Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Software livre "some do mapa" da TV Digital?

O ministro da Ciência e da Tecnologia, Sérgio Rezende, anunciou que o sistema brasileiro de TV Digital comportaria tecnologias baseadas em software livre. Mas passados alguns meses, muito pouco sobre o tema foi abordado. Buscando saber o que teria acontecido com a intenção inicial do governo, o InfomediaTV buscou contato com o Ministério da Ciência e Tecnologia. Apesar da expectativa por parte da comunidade científica brasileira de um modelo híbrido ou nacional, o presidente Lula anunciou no final de junho a opção pelo padrão japonês de televisão digital.” A nota foi enviada por carlos hengtes (carlos_augustoΘinfomediatv·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Thomas TS
Só a modulação japonesa: Não é o ideal... mas é melhor do que ter toda a TV-digital de um padrão estrangeito.

O que foi definido é que a modulação será japonesa o resto todo, midleware, etc... será .br.

Se dependesse só da Globo Inc. tudo teria sido importado.
Comentário de Thiago Sanches
...: Não sei porque investir em TV-Digital, realmente não sei.
Comentário de xultz
Esquece, não vai ter nada: Esquece, não vai ter nada .br na TV Digital "brasileira". O tempo da inocência e da esperança já se foi.
Se no começo do governo o slogan era "a esperança venceu o medo", o slogan agora é "a decepção venceu a esperança"
Comentário de Krusty
Acho que o middleware: Acho que o middleware continua "free as a bird"....

http://www.softwarelivre.org/news/5238
http://www.crisbrasil.org.br/apc-aa/cris/fulltext_2.shtml?x=690&slice_id=0a9974cf0ca8fd330b7202f3f49fd7a5

Segue trecho:

A linguagem declarativa NCL e o middleware Ginga

Base do middleware declarativo, a linguagem declarativa NCL, desenvolvida na PUC-Rio, traz facilidades ausentes nos middlewares declarativos dos demais sistemas existentes, conferindo ao sistema brasileiro de TV Digital um componente inovador da maior importância, que refletirá, diretamente, na concepção dos conteúdos televisivos.

Historicamente, a linguagem NCL deriva do modelo NCM, também concebido na Universidade, que contribuiu para a especificação do padrão MHEG, base do primeiro middleware declarativo da TV européia, e até hoje um dos mais utilizados.

Com foco no sincronismo de mídia, a linguagem NCL oferece suporte para aplicações não apenas com interatividade, tratada como um caso particular do sincronismo. Além disso, permite a elaboração de programas (aplicações) que podem ser adaptados ao aparelho receptor, ao usuário, bem como ao ambiente em que estão inseridos.

Uma demonstração das possibilidades oferecidas pelo middleware declarativo Ginga pode ser obtida no link: ftp://ftp.telemidia.puc-rio.br/maestro/demos/

Todo o desenvolvimento do middleware declarativo está disponível em código aberto, sob licença GPL, em: opensource.telemidia.puc-rio.br/projects/nclformatter


Abraços
Krusty
Comentário de adilson
E você faz estas declarações baseados em fatos, certo?: Ao menos eu espero que sim pois o que tem aparecido de achismos e profetas do Apocalipse aqui é de se admirar.

Adilson.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Alexsandro Nanon
Compatibilidade: Acredito que foi uma escolha certa adotar um padrão já exitente
do que o Brasil desenvolver mais uma tecnologia de tv,
a exemplo do PAL-M, que foi desenvolvido no Brasil e que é
compatível apenas aqui. Imagina se cada país resolvesse criar
o seu próprio meio de comunicação, sua própria internet...
O lado bom disso tudo é que a tecnologia de imagem utilizada
na tv digital é open source.
Comentário de xultz
Adílson, você acredita que: Adílson, você acredita que o Hélio não ter sequer cogitado a escolha do sistema de TV digital desenvolvido no Brasil para deixar a opção somente entre o sistema europeu e o japonês não é um fato da maior relevância?
Se fossem comparados os sistemas e chegado à conclusão que o sistema desenvolvido no Brasil era inferior por este ou aquele motivo, ok, isso é natural. Mas não foi isso que aconteceu. Sequer foi cogitado, o Hélio inventou uma ou duas desculpas, porque todo mundo sabia que o sistema japonês seria escolhido, porque todo mundo sabe quem se beneficia mais com a escolha, e todo mundo sabe quem realmente manda neste país.
E todo mundo sabe também que o fato do Hélio ter trablado a vida inteira para esta empresa que manda no país não é mera coincidência.

E o presidente? Tem a cara-de-pau de dizer que quem saiu ganhando mais com esse processo foi a democracia brasileira. Pode?
Comentário de Manoel Pinho
Globo e M$, tudo a ver...: E lembrem-se que a M$ e a Globo têm vários acordos "estratégicos"

http://www.microsoft.com/brasil/pr/globocabe.htm

Globo e M$, tudo a ver... :-)

Não duvido nada que ainda veremos a M$ entrando no Brasil com várias iniciativas na área de TV Digital pela Globo. E duvido muito que usem linux ou qualquer outro software livre. Afinal, monopólios se atraem...

------------------------------
Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de Xisberto
Não sabe?: Para aumentar a qualidade das transmissões, para aumentar o ritmo dos negócios, já que novos equipamentos terão que ser comprados pelas empresas e pelas pessoas.
Por um lado os novos equipamentos significam um custo a mais para os que tem menas condições, mas serão um movimento a mais na economia do país, junto com novas maneiras de explorar os horários e os programas da TV.

?u vi ?atas liberan softvaron? Do uzu liberan lingvon!!! Lernu esperanton!
Comentário de Deyson Thomé
O Japão e a Microsoft........:
Pessoal

A nível de tecnologia, realmente aqui no Japão tudo funciona...mas, tem algo preocupante nisso tudo. O Japão é dominado pela M$, de forma descarada.
Há alguns anos atrás. Eu vi na televisão japonesa, que a M$ seria investigada por abusos e a multa seria algo fabuloso...isso foi em Dezembro de 2003. Fecharam a rua, a polícia invadiu o prédio da M$ pegou tudo para auditoria.....
Na época o premiere japones fez uma visita ao seu querido Bush...pois os dois se amam e milagrosamente, a M$ não teve mais problemas. Ficou livre e agora faz o que quer aqui. Faz as maiores falcatruas e se impõe ao usuário. Eu acho que o usuário japones é alienado.
Então. A TV digital por padrão japones irá impor a M$ de modo que todos ficarão chocados. Gosto muito aqui do Japão mas eles com a M$ da vontade de vomitar....Vcs aih no Brasil vão vomitar.....



Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de ufa
Ainda não está definido!!: O memorando assinado com o Japão não sacramenta a decisão do Brasil. É
preciso esclarecer a farsa montada acerca da política industrial e
barrar o início dos testes. A criação criminosa de um fato consumado
tende a esconder a demanda por uma nova lei para regular o rádio e a
TV no país, mantendo o oligopólio da mídia.
leia mais em:
http://listas.softwarelivre.org/pipermail/psl-brasil/2006-July/013829.html
Comentário de Carlos Vitoriano
Acho que ninguém ouviu o: Acho que ninguém ouviu o podcast:
O impacto da TV digital no Brasil (03/07/2006)
O professor da Escola Politécnica da USP, Marcelo Zuffo, debate as transformações da TV digital no mercado brasileiro.

Podcast IDGNow!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004