Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Software livre irá interligar escolas municipais

Batizado de E-DUC, o software livre idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Humano da Prefeitura de Apucarana e desenvolvido em parceria com o Instituto Cidade Verde, de Maringá, irá encurtar distâncias. Segundo Sueli Cois, responsável pelo setor de documentação escolar, o objetivo é interligar as 37 escolas municipais à Secretaria. “Ter dados on-line diariamente para evitar o deslocamento de pessoal das escolas e a agilizar a questão do papel. Acessando o programa, teremos disponíveis as estatísticas e comunicados das escolas, a documentação dos alunos, o diário de classe da escola, as notas e saberemos se o aluno está freqüentando as aulas pelo número de faltas”, cita.

Já implantado em duas escolas-piloto, Caic e Escola Municipal João Antônio Braga Cortes, o E-DUC está em fase final de elaboração da base de dados, transferidos do SERE – o sistema off-line utilizado até o momento – para o sistema on-line. Concluída essa primeira etapa, o software deverá ser disponibilizado a toda rede municipal a partir do segundo semestre. “O princípio de desenvolvimento será constante entre as escolas e a Secretaria de Desenvolvimento Humano. A administração do programa é responsabilidade do setor de documentação e as escolas irão alimentá-lo com os dados”, destaca Sueli Cois – lembrando que a idealização do projeto partiu do professor Cláudio Aparecido da Silva, secretário Municipal da pasta.

Com autonomia para administrar o software, integrantes do setor de documentação passam por um programa de treinamento de mais de três meses junto ao Instituto Cidade Verde. No último mês, as secretárias das duas escolas-piloto também participaram de um encontro em Maringá a fim de serem orientadas quanto ao funcionamento do E-DUC. Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana
” A nota foi enviada por Andre Noel (noelΘinstitutocidadeverde·org·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004