux aqui no Brasil tem mais a ver com a "cabeça-dura" dos usuários, que não gostam ou simplesmente não aceitam mudanças.

Sabe, eu leio o BR-Linux a anos e essa foi a primeira vez que comentei, espero não ter dito um monte de baboseiras desconexas.:P
Comentário de e17hg
Enlightenment Pre-Alpha: Olá,

Vale lembrar que essa distribuição é baseada no Ubuntu mas utiliza o Enlightenment DR17 ao invés do Gnome.

Mesmo sendo o E17 uma versão que está em estágio pré-alpha fazem alguns anos. Não tendo suporte para systray (icones na bandeja) por exemplo. E ainda um péssimo suporte para ícones na área de trabalho. Aliás fazem poucos meses que o E17 comecou a suportar (porcamente) icones na área de trabalho.

Outra distribuiçao que está usando o Enlightenment como padrão é a YellowDog (uma distribuiçao feita para Playstation 3).

O E17, mesmo não estando pronto (e eu já tenho duvidas se um dia vai ficar pronto) é extremamente rápida e tem uma harmonia visual que deixa longe Gnome ou KDE.

Só falta ficar pronto para ficar bom. O problema é que nao fica pronto nunca.

Comentário de anonimous71
Enlightenment Pre-Alpha: Olá,

Vale lembrar que essa distribuição é baseada no Ubuntu mas utiliza o Enlightenment DR17 ao invés do Gnome.

Mesmo sendo o E17 uma versão que está em estágio pré-alpha fazem alguns anos. Não tendo suporte para systray (icones na bandeja) por exemplo. E ainda um péssimo suporte para ícones na área de trabalho. Aliás fazem poucos meses que o E17 comecou a suportar (porcamente) icones na área de trabalho.

Outra distribuiçao que está usando o Enlightenment como padrão é a YellowDog (uma distribuiçao feita para Playstation 3).

O E17, mesmo não estando pronto (e eu já tenho duvidas se um dia vai ficar pronto) é extremamente rápida e tem uma harmonia visual que deixa longe Gnome ou KDE.

Só falta ficar pronto para ficar bom. O problema é que nao fica pronto nunca.

Comentário de timm
Será que lá as pessoas: Será que lá as pessoas estão comprando pra colocar Microsoft Windows XP também?

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de brain
teste: teste
Comentário de Victor Schulz
Se gostaram do gOS,: Se gostaram do gOS, criticado como ele foi, imagina uma distro mais bem elaborada então...
Comentário de Marcelo Ulianov
Victor, o gOS foi criticado: Victor, o gOS foi criticado pelos "entendidos", mas pelo visto o "público" gostou muito dele ! Às vezes nos esquecemos para quem o sistema é feito. E certamente não é para os entendidos de plantão...

Comentário de bebeto_maya
Ergonomia para seres humanos.: Exato, as vezes parece que programadores, especialmente aqueles ligados ao S.L.,não desenvolvem e projetam aplicativos com foco no usuário e suas necessidades. Assim temos apenas o estado da arte, onde a programação vira artefato de livre expressão.

O mesmo racíocinio pode ser aplicado ao design de interfaces. O foco é sempre o humano, com suas necessidades estéticas e ergonômicas.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004