“Não, a notícia abaixo, reproduzida do blog da Sandra Carvalho na Info, não é sobre spams em comentários de blogs. É sobre os spams que tomam a forma de blogs - ou splogs. O que ainda falta inventarem pra colocar mais lixo on-line?
Lembra quando as listas negras dos spammers pareciam a salvação dos e-mails? Pois hoje em dia são os blogs que precisam ser salvos. Os splogs, a fusão dos blogs com os spams, estão enchendo a blogosfera de lixo.
Só o Technorati mapeia hoje 50 milhões de blogs e eles dobram a cada 200 dias. Quantos são legítimos? Travestidos de marqueteiros, os spammers andam criando blogs ou posts para vender qualquer coisa, de chapinha a viagens, passando pelos viagras e ervas milagreiras de sempre. Acima, está um legítimo exemplar verde-amarelo da praga. Você não quer fazer uma escova de chocolate por 250 reais?”
Primeiro, a notícia comete um falso positivo ao citar a imagem da "Escova de Chocolate" como um SPAM/SPLOG (em "Acima, está um legítimo exemplar verde-amarelo da praga. Você não quer fazer uma escova de chocolate por 250 reais?"). Encontrei o referido blog, que não passa de um comentário sobre este produto (dizendo tê-lo adquirido no Mercado Livre, sem colocar no entanto o link), inclusive citando a fonte (Mulheres/Terra) de onde foi originalmente publicado. Não obstante, o tópico está perfeitamente dentro do contexto do blog, "chapinha".
Segundo, o que não entendi, parece-me que a preocupação acerca desse tipo de prática, se houver, é dos provedores do blogs. Pois no âmbito do internauta, este só é levado ao "SPAM" se quiser, isto é, não creio que caracterize SPAM sem que este chegue involuntariamente ao receptor. Se as regras de um determinado provedor de blog comportam postagens de cunho publicitário ou não, isto são outros quinhentos.
--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.