Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Opinião do Leitor: Software livre e os lápis de cor


“Ao ler um artigo sobre pirataria no Webinsider , um comentário de um dos visitantes me deixou perplexo: em suas palavras, a "pirataria não é crime" (sic). Seu argumento se baseia no simples fato de morarmos no Brasil. Como isso pôde ocorrer?


Em todo o artigo Ricardo Bánffy discorre sobre o fato de que a pirataria só traz benefícios para os grandes produtores de software, pois a pirataria acaba servindo como "ferramenta de divulgação" dos seus produtos. Para nós pequenos desenvolvedores e consumidores da terra Tupiniquim, isso é prejudicial: não conseguimos concorrer com as gigantes e ao mesmo tempo somos devorados por produtos pirateados, com custo risíveis para quem deseja manter uma empresa sobre as pesadas cargas tributárias brasileiras. Como podemos inverter esse quadro?

Quando pensamos em software -seja ele livre ou proprietário- a primeira coisa que vem em mente é o custo de sua utilização. Se é um software proprietário (como o Windows) temos o peso de sua licenças; se é um software livre (como o Linux) temos o custo de aprendizagem. Que fique bem claro que neste ponto nenhum software é melhor do que o outro, mas o software livre permite algo fantástico que nunca um software proprietário conseguirá fazer: a inclusão social.

Não estou falando de trabalho de caridade ou atividades filantrópicas. Estou me referindo sobre a forma como cada pessoa pode fazer parte de uma grande rede que movimenta a economia da sociedade. Se uma jovem compra um computador com um sistema operacional livre, com todos os aplicativos possíveis e imagináveis, totalmente legal e sem precisar despender muito dinheiro para isso, ela terá em suas mãos a chave para abrir as portas para a sua vida profissional.

Comecemos pelo básico: ela aprende a navegar na internet, se comunicar com os programas de mensagens disponíveis, aprende a usar os programas de escritórios livres - enfim, ela monta o seu currículo e vai conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Ela pode cruzar com dois tipos de empresas: aquelas que optam por usar soluções proprietárias e aquelas que decidem usar software livre. As empresas que escolhem a primeira solução, gastarão boa parte do seu dinheiro em licenças. Com a adoção do software livre, o investimento será em treinamento e no custo de maquinário. É aqui que surge o fator humano na adoção do software livre.


Lápis de cor Caran d'Ache



A empresa que optou usar soluções livres contrata essa jovem. Ela começa como recepcionista e aos poucos ela vai se ambientando mais e mais ao mundo livre. Como o computador pessoal dela possui todos os aplicativos necessários, ela começa a fuçar no GIMP, no Inkscape, em um Scribus - quando ela percebe, ela vá está montando seu blog com Wordpress e personalizando seu visual através do Quanta Plus. A empresa percebe essas suas novas aptidões e a coloca para estagiar com o pessoal de web. Com esta troca ambos saem ganhando: a empresa por investir o capital em pessoas e não em bytes e a pessoa por ter uma oportunidade de subir de carreira, ganhando mais e deixando a vaga anterior para alguém que está começando.

Com esse cenário sendo replicado, teríamos muitos mais profissionais usando, trabalhando e vivendo de software livre, simplesmente porque as empresas deixariam de investir capital em software proprietário e converteram esse dinheiro para um bem muito maior: na formação das pessoas.

Será que deixaríamos de escrever só porque nossos lápis mão são Caran d'Ache? Não é melhor para toda a sociedade que todos saibam ler e escrever ao invés de comprarem (legalmente ou não) marcas famosas?”


Enviado por Fábio Sousa (fasoΘmundesign·org) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Douglas Augusto
Quando pensamos em software:
Quando pensamos em software -seja ele livre ou proprietário- a primeira coisa que vem em mente é o custo de sua utilização. Se é um software proprietário (como o Windows) temos o peso de sua licenças; se é um software livre (como o Linux) temos o custo de aprendizagem.


O autor assume que 1) software proprietário não requer conhecimento ou já foi em algum momento aprendido (além de assumir que é necessariamente comercial, pago); e que 2) Software Livre é invariavelmente um software novo/desconhecido ou mais difícil.
Comentário de lai_manichi
Software Livre, Software Proprietário e usuários comuns: Oi Douglas!,

O autor (eu) parti do ponto de vista de um usuário comum (aquele pessoal que sempre esquecemos e que apenas USA o computador). Claro que todo software requer conhecimento, mas as soluções proprietárias (leia "Microsoft") já estão no mercado há muito tempo e o usuário comum simplesmente "sabe" usar esse tipo de software.

Antes de eu começar a usar o Ubuntu, eu não conseguia fazer o meu som funcionar no computador. Eu não queria (e nem sabia como) passar horas e horas tentando compilar o driver da minha placa de som. Nem por isso deixei de usar SL no meu (ex) Windows: GIMP, Inkscape, Fileforge e etc.. Só fui descobrir o que era Linux quando coloquei o Ubuntu e as coisas simplesmente funcionavam. Para mim, até aquele momento, o linux era uma coisa desconhecida e mais difícil.

Para quem nasceu, foi criado e vive em um "mundo microsoftano" (eu era um deles), o linux é um software novo, desconhecido e tem cara de difícil. Uma pessoa comum não está preocupada em liberdade, código fonte e etc., ela simplesmente quer sentar e usar o seu computador; e até esse momento, o Windows era sua única referência de sistema.

É esse o ponto principal do texto: quem sabe precisa passar esse conhecimento para os leigos afinal, o SL não passou os últimos anos fazendo marketing predatório sobre o seu sistema.

s/+,

.faso

--
brincando e educando - mundesign.org
Comentário de Manoel Pinho
Se Windows e todas as demais: Se Windows e todas as demais tecnologias M$-only estivessem "no sangue" não haveria tantos cursinhos de informática Windows+Word+Excel (chamados de Introdução à informática) por aí.

Mesmo que esses 3 programas estejam no sangue para a maioria dos adolescentes e jovens de classe média, cujos pais compraram computadores muito cedo para eles, com certeza a administração de Windows Server, Active Directory, Exchange, MS SQL Server, ASP.Net, C# e outras tecnologias M$-only não estão e cursos e certificações para tudo isso são tão caras ou muito mais caras do que fazer cursos/comprar livros/tirar certificações das tecnologias livres equivalentes. Ou seja, para uma empresa que hoje investe na formação de seus empregados de TI, investir na formação em SL é uma questão de inteligência e estratégia.

Logicamente a maioria das empresas no Brasil simplesmente prefere contratar profissionais "prontos"e pagar-lhes salários miseráveis. A pirataria treinou de graça milhares de "técnicos" de windows. MS Office, Excel, Photoshop, etc. O dia em que tivermos no mercado tantos ou mais profissionais que saibam usar SL o problema estará resolvido pelo menos nas empresas.

A pirataria doméstica é bem mais difícil por causa dos fatores jogos e programas bobos que são vendidos por aí. Mas eles usarão SL no dia em que os anúncios de emprego começarem a cobrar. É só uma questão de tempo.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de hamacker
A pirataria doméstica é: A pirataria doméstica é bem mais difícil por causa dos fatores jogos e programas bobos que são vendidos por aí. Mas eles usarão SL no dia em que os anúncios de emprego começarem a cobrar. É só uma questão de tempo.

Concordo e ainda mais, a pirataria doméstica é fomentada porque ninguém pretende pagar por um software que embora importante para seu trabalho não é tão relevante no seio familiar, daí uma pirataria grande de windows, photoshop, corel, ...

Comentário de bode
Minhas observações: Vejo todo dia no forum da Adrenaline exatamente o que o MPinho falou.
Vários e vários garotos literalmente idolatrando a MS por produzir o "melhor SO para jogos". e uma leva se interessando pelo pinguim!
Comentários pejorativos em relação ao Linux também não faltam... só tem uma coisa... há pouco tempo não havia no referido site, uma seção LINUX no forum... agora tem!
O que quero dizer é que mais e mais pessoas, sejam nas empresas ou sejam nas residências, estão tomando conhecimento do Linux e suas vantagens e se interessando por ele. Alguns, mesmo não se adaptando por questão da convivencia/conveniencia com Windows, acabam por tentar novamente com outras distribuições e acabam gostando.
Na semana passada fiz um teste com um amigo. Ele comprou um computador que veio com o XP Starter edition e me pediu para instalar o XP completo piratex pluss.
Falei com ele que faria melhor, instalaria o Mandriva 2007 numa partição e o XP piratão na outra para ele conhecer os dois sistemas e usar o que achar melhor. Detalhe que este amigo é totalmente crú em informática.
Pois bem, instalei o Mandriva e o ensinei tudo o que havia de mais importante para ele saber e utilizar o sistema fazendo referências ao conhecimento superficial do XP que ele tinha (planilha, editor de texto, navegador, mensagem instantânea, instalar programas pelo MCC, adicionar mídias com o easyurpmi e noções sobre usuários e permissões). O processo completo levou uma tarde mas valeu a pena.
Esta semana eu devo voltar na casa deste amigo para excluir a partição do XP pois ele disse que preferiu o Linux.

Motivos, segundo ele:

- O Desktop era mais eficiente e mais bonito (XGL).
- Mais completo.
- A esposa, que é mais leiga do que ele, amou jogar frozen bubble.
- Não tem que se preocupar com virus.
- Configurar as coisas pelo MCC é muito fácil.
- Todos os textos e planilhas que ele fez no Linux, conseguiu abrir na faculdade pelo "Windows".
- Saber que não está utilizando software pirata.

Bom, taí a prova que Windows não está no sangue...

Comentário de hamacker
XGL numa placa de video: XGL numa placa de video onboard ?
não tá estranho, não ?
Comentário de blackcloud
Só se a placa onboard for Intel: Só se a placa onboard for Intel, porque as da Intel têm drivers livres para Linux. Mas não sei se seria o caso...
Comentário de lai_manichi
Windows não está no sangue - é um paradigma a ser quebrado: Quando me referi que o Windows está no sangue, é porque ele faz parte da vida (?) de muitas pessoas que nem sequer sabem o que é um SO. Recentemente, minha sobrinha ganhou um desses computadores do PC para todos e, por conselho meu, ela solicitou o Linux como SO (e a vendedora ficou tentando empurrar o Windows e vendeu uma Lexmark multifuncional que ainda está me dando muita dor de cabeça p/ fazer funcionar).

Voltando, toda contente ele liga o computador e vê a telinha de uma distro que eu nunca vi na minha vida. Percebo que ela está tristinha porque o computador "não funcioana direito" (ex.: coloca o cd no driver e ele não abre automaticamente... você precisa montar o cd no shell) - se eu não estivesse lá, com certeza um Windows Xing-ling ia entrar no HD ao invés do Ubuntu que ela e a família usam e adoram.

O que eu quis dizer com tudo isso? Se você só conheceu alguma coisa na vida, ela é a sua única referência de "mundo". Se não houver alguém que mostre como o mundo é maior (nós), tudo o que não for parecido com o Windows e Cia., será algo estranho - diferente e que exigirá muito esforço para mudar (o ser humano não gosta de quebrar paradigmas).

A nossa maior e mais necessária função para a promoção de SL em todos os lugares (por motivos econômicos e sociais que todos conhecem) é essa divulgação e suporte do mesmo.

s/+,

.faso
--
brincando e educando - mundesign.org
Comentário de nemesis
"só porque nossos lápis: "só porque nossos lápis mão são Caran d'Ache?"

nunca ouvi falar. pra mim serve qualquer um, mas os Faber-Castell acabam me conquistando por causa da música do Toquinho... ah! o poder do marketing!... :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Paulo Pontes
e agora?: agora que vc migou para o linux, vc está produzindo MAIS ou MENOS do que antes?
Comentário de Lauro César
Intel...: Tenho o Fedora 6 instalado em uma particao de me desktop
Dell, com vídeo onboard, nao sei se é intel, só sei que o XGL funciona que é uma beleza.

PS: Nesse micro nao tem Win, na outra particao, que uso como padrao tenho o Ubuntu 6.10, mas ainda nao testei o xgl nele.
PS2: Desculpem a falta de til e cedilha, é que estou usando o win no meu note e o teclado tá desconfigurado.
=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE
Comentário de Oksigeno
Caran d'Ache?: Windows está mais para aqueles conjuntos de carimbos que as crianças usam, com bonequinhos engraçadinhos, não precisa saber desenhar. Não dá é pra fazer mais nada, só essas figurinhas.
Comentário de CWagner
Ou então fazer como muitos: Ou então fazer como muitos que "aprendem" a usar Winwordexcel, usar esses programas para tudo, de digitar textos a fazer desenhos técnicos.

Acreditem! Já vi alguém fazer uma planta baixa (!?!?!?!?!?) com as ferramentas de desenho (!?!?!?) do MS Word.

O fato é que existem usuários e usuários, há aqueles que aprendem e continuam o aprendizado mas também há outros (e eu acredito que são maioria) que aprendem alguma coisa e não querem saber de mais nada.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Espaço reservado para propaganda (Entre em contato ;)
Comentário de ano@nimo.com
A pirataria treinou de: A pirataria treinou de graça milhares de "técnicos" de windows. MS Office, Excel, Photoshop, etc.

Voce acertou em cheioooooo!!!!!

Simplesmente eh que sem pirataria e copia nao autorizada ninguem saberia usar Autocad, PhotoShop ou CorelDrawn no Brasil, por exemplo !

Em todo o artigo Ricardo Bánffy discorre sobre o fato de que a pirataria só traz benefícios para os grandes produtores de software, pois a pirataria acaba servindo como "ferramenta de divulgação" dos seus produtos. Para nós pequenos desenvolvedores e consumidores da terra Tupiniquim, isso é prejudicial: não conseguimos concorrer com as gigantes e ao mesmo tempo somos devorados por produtos pirateados, com custo risíveis para quem deseja manter uma empresa sobre as pesadas cargas tributárias brasileiras. Como podemos inverter esse quadro?

Pirataria eh crime! Sem duvida!

Mas da mesma maneira que beneficiou as grandes, tambem beneficiaria os pequenos. Ja pensou que propaganda gratis se o nome de sua aplicaçao FreeSofware (free como em speech) que custa barato aparecesse na lista dos softwares mais pirateados no Brasil?

Qualquer mudança - que demande mudanças culturais - eh muito dificil no Brasil. Mas nao desista!
Comentário de ano@nimo.com
A pirataria treinou de: A pirataria treinou de graça milhares de "técnicos" de windows. MS Office, Excel, Photoshop, etc.

Voce acertou em cheioooooo!!!!!

Simplesmente eh que sem pirataria e copia nao autorizada ninguem saberia usar Autocad, PhotoShop ou CorelDrawn no Brasil, por exemplo !

Em todo o artigo Ricardo Bánffy discorre sobre o fato de que a pirataria só traz benefícios para os grandes produtores de software, pois a pirataria acaba servindo como "ferramenta de divulgação" dos seus produtos. Para nós pequenos desenvolvedores e consumidores da terra Tupiniquim, isso é prejudicial: não conseguimos concorrer com as gigantes e ao mesmo tempo somos devorados por produtos pirateados, com custo risíveis para quem deseja manter uma empresa sobre as pesadas cargas tributárias brasileiras. Como podemos inverter esse quadro?

Pirataria eh crime! Sem duvida!

Mas da mesma maneira que beneficiou as grandes, tambem beneficiaria os pequenos. Ja pensou que propaganda garatis se o nome de sua aplicaçao FreeSofware (free como em speech) que custa barato aparecesse na lista dos softwares mais pirateados no Brasil?
Comentário de Hélvio Mota
Putz!: Eu já vi gente fazer relatório em Excel, mas planta baixa usando o Word, ganhou disparado.
Céus...


Hélvio Mota
Linux User #141855
"Linux is just like an indian tent: no Gates, no Windows and an Apache inside..."
Comentário de nemesis
mais ou menos não importa:: mais ou menos não importa: importa se a mudança foi para melhor.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
meu colega de trabalho: meu colega de trabalho estava desenhando a planta da reforma do banheiro dele no paintbrush! Eu instalei o inkscape pra ele sofrer menos e ele gostou. Não é o ideal para a tarefa, mas desenho vetorial já dá uma melhorada na hora de editar o modelo...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de hamacker
Um colega meu é eletronico: Um colega meu é eletronico e faz o desenho de placas (CI's) no mspaint.
Até ensinei a usar o DIA, mas ele achou muito complicado e voltou ao mspaint.
Comentário de Manoel Pinho
Paint: M$ Paint para desenhar placas de CI ??!? Onde ele se formou ?

O programa mais utilizado pelos eletrônicos amadores no Brasil ainda é o Orcad para MS-DOS pirata...

Mostre para ele o Kicad

http://www.lis.inpg.fr/realise_au_lis/kicad/

e o geda

http://www.geda.seul.org/


------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de hamacker
O cara tem uns (acho) 60: O cara tem uns (acho) 60 anos.
Será que ainda dá tempo ? :)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004