“
Batizado de E-DUC, o software livre idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Humano da Prefeitura de Apucarana e desenvolvido em parceria com o Instituto Cidade Verde, de Maringá, irá encurtar distâncias. Segundo Sueli Cois, responsável pelo setor de documentação escolar, o objetivo é interligar as 37 escolas municipais à Secretaria. Ter dados on-line diariamente para evitar o deslocamento de pessoal das escolas e a agilizar a questão do papel. Acessando o programa, teremos disponíveis as estatísticas e comunicados das escolas, a documentação dos alunos, o diário de classe da escola, as notas e saberemos se o aluno está freqüentando as aulas pelo número de faltas, cita.
Já implantado em duas escolas-piloto, Caic e Escola Municipal João Antônio Braga Cortes, o E-DUC está em fase final de elaboração da base de dados, transferidos do SERE o sistema off-line utilizado até o momento para o sistema on-line. Concluída essa primeira etapa, o software deverá ser disponibilizado a toda rede municipal a partir do segundo semestre. O princípio de desenvolvimento será constante entre as escolas e a Secretaria de Desenvolvimento Humano. A administração do programa é responsabilidade do setor de documentação e as escolas irão alimentá-lo com os dados, destaca Sueli Cois lembrando que a idealização do projeto partiu do professor Cláudio Aparecido da Silva, secretário Municipal da pasta.
Com autonomia para administrar o software, integrantes do setor de documentação passam por um programa de treinamento de mais de três meses junto ao Instituto Cidade Verde. No último mês, as secretárias das duas escolas-piloto também participaram de um encontro em Maringá a fim de serem orientadas quanto ao funcionamento do E-DUC. Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana” A nota foi enviada por Andre Noel (noelΘinstitutocidadeverde·org·br), que acrescentou este
link da fonte para maiores detalhes.