Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Stallman fala sobre GNOME, Miguel de Icaza, Mono, OOXML e mais

Artigo do ITWire com diversas respostas de Richard Stallman, criador do GCC e do Emacs, sobre a relação entre o GNOME e o GNU (o GNOME é parte do projeto GNU, mas não segue suas políticas na forma como um pacote GNU normal faz, segundo ele) e entre FSF e GNOME (não são conectados, e os desenvolvedores do GNOME o ouvem apenas um pouco, segundo ele).

Sobre o relacionamento entre GNOME e o OOXML da Microsoft, Stallman não fez críticas, e negou que o projeto tenha se tornado o defensor do formato que a Microsoft vem tentando transformar em padrão internacional. Mas ele informa que o OOXML vem sendo implementado em determinados aplicativos do GNOME, e que não estava ciente de que nem mesmo o Microsoft Office implementa o formato na maneira como foi submetido à ISO, e que vem sendo implementada pelo GNOME. Ele também disse que desejaria que o Abiword e o GNUmeric implementassem o ODF, ao ser questionado sobre a razão pela qual não implementam. Ele está à disposição para encaminhar aos desenvolvedores uma solicitação neste sentido.



Quando questionado sobre a atitude do projeto KDE, que veio a público esclarecer seu posicionamento (que Stallman classificou como uma rejeição) em relação ao MS OOXML, afirmando que seu formato padrão é o ODF, já aprovado pela ISO, e se a FSF reconheceria o fato de forma pública, caracterizando o KDE como um projeto que reúne os requisitos do software livre, Stallman afirmou que isto seria algo bastante drástico.

Sobre o Mono e o Moonlight (implementações alternativas do .Net e Silverlight, da Microsoft), Stallman foi cauteloso. Para ele, desenvolver e usar os 2 softwares é ok, mas é preciso ter precaução ao depender deles, devido à ameaça de patentes da Microsoft.

O artigo termina com uma frase sobre Miguel de Icaza, fundador do GNOME e do Mono: "Eu não gosto do que Miguel diz, nem do que faz".

Saiba mais (itwire.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Cadu
Finalmente...: Finalmente alguém teve a coragem de falar algumas verdades para o Stallman.

Ele acha que alguém considera a sua lista de sistemas recomendados antes de instalar algo. Cego... não percebe que a cada dia a credibilidade dele está indo mais pro saco. Eu uso Gentoo, o sistema de gerenciamento de pacotes sugere softwares não-livres, uso skype às vezes, uso Google sempre que me interessa, e não dou a mínima para as porcarias que o Stallman fala. (Embora as vezes concorde com ele, *especialmente* com relação ao Miguel de Icaza).

E antes que alguns dos pagadores de pau do Stallman que votaram nele como personalidade do ano nos favoritos do br-linux (eu não votei nele, óbvio) modere meu comentário negativamente, façam o favor de comparar os softwares que usam com os da lista do Stallman... e não sejam hipócritas babando pelo Stallman e usando softwares não-livres e distribuições Linux não recomendadas por "recomendar" softwares não-livres.
Comentário de Clésio Luiz
Pra que tanta raiva :-): Stallman é uma das grandes personalidades do mundo Open Source. É um dos grandes nomes a quem devemos o privilégio de usar os sistema que usamos hoje.
Assim como pregamos a liberdade de software, devemos pregar também a liberdade de opinião. O Stallman tem a dele, eu tenho a minha e vivo feliz assim. Não tenho porque arrancar os cabelos porque nossas opiniões conflitam entre si. Linus Torvalds não concorda com a GPLv3, já eu acho legal. Só por causa disso eu vou deixar de ter respeito pelo cara? Longe disso.
Deixa Stallman com a opinião dele. Só porque o cara discorda de muita gente não é motivo pra chamar o cara do que o pessoal tem chamado. Cadê a educação do dos seguidores do Software Livre? O pessoal do Windows vai acabar pensando que somos um bando de trolls.

"O Homem Racional se adapta ao mundo; O
Homem Irracional tenta adaptar o mundo a ele. Assim sendo, todo o progresso depende do Homem Irracional"
Comentário de timm
aee Cadu!: Discordei com você apenas na parte do Icaza. Gosto do trabalho dele e do Gnome. Do resto, o Richard Stallman pra mim é o troll do século!

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de timm
hehe: A GNU e o "movimento OpenSource" são um bando de trolls, e o Stallman é um palhaço. Isso é fato ;-)

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Edards
Novamente ...: Olha a barriga deste Sr.!!! hehehe quanto chopp armazenado !!!

Notaram que ele só aparece em noticias criticando algo ou alguem ?
Qual foi a última contribuição construtiva dele ?

Lamentavel que alguem com um passado tão importante para o SL tenha perdido o foco!

Sds,

Eduardo
Comentário de cppware
Não entendi...: O Stallman tem algo contra o KDE?

=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004