“Um post do Silvio Meira, onde comenta uma texto do Tim O'Reilly, que fala sobre o fim das licenças open source, devido principalmente ao fato de software estar se tornando um serviço, Informaticidade, nas próprias palavras do Silvio. Não deixem de ler o post e seus links.”
Primeiro, temos que reconhecer que software-como-serviço (seja a máquina em sua sala ou numa sala de servidores) tem grandes vantagens para o usuário. Eu não quero comprar um computador inteiro quando preciso de um pouco de processamento de um servidor; eu não quero ser um sysadmin apenas para pegar email; e talvez a maioria de nós goste de coisas como compartilhamento, colaboração e socialização.
O mundo open source deve descobrir um caminho para prover esses benefícios, se quiser continuar relevante.
Nós implementamos sim. Assim como as empresas de software proprietário. E quem suprir melhor o usuário tanto no produto como no "apelo" ganha, independente de ser o "moralmente" certo ou não.
Se não estivermos atentos às necessidades dos usuários, corremos o risco de voltar a ser um nicho relativamente marginalizado. E não adianta explicar que é melhor. O usuário quer ver o troço funcionando.
Pelo menos 80% das pessoas que usam computador não querem saber se o software é livre ou não. Querem algo que funcione.
Não estou dizendo que o software livre é pior ou melhor. Mas que ele não é melhor apenas por que é software livre.
Quantos anos ainda para tudo ser WEB?
E os sistemas WEB livres como Xoops, phpnuke, phpBB...
-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br