Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Via Youtube, Stallman fala sobre a venda de computadores equipados com "Windows locked BIOS", na França


“Stallman fala sobre a venda de computadores equipados com Windows(R) locked BIOS, na França. Este BIOS não permite a instalação de outros sistemas operacionais. O vídeo possui áudio en francês e legendas em inglês.”


Enviado por Manoel Lobo (manoel_loboΘyahoo·com·br) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de geekbr
Só faltava isso agora: Só falta estes computadores se tornarem populares agora ..

" Quando a razão está contra o homem, este tende a se virar contra ela"
===================================
Erick Tostes
Geekbr at Freenode #debian-br
Debian sid
Comentário de nivel9
Eu pensei a mesma coisa:: Eu pensei a mesma coisa: "Só faltava essa!"
Comentário de manoel_lobo
Paranóia minha ou não...: Paranóia minha ou não... isso deve ter alguma relação com aquele PC pré-pago.

O cara pagava uns R$ 600,00 e levava o dito cujo pra casa, depois o alimentava com os tais cartões.

Claro que esse hardware viria com alguma tranca.

Só não espero que esses malditos não se proliferem aqui na colônia.

--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse
Comentário de Alguem
Tomara que essa moda não: Tomara que essa moda não pegue por aqui senão vai ser procon na certa já que pode caracterizar, de uma certa forma, de uma compra casada.
Comentário de Fred Banionis
Cadê o Juiz?: Então, como foi dito na outra matéria, eu levanto as mão pro ar e berro pro árbitro: "Antitruste!"

Para! Eu não compraria um computador sem a mínima liberdade de escolha.
Comentário de rafaelkafka
Depois falam mal de Stallman: Depois falam mal de Stallman, ninguém põe o dedo na ferida de forma tão incisiva como ele, ninguém se expõe tanto nessa batalha contra esses arbítrios nefastos!
Comentário de Fabio Ortolan
Kafka não conseguiria melhor: Quem já leu algum livro do Kafka sabe quanto bizarro são seus livros, principalmente "O tribunal" aonde um ser é executado sem saber qual foi o seu erro, mas pelo menos no caso do Kafka, o reu teve direito a defesa.

Tem um texto do Stallman que fala de um viajante do tempo que viaja para um futuro não tão longe aonde a DRM é rei, em tudo tem DRM e não podemos instalar outro sistema nos pcs que não seja o "escolhido", infelizmente este futuro não tão distante está cada vez ficando mais perto. :S

Eu não sou fã de carteira do Stallman, mas em algumas coisas eu tenho que concordar com ele.
Comentário de deysonthome
Será que se poderá: Será que se poderá instalar um Suse Linux nesses PCs ?
Outra...
Existe outra forma da M$ manter windows em computadores...?
Outra...
Quer uma prova maior de que a corrupção é a essencia desta maldita empresa ?
Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de miranda
Pessoal estamos vivendo um: Pessoal estamos vivendo um momento sublime: A microsoft agonizando!!
Não que seja agradavel ver um ser humano agonizando, mas vendo a M$ partindo pro desespero desse modo soa bem aos meu ouvidos...
Não se preocupem, a M$ não sabe ganhar pela qualidade (como se não tem??), então ela usa desses argumentos baixos tipico de quem está apelando pro "tudo ou nada", veremos em breve o fim dessa história.
Uma coisa é certa: A M$ perderá essa novamente.






  • Mirandamaster - O Linux em seu desktop

  • Comentário de Manoel Pinho
    Celulares travados: Não precisa ir muito longe para termos exemplos concretos de práticas nefastas contra o consumidor e que não são reprimidas. Quantos de nós compraram/compram celulares GSM "travados", que só aceitam chips da operadora atrelada a ele ?

    Os fabricantes alegam que os aparelhos são subsidiados e que fazem isso para obrigar a fidelidade do usuário à empresa, como um meio de recuperar o investimento feito. Ou seja, o celular GSM é padronizado como um PC e foi projetado para aceitar chips de qualquer operadora mas motivos econômicos proíbem isso.

    Eu mesmo desbloqueei o meu celular Nokia sozinho porque acho um absurdo isso. Não pedi para subsidiarem aparelho nenhum e sinceramente prefiro pagar o preço real dos equipamentos e não ficar preso a nenhum fornecedor.

    ----------------------------------------------
    Usuário Linux #100343
    Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Bras
    Comentário de ano@nimo.com
    "Só faltava essa!": "Só faltava essa!"

    Foi a primeira coisa em que pensei.

    O que mais me espantou eh que a coisa esta acontecendo na França!!!

    Justamente a França que ha alguns anos fez uma tal "normatizaçao" dos termos em informatica pregando uma especie de proteçao as "raizes francesas". La se fala em "octetos" em vez de bytes, por exemplo

    Agora eles aparecem com esta. Da para entender a cabeça destes europeus?


    Comentário de TREAD
    Quando foi q a Microsoft teve alguma perda? uahsuas: Perderá novamente? Bom, com issu a Microsoft só ganha mais grana logicamente de usuarios que nao entendem de PC, pois quem entende nao compra um lance desses. Quanto a qualidade, Windows tem qualidade, nao é a toa q concorre com outros sistemas gratuitos e ainda assim é lider de mercado. Se um sistema gratis fosse tao superior assim, e o Windows fosse tao lixo, com certeza o win jah estaria morto. E quanto a empresa Microsoft tao até certos, quem é esperto ganha dinheiro em cima dos troxas q compram peças de baixa qualidade, sim, baixa qualidade pois esse tipo de coisa é voltada pro mercado de pobres e desentendidos como o lance dos PCs pré-pagos. Quem entende compra peças de qualidade, pq issu logicamente nao acontecerá com todos os modelos de placa mae e BIOS.
    Comentário de Eu171
    Mas um alienado: não é que o Ruindows tenha qualidade, é que como já disseram aí em cima ela usa de metodos obscuros para conseguir "conquistar" seus objetivos!

    O lance do Ruindows dominar o mercado nao tem nada haver com qualidade ou facilidade de uso do sistema, e sim pelo povão só comprar o produto que tem a propaganda mais bonita!!!

    gente assim tipo vc!!!!!!!!!
    Comentário de miranda
    RE- Quando foi q a MIcr.....: "Perderá novamente? Bom, com issu a Microsoft só ganha mais grana logicamente de usuarios que nao entendem de PC, pois quem entende nao compra um lance desses"



    Perderá sim!!! Nunca a MS esteve tão incomodada pela concorrência digo isso não só pelo Linux, mas Google, Sun, IBM, Mac-intel, Firefox...
    Engraçado, vcs falam que o Linux é ruim pq é dificil de usar e só geek e nerd que o utiliza, falam que ninguém é obrigado a entender de PC para poder utiliza-lo e que o windows é bom pois qualquer um usa , santa controversia!!!... agora tem que entender de PC tb para não cair no golpe da M$. Alias, que apologia ínutil essa sua eim??!!!
    Prefiro entender de PC para poder usar Linux.




    "Quanto a qualidade, Windows tem qualidade, nao é a toa q concorre com outros sistemas gratuitos e ainda assim é lider de mercado. Se um sistema gratis fosse tao superior assim, e o Windows fosse tao lixo, com certeza o win jah estaria morto"




    Bom falar de qualidade no windows é quase q utópico, quem ta acostumado com mal gerenciamento de memória, pessimo gerenciameto de processos (quem nunca abriu o gerenciador para matar o gerenciador aberto anteriormente TRAVADO??), quem ta acostumado com virus, worms, queijo-suiço (IE), o pró-virus (outlook express), realmente não sabe o que é qualidade.
    E vc bem sabe q até pouco tempo atrás o windows não tinha concorrente, ser lider sem ter uma opção de escolha é muito facil, mas agora as pessoas deixaram o estado de debilidade e estão escolhendo, por terem opções MUITO melhores.


    Para o windows morrer??? é só questão de tempo, ou a microsoft muda o seu "modus operandis" ou ela vai vender licença do seu podreOS lá na santa ifigênia por 10 conto. É tendência, está decretado o fim da licença de SO.

    Bom pelo seu texto vc acha certo o jogo sujo da M$, agora uma pergunta que não quer calar: O seu windows, seu antivirus, office, aplicativos graficos são LICENCIADOS???


    Viva a Liberdade, sem jogo sujo.



  • Mirandamaster - O Linux em seu desktop

  • Comentário de xultz
    - Não, não pode instalar: - Não, não pode instalar Suse, nem nada. Se você instalar um SO e a Bios não reconhecer a assinatura do Windows, a BIOS trava o computador e a única opção é instalar o CD de recuperação do Windows e usá-lo...
    - Sim, da mesma maneira que o faz hoje. O que mais atrela Windows a computadores hoje são os malditos device drivers. Essa é uma relação ganha-ganha, a MS fica feliz em ter um sistema fechado, unificado, e padrão, e os fabricantes ficam felizes em fazer um driver fechado, mas que vai rodar no SO a que se destina. Por que um número tão pequeno de fabricantes abrem suas especificações, e um número menor ainda abre o código de seus drivers? Por causa disso.
    - Não é questão de corrupção, é uma estratégia de negócos como outra qualquer. Por que as operadoras dão telefones de graça? Outras dão de graça e dão créditos, e assim por diante. Alguma jogada esperta tem ali e ambos (fabricante do computador e MS) vão ganhar uma bela grana com isso. Cabe ao cidadão escolher entre um produto e outro. A MS não se tornou a potência que é à toa, é por gente muito esperta à frente dos negócios.
    Não pense que a MS é o cão, porque todas as empresas que pretendem ter um mínimo de sucesso, procuram fazer coisas semelhantes.
    Comentário de Ricardo Magalhães
    Nada que um bom processo nas costas, não resolva...: Nada que um bom processo não resolva...
    A Micro$ofre dá micros de graça?
    Não!
    Te ajuda a fazer um upgrade no seu micro?
    Não!
    Distribui CPUs dual-core e GeForce 8800GTX para quem quiser?
    Não!!
    E ainda querem impedir de alguém instalar outro OS melhor no seu micro???
    Nada que uma boa trozoba nela não resolva...rsrs
    Comentário de lucmult
    Isso é um bom trabalho para a Mandravia: Assim como a Netscape processou a MS por vir com o IE, acho que a Mandriva pode processar as 2 empresas a fabricante do PC e a MS.

    Afinal a Mandriva é de lá da França né !? E essa atitude proíbe a concorrência de outros SO com o Windows para esses consumidores.

    Ou também algum(a) francês(a) poderia comprar essa máquina só para processar as 2 empresas também. :)

    Até mais,

    Luciano Pacheco
    http://lucmult.blogspot.com
    Comentário de escovadordebit
    Novo antitruste?: Não seria o caso de um novo processo antitruste, similar ao movido pela União Européia contra a Microsoft.

    http://en.wikipedia.org/wiki/European_Union_Microsoft_antitrust_case

    A mim parece claramente que o locked bios vai contra a competitividade de mercado.

    Linux user #226380
    "Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
    Comentário de escovadordebit
    Não é questão de: "Não é questão de corrupção, é uma estratégia de negócos como outra qualquer."

    O problema é que existe uma linha muito tênue entre as estratégias de negócio e o ilícito.

    Daqui a pouco o borracheiro esta jogando pregos no asfalto porque é a estratégia de negócio dele...

    Para isso existe o antitruste. Para que possa haver competição sadia entre as empresas.

    Deixe as pessoas ecolherem o que vão querer instalado em suas máquinas. Se seu SO é bom e barato e atende o consumidor, deixe ele tomar a decisão. Porque hardware e software devem estar vinculados?

    Conquiste o consumidor de forma justa oferecendo melhores produtos e melhores serviços.

    Esta é a competitividade sadia que queremos.

    Linux user #226380
    "Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
    Comentário de xultz
    Eu concordo com você, e o: Eu concordo com você, e o exemplo do borracheiro acontece o tempo todo, principalmente no Brasil. Já vi por exemplo um guincheiro na estrada logo depois de uma poça de óleo, e do lado dele um policial. Os carros batiam um atrás do outro, e o guarda por um troquinho fazia um BO com um mês de atraso na data, para dar tempo do motorista fazer um seguro.
    No mundo dos negócios, a realidade não é muito diferente, e o capitalismo leva a todo mundo se estapear por uns trocados. E quem quiser ser completamente idôneo, coerente, ético, e que respeita o consumidor, morre na praia. Porque no fim das contas, o consumidor vai mais atrás de preço do que qualquer outra coisa. Um exemplo, basta ir no supermercado: as marcas que mais vendem são as que têm os piores produtos, com mais agrotóxicos, mais conservantes... O refrigerante que mais vende no mundo todo é o que tem mais química, mais calorias, mais tudo, e é provável que você tenha um desses na tua geladeira.
    O que eu quero dizer com isso tudo é que a MS não é o demônio como muitos pregam. É só mais uma empresa que tá querendo garantir lucro aos acionistas, e para isso vale tudo, principalmente viver no limite tênue do ilícito, e ficar brigando com as leis antitruste (porque sob o ponto de vista da empresa, é uma sacanagem ser processado por ter conseguido market share, já que o principal objetivo da empresa é exatamente ganhar market share).
    Comentário de zé ruela
    Por que não Adotam no Programa PC para Todos no BR: Sem hipocrisia e demagogia.

    Tem coisa que só vai na marra. Não vejo problema algum.
    Quem quiser ficar amarrado a uma tecnologia compra e ponto final.
    Quero vê se não minimiza com a pirataria do windows desta forma.

    Agora o mesmo deveria valer para o programa PC Para Todos no Brasil.
    Queria vê neguinho instalar windows pirata.

    Tem certas coisas que só vai na porrada. Até que chega um ponto que aprendem. É a natureza humana. Mais aí já é outra discussão.

    []´s
    Comentário de dtiziani
    Sinto muito, mas ei de: Sinto muito, mas ei de discordar. Vc está fraudando a operadora.
    É lógico que a operadora subsidia o aparelho, com um valor proporcional ao plano que o usuário compra. Eles vendem serviço, esse é o foco deles, e o atrativo é conseguir aparelhos mais barato. Você SEMPRE tem a opção de comprar o aparelho por fora, pagar mais caro por um desbloqueado e depois comprar apenas o chip da operadora, isso seria o justo.

    Agora, se fazer de vítima (nao pedi pra eles subsidiarem) soa meio hipocrita. Roube, mas admita. Não arrume desculpas, pois NESTE caso você tem a opcao de comprar aparelhos desbloqueados (e, portanto, mais caros). E se nao me engano, as operadoras oferecem servico autorizado para desbloquear os aparelhos após um ano de uso.
    Comentário de Daniel Fonseca Alves Offline
    Não é porque todo mundo: Não é porque todo mundo faz algo errado que eu tenha que engolir e deixar passar ...
    Se o borracheiro a Microsoft ou outra pessoa faz algo que me incomoda tenho todo direito de tenta impedir pelo meios que me são dados(meios legais por exemplo).
    Afinal de contas é para isto que existe o estado, e nem venham me falar que o estado está falido e somente as grandes empresas mandam pois o poder delas só existe pela regras impostas pelo estado.
    Comentário de escovadordebit
    Hardware livre ?: ...operadora subsidia o aparelho,...

    E exatemente este ponto que você mensiona que tenho mais medo.

    No mundo dos computadores, por questões de mercado pode acontecer dos micros (principalmente desktops) passarem a ser produzidos apenas com este tipo de bios.

    Por questões de escala de consumo, não me surpreenderia em nada que os PCs passassem a ser produzidos apenas para uso com Rwindows.

    Não sei se os fabricantes de hardware estaríam tão preocupados em que outros SO pudessem ser usados no seu hardware.

    Estaremos vivendo dias de necessidade de hardware livre?

    Linux user #226380
    "Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
    Comentário de Rogerio Rosa
    YouTube bloqueado!: O YouTube está bloqueado para o Brasil, somente por proxi, Cicarelli consegui!!
    Comentário de escovadordebit
    [OFF] Não esta bloqueado.: Não uso proxi e o meu não esta bloqueado não.

    Linux user #226380
    "Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
    Comentário de Satan
    Delicious...: É maravilhoso sim ver essa fábrica de lixo morrer...maravilhoso não, é é delicious...
    E não se preocupem, quando o Bill aparecer por aqui, com extremo prazer vou usar a pele dele para forrar o meu trono...
    Comentário de Morvan
    Eu Desejaria o Couro: ... para outro propósito: fazer um tamborim. Se o som for tão bom quanto a falta de ética da empresa MS, vai dar samba (sem trocadilhos).
    Ah, ah, ah...
    Morvan - Usuário Linux #433640
    Comentário de ano@nimo.com
    "Daqui a pouco o borracheiro: "Daqui a pouco o borracheiro esta jogando pregos no asfalto porque é a estratégia de negócio dele..."

    Esta pratica eh crime. A MS nao faz assim.

    No entanto o borracheiro que quisesse fazer as coisas no estilo MS poderia fazer o seguinte:

    Trocaria as camaras de ar dos pneus por um modelo com valvulas de um modelo exclusivo que so ele tivesse. Voce tentaria calibrar os pneus em postos de gasolina e outros borracheiros mas nao conseguiria, o que faria com que voce tivesse que recorrer sempre ao mesmo borracheiro para calibrar os seus pneus.


    Acho que ate o mais complacente dos juiz nao gostaria de ficar atrelado ao mesmo borracheiro a vida toda. Isto para nao falar que ele nunca poderia viajar para longe do borracheiro.
    Comentário de leonardotsr
    "Quero vê se não minimiza: "Quero vê se não minimiza com a pirataria do windows desta forma.

    Agora o mesmo deveria valer para o programa PC Para Todos no Brasil.
    Queria vê neguinho instalar windows pirata."

    Não vem no PC para todos porque o objetivo do programa NÃO é o usuário aprender Linux ou REDUZIR a pirataria do Windows. É simplesmente facilitar a aquisição de um PC por pessoas de baixa renda. Ele vai com Linux porque é mais BARATO. Depois se o usuário instala o que quiser.


    Comentário de hardware
    Hardware livre sim!: Sera talvez por isso que existe o projeto Linux BIOS (http://linuxbios.org/)? Será que a turma do software livre ja antevia que um dia isso ia acontecer? E quanto ao projeto OpenCores (http://www.opencores.org/)??

    Viva a vontade do homem em ser livre!
    BR-Linux.org
    Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
    Expediente
    Sobre o BR-Linux
    Enviar notícia ou release
    Contato, Termos de uso
    FAQ, Newsletter, RSS
    Banners e selos
    Anunciar no BR-Linux
    BR-Linux apóia
    LinuxSecurity, Tempo Real
    Suporte Livre, Drupal
    Verdade Absoluta
    Pandemonium
    Efetividade, Floripa.net
    sites da comunidade
    Ajuda
    Moderação
    Flames: não responda!
    Publicar seu texto
    Computador para Todos
    Notícias pré-2004
    Tutoriais, HCL pré-2004