“
Como fui o autor da notícia intitulada 'Stallman: pessoa e idéia - há algo de errado em cobrar por autógrafos e fotos?', gostaria de fazer algumas considerações, após apurar vários fatos:
1) Peço desculpas por ter envolvido o meu amigo Lucius Curado, ele não teve nada a haver com este assunto, todas as afirmações anteriores são estritamente pessoais.
2) Fui vítima de uma deturpação dos fatos, agora claramente explicada pelo Alexandre Oliva, Secretário da FSFLA, que estava sempre acompanhando o RMS neste último FISL. Eis um trecho retirado da lista do PSL-Brasil em um diálogo entre mim e o Alexandre Oliva [1]:
Akira: '...a *idéia* é ótima (nota 10), mas a *forma* que está sendo passada é péssima (nota zero)'
Oliva: '...A forma como ele está comunicando (-- Can I take a picture with you? -- 5 reais for the FSF.) ou a que terceiros que ouviram a história de enésima mão, distorcida a cada vez que passava de um para outro? Concordo plenamente que, da forma que foi exposta aqui, parecia ruim mesmo. Mas não é o que acontece no local. Se alguém se surpreende com o pedido dele e pede esclarecimentos, ele explica da forma que eu apresentei (ou pelo menos assim entendi o que ele falou tantas vezes na minha presença :-)...'
Segue mais outro trecho, com pergunta do Paulino Michelazzo e esclarecido por Alexandre Oliva [2]:
Paulino: 'Você está dizendo que os valores foram para a FSF? Está correta esta afirmação?'
Oliva: 'Surpreende-me que haja qualquer dúvida a respeito, pois é assim que a mensagem é apresentada por ele *todas* as vezes. Está corretíssima, a contribuição é para a FSF, não para a pessoa do RMS.'
Baseado nos esclarecimentos, acho justo a cobrança de fotos e autógrafos do Stallman.
Gostaria então de registrar meu protesto para que as idéias de RMS sejam cada vez mais estudadas e melhor interpretadas. Muitos fofoqueiros e pessoas de imprensa oportunistas só querem chamar a atenção do público, pintando o RMS como radical-sem-causa, ignorando os seus argumentos que estão por trás de suas afirmações polêmicas. O movimento de Software Livre precisa de mais estudiosos e não tietes que interrompem o trabalho árduo do RMS a todo momento [3].
Temos que ouvir mais e falar menos, ir a fundo no conteúdo e darmos menos valor na forma. Stallman geralmente consegue ver o não-óbvio que a maioria não consegue perceber e por isso suas idéias causam espanto. Sua forma de interação social é que não está boa; ele é um gênio que sofre de autismo [3] e que precisa de pessoas 'normais' como nós para dar forma a suas idéias.
Corrigindo: Nota 10 para as idéias de Stallman. E a outra nota zero? esqueça...não importa.
Refs.: [1] http://listas.softwarelivre.org/pipermail/psl-brasil/2006-April/010561.html [2] http://listas.softwarelivre.org/pipermail/psl-brasil/2006-April/010562.html [3] http://listas.softwarelivre.org/pipermail/psl-brasil/2006-April/010553.html [4] http://listas.softwarelivre.org/pipermail/psl-brasil/2006-April/010571.html” A nota foi enviada por Marcelo Akira Inuzuka (marcelo·akiraΘgmail·com), que acrescentou este
link da fonte para maiores detalhes.
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")