Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Slackware 11 no horizonte

“No changelog do slackware-current, Patrick Volkerding registrou que 'Embora ainda haja bastante coisas na fila de pendências aqui, estou tomando minhas medidas cautelosamente porque o -current está bastante estável, e eu acho que ele deveria ser lançado como o 11.0 logo para que possamos voltar a quebrar coisas no -current.'” Veja o texto completo em Slashdot | Slackware 11 is Coming.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Thiago M M
Seria o ideal isso: Seria o ideal isso acontecer.

Estou usando o current atual e está bastante estável.

Só acredito que deveria ser visto o lado de dispositivos, algo como o UDEV/HALD/DBUS.

Vai ser legal.
Comentário de MnB Linuxer
2.6: Será que finalmente suportará o kernel 2.6 como padrão ?
[]'s
Comentário de Adorador do Capeta
1010011010: E no mesmo dia que a distribuição Cristã foi anunciada, o Profeta do Apocalipse diz que o Slackware 11 está saindo do forno aquecido pelas chamas do Inferno!!

"Woe to you, Oh Earth and Sea, for the Devil sends the beast with wrath, because he knows the time is short... Let him who hath understanding reckon the number of the beast for it is a human number, its number is 1010011010"
Comentário de Ednei Pacheco
Acho que sim. Espero...: Acho que sim. Espero... &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Marcelo M. Fleury
Hm, e compensa ?: Pow, a tempos espero uma nova release do slack... tomara que não demore muito! E com relação ao sistema de pacotes, vai continuar sendo .tgz ? Tava na hora já de passar pra rpm, o patrick disse uma vez que mudaria... pq nao mudou ate hj ? Ele desistiu ? Com relação ao kernel 2.6 eu ainda to com pé atras com ele no que se diz respeito a produção, ta rolando mto bug/implementação nele ainda :/ se vcs repararem vão ver que teve um mes que foi lançado umas 6 versões novas... ai eh foda viu, não da pra ficar recompilando kernel a cada bug que sai em todas as maquinas... 2.4 pra mim ainda eh melhor se tratando de servidor em produção... mais pra usuario até que rola o 2.6 msm pq ja vem com suporte a mais tecnologias sem precisar de tantas gambiarras pra fazer algo funcionar. Flw abs.
Comentário de Marcelo M. Fleury
LOL...: Brother tu ta doidao em... Com todo respeito, alias respeito o k**** vc nem homem, eh pra se identificar... para ne, que viajão nussa, kra o apocalipse ja rola faz tempo e o patrick num eh profeta de apocalipse nao doidão e se for, so lamento pra ele... no minimo vc eh um dos "hackers thelmicos" HEUIAHEIUAHEIU eu do trela so de lembrar daquelas libers... pra quem ta afim de rir um pouco: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=%22Frater+Albertus+Rabelais%22&btnG=Pesquisar&meta=

Eu respeito quem merece respeito... flws :P daew qnd vc ta curtindo iron maiden vc falar 1010011010 ao invez de 666 ? HEIUAHEIUAHEIUA nerd oO dou trela... pow, sinceramente não gosto de fazer esses comentarios... fico lembrando da epoca de mulekagem no irc... mais serio não me conti, desculpe aos que perderam tempo lendo isso, 100+ abraços e t+

* A liberdade vai alem do ir e vir, do falar e ouvir mais também inclue outros fatores como ensinar e aprender! O conhecimento deve ser livre!
Comentário de MnB Linuxer
RPM pra que ?? TGZ é: RPM pra que ?? TGZ é perfeito pro slack. Não tenho nada contra o rpm, mas tornar o rpm padrão no slack é sem duvida nenhuma acabar com a distro. Ninguem quer MAIS UMA DISTRO derivada da redhat; derivada, pois os desenvolvedores de softwares com certeza empurrarão RPMs criados for redhatlinux que não funcionarão com perfeição no slack.
Te recomendo usar fedora core, ou mandriva. já que gosta tanto de rpm... Tente instalar um rpm do suse no mandriva, ou no fedora... verá o quanto é compativel.(ironia)
Como eu disse acima, não tenho nada contra o gerenciamento de pacotes RPM, só acho uma insensatez torna-lo padrão em uma distro como Slackware.
Seja livre, use linux !
[]'s
Comentário de Fabiano Rech
Amigo desculpa a franqueza,: Amigo desculpa a franqueza, mas o seu modo de escrever deixa qualquer um tonto, até a mim que escrevo muita coisa errada fico assustado com as suas abreviações e erros de ortografia.
Não leve a mal ;)

[s]

Linux User: 239363
http://www.linuxbsd.com.br

Comentário de Marcelo M. Fleury
Insensato... acho que não.: Rpm para se ter um padrão ou melhor para entrar no padrão! Vide: http://freestandards.org/docs/lsbbook/package.html não vejo porque usar rpm no slack seria acabar com a distro... uma vez que o que mais me atrai no slackware é a sua arvore de diretorios, documentação e facilidade na hora de resolver algum problema incomum E não sei porque esse aparente "grilo" seu com a redhat... Uma distro que com certeza tem os seus meritos, acho que ninguem como ela conseguiu difundir o software livre(fedora!=redhat) sem falar as diversas contribuições em projetos e documentações! Hehe, sinceramente eu não tenho a minima vontade de usar fedora ou mandriva... meu primeiro contato foi com o conectiva marumbi, depois conectiva 6 e finalmente slackware 7.3 e ja são 5 anos acompanhando a distro e aprendendo cada vez mais, com relação a compatibilidade, é bom lembrar que temos rpm para as diversas distros... se vc baixar um rpm do madriva 0.0 compilado para arch i686 e instalar em um k7 com mandriva 0.0 acho realmente muito dificil ter problemas com compatibilidade. È isso espero ter enfatizado minhas ideias, abs, sucesso!

* "Ninguem é tão grande que não possa aprender, nem mesmo tão pequeno que não possa ensinar" By Pindoro antigo poeta grego.
Comentário de MnB Linuxer
Seu padrão, não o meu.: "Rpm para se ter um padrão ou melhor para entrar no padrão!"
Besteira. RPM é o padrão ? Diga isso à um usuário Debian.
AEE usuários do UBUNTU !! parem de usar o gerenciamento .deb porque o RPM é que é o padrão !! ouviram o amiguinho experiente ! entrem no padrão !
Nada como responder um piada, com mais uma piada. :-D
ps: não gosto do seu padrão e continuarei te contrariando e usando pacotes .deb no debian e tgz no slack. ^^
[]'s
Comentário de Adorador do Capeta
Algumas considerações...: 1- Você precisa aprender diferenciar piadas de assuntos sérios. Caso você não ainda não saiba, pessoas brincam;
2- Antes ser um mané anônimo do que um idiota assumido, senhor Marcelo Machado Fleury;
3- Gostei do Slackware Candango. Onde é possível obter o "Massau Linux"? Você fez a distribuição do zero, ou apenas customizou wallpapers? Onde estão as isos e os fontes dos pacotes? Você poderia nos explicar o processo de criação e manutenção que utiliza em sua distribuição? :)
4- Muito boa foto. Pelo jeito você também é um adorador do cramuião:
http://www.massau.com.br/mmf/images/vibe.JPG

Para finalizar um conselho meu jovem: Você deveria aprender a escrever direito. Assim pessoas entenderiam melhor o que você está tentando dizer. ;)

Abraços

Paul Kersey
Comentário de brain
Milésima instância de uma discussão desnecessária: Me parece que tanto o Slackware quanto o Ubuntu e o Debian atendem ao especificado no padrão LSB quanto ao formato de empacotamento. O LSB não exige que a distribuição adote o RPM para seus pacotes, mas apenas que tenha ferramentas para permitir a instalação de pacotes RPM. Isto está naquele link que foi dado ali em cima, inclusive...
Comentário de Marcelo M. Fleury
Que isso.: É, depois eu que escrevi fui ler aqui e realmente não escrevi de forma legível para alguns, mais normal... to aqui no msn e varias pessoas conversam assim e você acaba escrevendo tb... heuiaheiua sem falar que ta tocando d2 aqui! E não sei pq o motivo de tanto espanto da sua parte... visto que vivemos em um pais aonde a taxa de analfabetismo é exorbitante! Eu não levo a mal não... gosto que me corrijam! Afinal, "quem avisa amigo é" Mais da próxima vez seria mais sensato, elegante e gentil da sua parte enviar um email sobre o assunto e por favor não deixe de corrigir os inúmeros erros de ortografia, afinal eu quero aprender a escrever corretamente... assim como você :), falo nada.
Comentário de Adorador do Capeta
Nada a declarar...: "to aqui no msn e varias pessoas conversam assim e você acaba escrevendo tb..."

"heuiaheiua sem falar que ta
tocando d2 aqui!"


Acho que depois destas "pérolas" não preciso dizer mais nada...
Comentário de Marcelo M. Fleury
...: Ta ok, desculpe se você esta apenas "brincando" é que eu não costumo brincar com coisa seria. Continuo assumindo quem sou do que ter vergonha da minha pessoa, diferente de você, covardia não faz parte do meu cotidiano. E com relação ao "slackware candango" se você não sabe candango são os imigrantes de Brasília, ou seja pessoas que vieram de outros estados para viver em Brasilia, eu não sou de Brasília, Sou de Goiânia-GO e vivo aqui, logo não entendi a sua analogia... o Massau não está disponível ao publico(por enquanto) se você ler o conteudo do site e não apenas visualizar os screenshots você tera a resposta para as suas outras perguntas. Não adoro satan, sou um servo de Cristo. Sinais involuntários não dizem nada. Me mostre em algum lugar da Bíblia que aquele sinal se trata de devoção a satan. E finalmente com relação a minha escrita, foda-se.
Comentário de Marcelo M. Fleury
melhor mesmo.: Peço desculpas a quem está lendo esses flames! Não deveria comentar sobre o seu comentário! Afinal, de nada produtivo foi isso.
Comentário de Marcelo M. Fleury
...: Não é o meu padrão e sim o que a LSB propõem! Estou longe de ser um usuário experiente, não sei porque essa citação. Não disse que .deb ou .tgz está fora das especificações da LSB só acho que deveria ter um gerênciador de pacotes único, e se isso ocorrer creio ser o rpm... msm porque a LSB cita como exemplo de padrão o rpm! Não sou o unico que pensa assim; http://www.slacklife.com.br/article.php?sid=1192 se o próprio Patrick pensou em alterar para rpm...
Comentário de hellanio
Kernel 2.6 como padrão?: Cara de acordo com:
ftp://ftp.slackware.com/pub/slackware/slackware-current/ChangeLog.txt

Tem uma parte a qual todos podem ver que a vs 2.6 ainda esta em fase de testes.

=/

Hellânio Costa
Comentário de Thiago Alves dos Santos
Bom, to no aguardado, mas 2: Bom, to no aguardado, mas 2 coisas:

1 - se adotar rpm no slack eu paro de usar ele, porque rpm é uma merda
2 - kernel 2.6 pra que? se não vier com ele é só baixar no kernel.org e compilar

Até parece que vcs não usam slackware, chorando por causa de kernel... e esse doido querendo rpm no slack, fumou o que?
Comentário de Marcelo M. Fleury
Pensei melhor, tgz cai bem msm.: Minha pergunta sobre o rpm no slack foi pq lembrei que o patrick tinha comentato sobre o assunto... em um dos meus comentarios vc tem o link pra entrevista onde ele declara a possível adossão ao rpm! Felizmente eu não fumo nada. O que eu acho realmente é que pelo slackware ter ganhado a fama de uma distro unix-like ela vem se popularizando bastante entre kids e afins. Tem gente que usa slack so pra falar que usa, como se isso fosse alguma grande vantagem! Serio, é triste ter que ler comentários denegrindo a imagem de terceiros... nem parece que estou lidando com homens, mais com mulekes, mta criancisse no lance. E so pra deixar claro eu não gosto de rpm! Prefiro tgz, mais nenhum dos dois se compara ao portage ou ao próprio ports dos *bsd! Agora se for para fazer a coisa decente, então instale o slack com o mínimo de pacotes(tem um artigo na net sobre como usar as tagfiles se não me engano é do piterpunk, pra quem não conhece, vale a pena) baixe o kernel + patches que atenda as suas necessidades, configure, compile e use... baixe os fontes dos pacotes que vc deseja usar, altere as slackbuilds com as flags para a sua cpu e seja feliz.
Abraços e sucesso a todos ai! t+
Comentário de danielfl
Sou a favor de uma: Sou a favor de uma padronização de todas as distros! qq distro q não siga um padrão deveria ser desconsiderada.
Porem... o slack por exemplo não eh SysV e o SysV faz parte do padrão LSB (me corrijam se estiver errado) mas a velocidade no boot do slack é notável e esse padrão sysv nao é muito interessante ao meu ver.

Mas ja q é um padrão ele deveria suportar (ou não?).

---

Between angels and devils: o slack tem um dark side sim! lembro de tempos que se você entrasse com o login satan (bypass) vc seria um usuario da maquina... =)

http://www.cirt.net/cgi-bin/passwd.pl?method=showven&ven=Linux

de qualquer forma a simplicidade é o que predomina. o que é um pouco chato é "ir em busca das dependencias perdidas" mas vale a pena adotar soluções da comunidade caso isso te atrapalhe:
emerde (suja um pouco a distro mas funciona), swaret, slackpkg (do piterpunk "ascii ou morte!" ), slapt-get...

[]'s
Comentário de Tamoin
Ugh: Se o Slack Virar "padrão", e começar, por "default", a usar RPM e init.d, eu migro para o fedora!


eu gosto do slack, pelas suas caracteristicas...e nao pelo nome apenas...mundando elas, pra que continuar usando?

Mário Felipe
Usuario GNU/Linux N° 396531
JID: lalo_rinaldi@amessage.info
Comentário de Jose Cardoso da Silva
Duvidas: Ola!

Sou usuario do Slackware desde a versao 10.1, e estou acompanhando a discussao sobre a proxima versao. Depois de tantos comentarios fiquei com algumas duvidas. Qual a diferenca entre o Init SysV e o BSD? Para que serve o tal initrd? Por que o pessoal diz que o rpm eh ruim?

Muito obrigado,

Jose cardoso da Silva
Comentário de Ednei Pacheco
Também gosto muito,: Também gosto muito, especialmente para aprendizado. Mas concordo que, para o uso "comercial" (em geral), algumas "padronizações" deveriam ser levados em consideração. E sinceramente, não acho certo nivelar pelo nível mais baixo.

Então pergunto: porquê não o BSD ao invés do SysV?

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de CWagner
Pelo que entendo há dois: Pelo que entendo há dois tipos de padrões: o de direito e o de fato.

O "de direito" é aquele que foi pensado, estudado, testado, documentado, divulgado e regulamentado por alguma instituição, geralmente uma fundação ou coisa parecida. O "de fato" é aquele que é largamente utilizado, não necessariamente passando por todas as etapas do padrão de direito, mas aceito como idéia comum a muitos usuários/clientes.

Há muito tempo existe essa discussão sobre padronizar o Linux, cujo esforço mais falado é o LSB. Muitas distros adotam esse padrão, mesmo porque empresas e governos exigem que os produtos utilizados em suas instalações respeitem certas regras e padrões de qualidade.

De certa forma é bom pensar que eu uso em casa o mesmo que entidades tão exigentes aprovem, mas considerando a natureza do SL e do Linux, não há mal algum em não se adotar essa ou aquela regra, mesmo porque algumas dessas exigências podem fazer com que eu não consiga o resultado desejado.

Não creio que o Slack vá adotar o RPM, por diversas razões, apesar de aparentemente ser mais fácil de administrar, o tar.gz tem suas vantagens, e além do mais, sempre haverá quem distribua seus programas para compilação, seja por indisponibilidade, ffalta de interesse ou eimplesmente por não aceitarem os padrões instituídos, sejam eles queis forem.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Marcelo A.
2.6 não !: e o meu modem 52k v90 ?
como eh q fica !?!?!?!?!
vo te q contrata um engenhero de software pra cria um drive pra ele !
Pow, infelizmente AINDA ! não temos um suporte tão grande no kernel 2.6, mas se o Pat fala q vai vira 2.6
eu vo vira engenhero se software sim !
Comentário de Marcelo A.
2.6 não !: e o meu modem 52k v90 ?
como eh q fica !?!?!?!?!
vo te q contrata um engenhero de hardware pra cria um drive pra ele !
Pow, infelizmente AINDA ! não temos um suporte tão grande no kernel 2.6, mas se o Pat fala q vai vira 2.6
eu vo vira engenhero de hardware sim !
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004