“O portal do Software Público Brasileiro, lançado há um mês pela SLTI (Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento), já hospeda quatro produtos (veja o quadro abaixo), que podem ser baixados e utilizados por qualquer usuário, independente de ser do setor público ou privado.
De acordo com Corinto Meffe, gerente de inovação tecnológica da SLTI, o portal foi estruturado para facilitar a instalação de novas ferramentas nos diversos setores do governo; para promover a integração entre os estados; e para oferecer serviços públicos para a sociedade, mas em torno de software.
Para disponibilizar um sistema desenvolvido em software aberto no portal ( www.softwarepublico.gov.br) é preciso que o sistema esteja pronto para ser usado, com toda a documentação, incluindo o manual de instalação. No conceito de software público, o sistema é considerado um produto e não um código, explicou Corinto numa apresentação no Fórum TI & Governo 2007, realizado pela Plano Editorial na semana passada.”